Outsystems

T3wrs

Membro
Tenho curiosidade de saber qual a opinião da malta em relação a plataforma low code outsystems, gostam? não gostam? Porquê? Ao responderem a estas questões digam tambem se já trabalharam ou trabalham com a mesma.
 
Está na moda, tens muitos clientes com outsystems.

A formação é fácil e completa, mas na maioria dos clientes raramente usas código para além do que já está feito (acesos a BD por exemplo) o resto é mesmo só "bolinhas".

Não trabalhei mas tive umas entrevistas.
 
Existe alguma procura de trabalho (pelo menos após ter anexado a formação no linkedin não paro de receber mensagens).
Eu trabalho em outsystems (1 ano) e tenciono continuar, não foi complicado tirar uma certificação (Associate Web Developer) bastou um ou 2 meses para me sentir preparado para tal (já tinha alguns conhecimentos a nível de webdev), a linguagem em si se já existe algum conhecimento a nível de algoritmia é simples (claro que convém saber html/css javascript e muito sql. )

Como rjSampaio mencionou, 95% é só bolinhas, usas mais o rato que o teclado mas não significa que existe limitações, convém usar o que já está implementado na plantaforma mas se quiser outra linguagem por exemplo java ou c# é possível por via extensões.

Na página Outsystems tem lá vários cursos/videos gratis e completos o suficiente para criar boas aplicações que serão pedidas no mundo do trabalho
 
Eu só trabalhei com Outsystems um pouco a nível académico e porque nos foi apresentado em termos de recrutamento, e honestamente, para mim, pessoalmente , não dava. não me sentiria minimamente realizada com o flow de desenvolvimento. Mas, tenho colegas que ficaram entusiasmados e inclusíve seguiram essa via. A formação é relativamente rápida assim como a evolução dentro do que se pretende. Mas, como disse, para mim lowcode ou nocode não dava, só se não houvesse mesmo alternativas.
 
Trabalho com Outsystems há cerca de 1 ano e meio, fácil de aprender, fácil de usar, mas como já disseram em cima não é só "arrastar bolinhas" porque isso depende muito de projecto para projecto. É exigido bom conhecimento a nível de algoritmia mas nada que não se aprende/desenvolva. Apesar de a plataforma gerar SQL por ti, convémq ue tenhas bons conhecimentos a nível de SQL.
 
Trabalho há 1 ano com a tecnologia e acho que foi uma excelente escolha, estou bastante satisfeito e o que não falta é trabalho, isto em Lisboa e Porto
 
Trabalho há 1 ano com a tecnologia e acho que foi uma excelente escolha, estou bastante satisfeito e o que não falta é trabalho, isto em Lisboa e Porto
Só por curiosidade, tiveste que fazer uma formação à parte e foi paga pela tua entidade patronal?
 
Ressuscitando um pouco o tópico, para quem quer começar nesta área com poucos ou nenhuns conhecimentos, que formação aconselham a tirar? Isto na zona do Porto/Vila do Conde de preferência.
Procurei e surgiu a ITUP, mas a localização torna impossível.
 
Eu só trabalhei com Outsystems um pouco a nível académico e porque nos foi apresentado em termos de recrutamento, e honestamente, para mim, pessoalmente , não dava. não me sentiria minimamente realizada com o flow de desenvolvimento. Mas, tenho colegas que ficaram entusiasmados e inclusíve seguiram essa via. A formação é relativamente rápida assim como a evolução dentro do que se pretende. Mas, como disse, para mim lowcode ou nocode não dava, só se não houvesse mesmo alternativas.

Outro aspecto importante de Outsystems é que o licenciamento é caro.
Isto para dizer que não existem projectos pequenos.
Não quer dizer que por serem projetos grandes sejam melhores que pequenos.
Mas são projectos de empresas grandes, com budget e recursos, onde se aprende mais do que apenas bater código.

Numa fase inicial é bom aprender a programar e ganhar estofo mais técnico, mas são as soft skills que são mais desafiantes e permitem progressões de carreira.

Claro que existem programadores com 60 anos que não querem outras funções e são bem pagos.
Tal como projetos grandes com linguagens tradicionais.
Mas no inicio o mais importante é a qualidade dos projetos e Outsystems no mercado Português deve ser das tecnologias com mais qualidade/oferta.
 
Última edição:
Ressuscitando um pouco o tópico, para quem quer começar nesta área com poucos ou nenhuns conhecimentos, que formação aconselham a tirar? Isto na zona do Porto/Vila do Conde de preferência.
Procurei e surgiu a ITUP, mas a localização torna impossível.
Primeiro registas te no site da Outsystems e fazes os cursos gratuitos.
Depois de terminares poderás deecidir se queres continuar a aprender ou não.
Mas esse é o primeiro passo.
 
Será algo que ainda vale a pena investir?

Comecei a aprender a trabalhar com Outsystems (reconversão profissional) em Novembro de 2020. Em Abril de 2021 iniciei estágio de 3 meses numa empresa e no fim do estágio recebi uma proposta de trabalho da mesma (que aceitei).

Quando iniciei esta jornada não tinha qualquer canudo na área da programação, a minha escolaridade resumia-se ao ensino secundário (entretanto iniciei a minha licenciatura em Eng. Informática), tinha 34 anos. Atualmente, adoro o que faço e tenho um ordenado que para mim é bastante satisfatório.
Esta lenga lenga toda é só para dizer que Outsystems mudou (para já) a minha vida, e estou super motivado, sedento de conhecimento e quero continuar a progredir.

Respondendo à tua pergunta:
O mercado nacional/internacional está com grande falta de programadores, tenho essa consciência porque as empresas disputam a malta (chegando a ser ridiculas). Outsystems não é excepção, tal como alguém disse mais acima, basta colocares no teu perfil do linkedin que tens alguma certificação da ferramenta que as propostas começam logo a chover, e nem querem saber se já estás a trabalhar ou não, serás aliciado!

Vale a pena? Isso é uma resposta que só tu podes responder, estás sem rumo/desempregado/desmotivado/queres mudar...acho que pode valer a pena. Se estás bem colocado profissionalmente, esquece Outsystems e mantém-te. Para ajudar nessa decisão dá uma olhada nos learning paths do site (são gratuitos), brinca um pouco com a ferramenta (tens uma versão pessoal free) e vê se te agrada.

Qualquer coisa, apita!
 
Sem ser o bootcamp da ITUp,alguém conhece uma formação em outsystems para me dar a oportunidade de começar logo a trabalhar na área ?
Não estou a ver agora uma formação que tenha integrado um estágio no final para que possas logo ser colocado no mercado talvez assim de repente, a UPskill, mas é um programa que abre em alturas específicas e não sei se a 3ª edição terá essa formação. Ainda só estão na fase das pré-candidaturas. No entanto, o próprio site da Outsystems tem uma excelente documentação para aprenderes a trabalhar com a plataforma, onde depois de te sentires preparado podes - te submeter a fazer as certificações e com isso e claro com algum portfólio que fores criando pode ajudar na procura de emprego nesta área.
 
Comecei a aprender a trabalhar com Outsystems (reconversão profissional) em Novembro de 2020. Em Abril de 2021 iniciei estágio de 3 meses numa empresa e no fim do estágio recebi uma proposta de trabalho da mesma (que aceitei).

Quando iniciei esta jornada não tinha qualquer canudo na área da programação, a minha escolaridade resumia-se ao ensino secundário (entretanto iniciei a minha licenciatura em Eng. Informática), tinha 34 anos. Atualmente, adoro o que faço e tenho um ordenado que para mim é bastante satisfatório.
Esta lenga lenga toda é só para dizer que Outsystems mudou (para já) a minha vida, e estou super motivado, sedento de conhecimento e quero continuar a progredir.

Respondendo à tua pergunta:
O mercado nacional/internacional está com grande falta de programadores, tenho essa consciência porque as empresas disputam a malta (chegando a ser ridiculas). Outsystems não é excepção, tal como alguém disse mais acima, basta colocares no teu perfil do linkedin que tens alguma certificação da ferramenta que as propostas começam logo a chover, e nem querem saber se já estás a trabalhar ou não, serás aliciado!

Vale a pena? Isso é uma resposta que só tu podes responder, estás sem rumo/desempregado/desmotivado/queres mudar...acho que pode valer a pena. Se estás bem colocado profissionalmente, esquece Outsystems e mantém-te. Para ajudar nessa decisão dá uma olhada nos learning paths do site (são gratuitos), brinca um pouco com a ferramenta (tens uma versão pessoal free) e vê se te agrada.

Qualquer coisa, apita!
desenterrando um bocadinho o tópico.
achas que é suficiente para conseguir o primeiro nível da certificação?
em novembro de 2022 fiz um jump start da outsystems e gostei bastante.
entretanto comecei os guide paths mas não sei até que pouco é o suficiente para conseguir a certificação.
 
Back
Topo