OV para AsusP4Pe + P4 2.40B

dmendes

Power Member
Olá a todos,

Já tenho a minha máquina nova, de lado ficou a minha querida ABIT BH6 com o celerom 300A.

Não tive tempo de colocar mãos à obra e fazer OV decente, mas como aqui temos vários experts no assunto e, melhor ainda, quem tenha esta board e o mesmo processador, venho pedir conselhos e ajuda para colocar este conjunto a bombar ao máximo com estabilidade. ATENÇÃO, para já vou continuar com a ventoinha de origem.

O material que tenho está na assinatura.
A memória é a OCZ 2700 512Mb, versão 3.0.

A única coisa que fiz até ao momento foi aumentar o FSB para 150, como multiplicador está fixo nos 18x isto fica pelos 2700 estáveis (temperatura lida pelo AsusPROVE é 49º). MAs gostava de ir mais além!

Por favor, gostava da vossa opinião, que valores colocar para FSB, tensões para processador e memória e valores para memória. Já agora alguém descobriu como activar o HyperThreadin??? :003:

Muito obrigado, e os meus agradecimentos antecipados.
 
Viva. antes do mais, faz-me um favor, verifica na Bios qual é a voltagem default, se é 1.50v ou 1.525v...

agora relativamente ao overclock, mete as memorias a 2-2-2-5 e em Idle Timer - Infinitive e Burstlength mete a 8... e claro, mete as memórias em turbo, mas esquece o system, deixa-o estar em auto, não o metas em turbo nem optimal, isso só te leva o sistema a crashar e apresenta resultados muito irregulares...

tenta puxar também o FSB das memorias ao maximo, ou seja, em default (133) usa as memorias a 355... aumenta o Vmem até 2.9v para teres margem de manobra, e não te rales com o calor delas, é pouco para o que elas deveriam suportar! :)

Quanto ao cpu, independentemente se ele for um B0 ou C1 (vcore 1.5v ou 1.525v) aumenta o vcore até tipo 1.65v ou 1.70v e puxa até aonde vires o sistema instavel... vai correndo o prime95 durante para ai meia hora... se crashar, desces a velocidade 1 ou 2 MHz no fsb.
 
Bom se a CPU for idêntica à minha és capaz de ir até aos 160FSB
na boa!!
Eu vou até aos 162 a partir dai nada!!

Para mim a melhor maneira de ver se o sistema está estável é
mesmo JOGAR

Já cheguei a correr o prime e parecendo estável, afinal, não
estava.

Por exemplo tenho o sistema tal e qual a minha Sign, se mudar
a voltagem para 1.70V e correr o prime parece estável, mas vou
jogar UT2003 ao fim de 10/15 min pimba crasha para o desktop.

Isso da voltagem da CPU pela minha curta experiência tem
de ser muito bem testado (o que ás vezes é chato!!).
Já que o que pareçe estável pode não estar.

Bons testes ;) ;)
 
feedback, OC Asus P4PE

Olá Raptor,

Peço desculpa de nada ter dito no fim de semana, mas tive de fazer umas directas com trabalho, e se o Pc estivesse em OC ele teria certamente corrido bem mais rápido.

Agora o feedback:
- OC às Memórias, tudo correu mal. É verdade que tive receio de ir até aos 2.9v, fiquei pelos 2.65v, mas quer a 2-2-2-5, quer a 2-3-3-3-5, a máquina não arrancava ou fazia reboot em loop.

Processador, não consigo passar dos 152Mhzx18(18 valor bloqueado), mas creio que enquanto não encontrar a fórmula para as memórias é natural que assim aconteça.

Durante o dia estou no trabalho e só à noite posso pazer as experiências.

Bem aguardo um tempinho para mais testes, sobretudo à memória, entretanto mais dicas serão sempre bem vindas.

O meu muito obrigado ao Raptor, ao JCMendes e a quem me escreveu em por PM.



Originally posted by Raptor
Viva. antes do mais, faz-me um favor, verifica na Bios qual é a voltagem default, se é 1.50v ou 1.525v...

agora relativamente ao overclock, mete as memorias a 2-2-2-5 e em Idle Timer - Infinitive e Burstlength mete a 8... e claro, mete as memórias em turbo, mas esquece o system, deixa-o estar em auto, não o metas em turbo nem optimal, isso só te leva o sistema a crashar e apresenta resultados muito irregulares...

tenta puxar também o FSB das memorias ao maximo, ou seja, em default (133) usa as memorias a 355... aumenta o Vmem até 2.9v para teres margem de manobra, e não te rales com o calor delas, é pouco para o que elas deveriam suportar! :)

Quanto ao cpu, independentemente se ele for um B0 ou C1 (vcore 1.5v ou 1.525v) aumenta o vcore até tipo 1.65v ou 1.70v e puxa até aonde vires o sistema instavel... vai correndo o prime95 durante para ai meia hora... se crashar, desces a velocidade 1 ou 2 MHz no fsb.
 
já vi que te calharam umas memorias à "cigano"!

Faz assim, ignora os timings, e mete tudo em SPD menos Idle Timer em Infinitive e o Burstlength a 8...

agora mete o Vmem a 2.9v, não tenhas medo, e vai aumentando o FSB tanto do cpu como das memorias, tipo 133 (cpu) 355(mem)... não tenhas medo de experimentar!

não te rales com as voltagens das memorias, até pq se acontecesse algo de mal, era perfeito pq trocarias talvez por umas melhores! :)

PS: as minhas crucial ja com n sei quantos anos PC2100 levaram com 3.5v de vmem e ainda bulem na perfeição até 428MHz... :)
 
crucial pode "mamar" bem os 3.5v por pouco tempo mas ram crucial e OCz com chips samsung não são a mesma coisa

mas deve da na boa paraa ir ate 2.9 com as ocz
 
Era só para dizer que o meu DIMM de Crucial foi à vida.

Foram umas 7000 horas de trabalho quase continuo a +166MHz 2.9v. Não me posso queixar o valente DIMM, mas parece que ele disse BASTA :)




Por isso recomenda-se que alguns gajos (Raptor!) tenham mais cuidado com aquilo que dão a entender porque usar algo durante 2 minutos é diferente de usar algo durante 10000 horas.
 
o petrus acho que tmb matou umas crucial com o seti mas nem de longe fez tantas horas como as tuas crucial


Seti é FDD

garantia vitalicia rula ;)
 
Strak, tens toda a razão, é obvio que eu n uso as memorias a 3.5v constantemente... mas na 8KHA+ e na 8K3A+ usava sempre a 3.2v... Quanto teve no intel nunca baixei dos 2.9v... nesta Epox agora ta sempre só a 2.9v...

Bem, uma coisa é certa, parece que as novas revisões das PC2100 são muita boas... segundo consta, overclockam ainda mais que as nossas velhotas!!!
 
Boas Raptor e restantes que responderam,

Logo à noite irei fazer estas experiências, já que o trabalho excessivo terminou ontem pelas 2h00am.

Quanto à memória, espero que não sejam de cigano, pelo menos o preço não foi :( Mas vou avançar para os 2.9 vque recomendas e restantes dados, irei começar com o FSB a 150 e ver se funciona, depois é que vou aumentar o FSB até onde der.

Mas já percebi que vou ficar condicionado pela LAN e placa de som, on-board, que até são excelentes mas que em OC poderão degradar o sistema e até invalidar a estabilidade.

Uma coisa é certa, quero estabilidade ...
Depois meto aqui resultados e dificuldades.

Um abraço,

Dmendes


Originally posted by Raptor
já vi que te calharam umas memorias à "cigano"!

Faz assim, ignora os timings, e mete tudo em SPD menos Idle Timer em Infinitive e o Burstlength a 8...

agora mete o Vmem a 2.9v, não tenhas medo, e vai aumentando o FSB tanto do cpu como das memorias, tipo 133 (cpu) 355(mem)... não tenhas medo de experimentar!

não te rales com as voltagens das memorias, até pq se acontecesse algo de mal, era perfeito pq trocarias talvez por umas melhores! :)

PS: as minhas crucial ja com n sei quantos anos PC2100 levaram com 3.5v de vmem e ainda bulem na perfeição até 428MHz... :)
 
Estive a fazer contas a afinal, SÓ de SETI, e SÓ do que eu tenho em log (início de Abril) foram +/- 4250 horas. Como este DIMM fez SETI desde Setembro do ano passado, e assumindo um ritmo parecido de WUs, foram umas 8500 horas só para SETI.

Somando 3DMarks, UT, UT2K3, outros jogos, e mais todas aquelas pequenas coisas que também comem CPU e devem ter sido mesmo umas 10.000 horas de trabalho. Pobre DIMM :D



(cough, era mais fácil se tivesse feito 15 meses x 30 dias x 24 horas já que o bicho está quase sempre ligado :) )
 
tb tinha um 2.4b e dava 164 de fsb tava estavel e freskinho n passava dos 29º em full load.... agora tenho um 2.53b e tb n passa dos 165 de fsb a tb é a mm coisa 29º full load devo supor q seja o limite dos bichos.... vou tentar meter o gajo mais frio kom gelo na agua lol (campingaz) a ver se dai passa.... que axam de n passar dos 165 tanto um komo outro??



nenhum deles é o C1
 
tipo, morkas, é só olhares para a assinatura dele...

isso dos 165MHz de limite, não vejo qual é o mal:

2.4B - 2970
2.5B - 3135

tás-te a queixar? :) bem bom... mas tenta reduzir os timings das memorias, aumenta o fsb delas e tenta ver se dá mais os processadores... no 845 os timings não são tão importantes como para AMD, não te rales... :)
 
JCmendes

a 165fsb meto 1.700 vcore
166 1.725

sim tenho WC e tá a 25º


Raptor tenho de ver isso mas já ouvi dizer q n passa mm dos 165 166..... tvz mais frio ele funcemine... tenho de botar os campingaz a rular :) :) :) :) :P
 
Back
Topo