Overclock 4770K (ASUS Maximus VI Hero)

Strider49

Power Member
Boas,

Comecei ontem pela primeira vez a brincar com os parâmetros na UEFI para fazer OC ao meu 4770K. Antes tinha estado a ler este guia, que me parece ser de alguém que sabe o que está a dizer e escrever, e tem sido a base para o setup que tenho actualmente na UEFI.
Assim por alto, o tipo aconselha a mexer no VCore e na voltagem da cache em Manual Mode, mas, ao mesmo tempo, a aproveitar os C states para reduzir a corrente e voltagens em baixos loads. Além disso, a frequência e timings das memórias são mantidos nos valores definidos pelo perfil XMP (numa primeira fase pelo menos). Depois, mediante o cooler da pessoa e o seu clock target, ele dá-nos um ponto de partida para algumas das voltagens em que importa mexer, e, por fim, o OC é submetido a vários testes conservadores no OCCT, em particular um - Linpack com AVX, 64bits e 90% de memória durante uma hora - que é muitíssimo exigente em termos de temperaturas.

Ora, o meu cooler é um EK Predator 360 em push/pull com 6 Vardars F4-120ER, que está a arrefecer o 4770K e uma 980 Ti, a caixa é uma Enthoo Primo com as 5 fans de origem (PH-F140SPs), e a minha meta inicial tem sido atingir os 4.2GHz estáveis. Para esse efeito, comecei com os seguintes parâmetros, de acordo com o guia que referi acima:

CPU CORE RATIO: PER CORE
1-CORE RATIO LIMIT: 42
2-CORE RATIO LIMIT: 42
3-CORE RATIO LIMIT: 42
4-CORE RATIO LIMIT: 42
MIN CPU CACHE: 39
MAX CPU CACHE: 39

CPU CORE VOLTAGE: MANUAL MODE
CORE VOLTAGE OVERRIDE: 1.16
CPU CACHE VOLTAGE: MANUAL MODE
CPU CACHE VOLTAGE OVERRIDE: 1.25
CPU SYSTEM AGENT OFFSET MODE SIGN: +
CPU SYSTEM AGENT VOLTAGE OFFSET: .200
CPU ANALOG I/O VOLTAGE OFFSET SIGN: +
CPU ANALOG I/O VOLTAGE OFFSET: .050
CPU DIGITAL I/O VOLTAGE OFFSET SIGN: +
CPU DIGITAL I/O VOLTAGE OFFSET: .100

SVID SUPPORT: AUTO
INITIAL CPU INPUT VOLTAGE: 1.82
EVENTUAL CPU INPUT VOLTAGE: 1.85

No primeiro boot para o Windows deu logo BSOD e aumentei o VCore de 0.01V para 1.17V. Segunda tentativa, o mesmo resultado, e passei para os 1.18V. À terceira tentativa já parecia estável em ambiente Windows, no entanto o pc crashou ao iniciar um Linpack com AVX de 1h no OCCT. À quarta tentativa fez 3/4 min de teste e deu BSOD, e à quinta, e já com 1.21V no Core, fez 16/17 min e parou o teste com um erro, sem crashar.
Neste último teste de 16min e a 1.21V, a temperatura mais alta atingida num dos cores (lida no HWMonitor) foi já de 87ºC (o máximo admissível, segundo o autor do guia, é 92ºC), com as fans e pump a oscilar entre os 80 e os 100%. Parece que me calhou em mãos um belo limão. Se calhar nem dos 4.2 vou conseguir passar :sad1:. Enfim, as minhas perguntas são:

- Será que devo continuar a aumentar o VCore, quando já estou a atingir estas perigosas temperaturas no Linpack c/ AVX, tão próximas dos 92ºC? Ou será melhor baixar a voltagem e ficar-me pelos 4.1? Se ele crasha ao fim de 3min com 1.20V e dá erro ao fim de 16 com 1.21V, de quanto é que precisará para terminar o teste de 1h? 50V?! :facepalm:

- Por último, não me sinto nada confortável a puxar pelo sistema desta maneira neste Linpack c/ AVX e a manter temperaturas nos cores de 80-90ºC durante 1h, também por isso é que decidi parar e abrir aqui um tópico de ajuda. Será sensato correr este teste durante esse período de tempo? (O autor do guia diz que é imprescindível para verificar temperaturas e estabilidade num worst case scenario, ainda que muitos se abstenham de o fazer, com o argumento de que nunca irão levar com código AVX em cima no software que utilizam no dia-a-dia.) Vocês concordam com este método?

Cumps
 
Back
Topo