Overclock a AMD Phenom X4 9950 BE 2,6 ghz

Natch0

Membro
Boas

Estou com um problema no overclock ao cpu, pois ele acima dos 2.8 ghz da sempre erro ao iniciar o windows.

A voltagem máxima permitida pela board é 1,3 v, o que de facto já é algo limitador, mas já vi bastantes overclocks a AMD Phenom 9850 de 2,5 ghz a atingir os 2950 mhz estáveis na board que estou a utilizar, que é a M3N78 PRO.

Nem com a recente adição para a refrigeração para o cpu (Asus Lion Square) consigo estabiliza-lo acima dos 2,8 ghz.

A questão que coloco é se estarei a cometer algum erro com os multiplicadores ou com a voltagem, visto que processadores mais fracos estão a atingir melhores performances na mesma board.

Cumprimentos a todos
 
O cpu é novo? Se não já levou oc ao limite. O cpu sem oc está estável? Se sim então é problema de tensão na mb quando fazes oc. Sei muitas mb tem dificuldades em fazer oc novo X4 940 BE para além dos 3.6ghz. Atenção falta de tensão na mb podes danificar ou instabilidade no cpu.
 
err que bios tens na asus ?

e que com o 9950 BE e a asus m3n78 pro , a unica coisa que fiz foi subir o multiplicador para 14.5x



Na bios

AI tunning = manual

nas memorias meti o timing manual , e pq tou com as gskill na voltagem da memoria tou com 2.080V
 
Última edição:
Boas.

O cpu sem overclock está estável, testei-o do occt sem qualquer problema.

Parece que o problema estava mesmo na versão da Bios, que não permitia voltagens no cpu acima dos 1,3 v.

Fiz o update da versao para a mais recente (0,701) e de imediato me apareceram voltagens até 1,5 volts.

Desta forma ja consegui estabilizar o cpu nos 3 ghz com voltagens a rondar os 1,38 v.



Próximo passo, overclock ás memorias.

Obrigado a todos pela atenção e ajuda. Cumprimentos
 
depois diz o que fizeste , e se anda estavel :)

ja que eu no meu so mudei o multiplicador , tenho que comprar um cooler novo ja que nao curto andar a fazer exp com o stock

e tenho que ver qual e o prob com as memorias pq nao consigo meter os timings da gskill a 1066mhz que sao supostos serem 5-5-5-15 ( EPP#1 )e ta como 5-7-7-30
 
Ok, para já fica alguns dias à experiência nos 3 ghz a correr alguns testes, e depois se tudo correr bem talvez arrisque aumentar mais alguns mhz.

A temperatura em full load até agora ainda não chegou á marca dos 50 graus, o que não é mau de todo.

Quanto a placa gráfica e memórias, durante os próximos dias também já espero ter alguns resultados positivos.

Cumprimentos.
 
boas isso é muito estranho,a tua board é melhor q a minha e eu tenho o 9950 be a bombar 3.2,com temperaturas a rondar os 60 graus.:D
 
Última edição pelo moderador:
Boas.

O cpu sem overclock está estável, testei-o do occt sem qualquer problema.

Parece que o problema estava mesmo na versão da Bios, que não permitia voltagens no cpu acima dos 1,3 v.

Fiz o update da versao para a mais recente (0,701) e de imediato me apareceram voltagens até 1,5 volts.

Desta forma ja consegui estabilizar o cpu nos 3 ghz com voltagens a rondar os 1,38 v.



Próximo passo, overclock ás memorias.

Obrigado a todos pela atenção e ajuda. Cumprimentos

que exagero....tou em 15x com voltagem de 1.30v estaveis....isso nao baixa mais nas voltagens e fica estavel?
temsp :

idle:28º
full: 45º

ve melhor isso da voltagem...acho que nao precisa assim tanto :confused:
 
Back
Topo