Overclock a AMD Semprom 2600+ socket A

jclacerda

Power Member
Boas mais uma vez

Ja fiz um thread sobre como melhorar a minha placa gráfica e agora passo ao processador.
Como diz no título tenho um Amd Semprom 2600+ socket A e gostava de melhorar um pouco.Ela neste momento está a fazer 1853 mhz.
Gostava que alguém me desse umas dicas de como acelarar um pouco o desempenho.
A minha motherboard é uma Abit An7 nforce2 que trouxe um cd com software nomeadamente com uma secção para overclock.
Mas devido a alguma inexperiência não mexi com medo de estragar.
Gostava de postar algumas fotos do CPUZ e deste mesmo software para saberem do que estou a falar mas não consigo por fotos nos threads.Alguém também me podia dar uma mãozinha neste assunto de possível.

Aguardo as vossas sugestões/dicas/ajudas
Cumprimentos
 
jclacerda usas o imageshack e akilo dá-t eu um link k metes aki... Eu sei qual é o software, não uses isso, só para as voltagens se kiseres... De resto usa o Clockgen se quiseres, mas é preferivel a bios... Diz só que cooling e memórias tens...
 
Não é alterações DA bios, é NA bios, ou seja, mudas as settings lá tal como ias fazer no Windows... Mas eu axo k era mais fácil começares pelo Windows usando o Clockgen para o FSB e o software da Abit para voltagens... Na bios mete as memórias a 5/5 ou 6/6 (O n numero n interessa, interessa é k sejam os dois iguais...) e tenta ir subindo o FSB aos poucos...
 
God_Lx disse:
Não é alterações DA bios, é NA bios, ou seja, mudas as settings lá tal como ias fazer no Windows... Mas eu axo k era mais fácil começares pelo Windows usando o Clockgen para o FSB e o software da Abit para voltagens... Na bios mete as memórias a 5/5 ou 6/6 (O n numero n interessa, interessa é k sejam os dois iguais...) e tenta ir subindo o FSB aos poucos...


Ora bem ca está
Ja tenho o Clockgen e puz algumas fotos para que possam ver algumas especificações
Ainda não fiz nenhuma alteraçao...
 
Vais á bios e vais aumentando o fsb, visto que as rams sao convem meteres uns divisores pk elas devem breakar logo.
Vais descobrindo o limite do cpu , com o vcore em default.

Dpx fazes a mesma coisa para um vcore mais alto , e bla bla bla
 
As memórias são DDR333 ? Se forem DDR400 n precisas do divisor como o pr0p sugeriu... Podes ir aumentando dentro do windows aos poucos se preferires...
 
God_Lx disse:
Até aos 55º tás à vontade... Mais k isso é chato mas não mt preocupante...
Ontem experimentei aumentar o cpu dos 1853mhz para 2000mhz+/- e foi logo abaixo. lol
Falam em aumentar a FSB mas acho que na minha Bios não dá para fazer essa alteração ou pelo menos (que deve ser o mais certo é eu não saber como)
 
Última edição:
jclacerda disse:
Falam em aumentar a FSB mas acho que na minha Bios não dá para fazer essa alteração ou pelo menos

dà dà ;) aquilo deve é estar em auto ou algo assim. é na mesma parte onde podes fazer a alteraçao ao multiplicador e divisor para as memorias.
 
uma bios modada tb ajuda.
tens stock cooler?
o kit da aqua é mt bakano, n sei é se tem pa socket A, senao tb podes optar por um kit novo da thermaltake k finalmente ja tem uma bomba de jeito.

dentro do air cooling tens o Thermalright SI-97A e o Thermaltake Big typhoon, por volta dos 35€
 
Última edição:
Overclock a um AMD Semprom 2600+ socket A

Boas
Ja tive a ver na Bios e os resulstados sao os seguintes:

frequency - 1833mhz
Ext.Clock - 166mhz
Multiplier - x11.0
AGP Freq. 66mhz
Cpu/FSB Dram Ratio - Auto
Cpu interface -Disabled

POWER
CPU CORE VOLTAGE 1.594
DDR/SDRAM VOLTAGE - 2.65
NB CORE VOLTAGE 1.60
AGP VOLTAGE- 1.55


O que se pode fazer para melhora isto?
Que valores acham seguros para dar um pouquinho mais de vida a este processador??
 
Andas a pensar em watercooling, não será melhor ires poupando os tostões para trocar por um processador melhor. É que estar a gastar mais dinheiro num socket A...
 
The King disse:
Andas a pensar em watercooling, não será melhor ires poupando os tostões para trocar por um processador melhor. É que estar a gastar mais dinheiro num socket A...
Ja foi uma ideia que passou essa do Watercooling
Ja estou a fazer escolha de novo hardware mas para já queria tentar acelarar um pouco este pelo menos até aos 2000mhz....
 
No meu Sempron 2400+ bastou mudar para os 200Mhz na Bios e nem foi preciso aumentar o Vcore em 5% como tem lá a opção..
Tem trabalhado bem e olhem que é uma Board Asrock KT400 que nem oficalmente dá os 200Mhz de Bus... e que nova custou á quase um ano 37€ (tem ATA133 + SATA + SOM + RAID, etc)
Na board tem os jumpers para tal, mas como que extra-oficialmente... No manual só fala em 100/133/166

O unico mal é só suportar a DDR400 usando apenas um modulo de memoria..

andava um pouco instavel.. até que á dias lembrei-me de uma opção na BIOS que é a V-Link, qq coisa da Asrock para melhorar o desempenho, e que sempre a tive na opção FAST e mudei para NORMAL..
Não é que desde ai nem mais um encravanço, e mais no SuperPI baixou uns 10segs.. lol

No teu caso, mete na BIOS ou BOARD (jumpers) a 200Mhz, e aumenta um bocadinho o Vcore..
Por vezes só assim arranca... e muitas vezes pouco tempo depois o CPU "habitua-se" e até já nem precisa desse aumento.. ah, e testa fazer um clean da bios antes..

O meu 2400+ está a 2800+ com um cooler nada de especial e trabalha entre 40º em idle e 50º qd bem puxado.. e a caixa muito cheia...


Esse dá nas calmas a 200º, aliás quase todos os semprons de 166Mhz dão nas calmas a 200
 
o problema nao deve ser o FSB, mas sim a velocidade total no CPU ou nas memorias ;)
(o CPU (1900+)que tenho no desktop aceita FSB de 100 a 233 sem promblemas (a board nao da mais :-D )
 
Back
Topo