1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock a AMD64 3200+ e ATI 9600XT

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por vjoe, 1 de Novembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1474)

1. vjoe

vjoe Power Member

Gostava de experimentar fazer overclock ao meu processador e à minha placa gráfica e queria que me dessem uma ajudinha, visto eu não perceber muito do assunto.

Quanto ao processador, estive a ler algumas coisas e aparentemente o melhor é realizar as alterações na BIOS e não nos programas disponibilizados pelos fabricantes das motherboards (CoreCenter da MSI no meu caso). Ainda assim, tenho algumas dúvidas. Devo aumentar o FSB ou o multiplicador? Até que temperatura o CPU pode ir e permanecer estável? Actualmente está em 39ºC.

Relativamente à placa gráfica, como devo fazer o overclock? Já agora, instalei hoje uns drivers não oficiais, os OmegaDrivers, já que os oficiais estavam a dar-me alguns problemas.

Os coolers do processador e da gráfica são os de origem.

Dicas e conselhos são bem vindos. :D

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Começa por fazer um OC ao cpu, subindo o FSB.

Aumenta tipo 10MHz no FSB e mete o sp2004 ou prime95 a correr durante 10h. Se durante essas 10h não tiveres erros e com temperaturas under 45...50º em full podes overclockar mais um pouco..até detectar erros.

Que marca são as memórias e que timmings tem? Mee aqui um screen do cpu-z na parte das memórias.

cumps

3. vjoe

vjoe Power Member

Subi o FSB para 210Mhz e está actualmente a 41ºC (no final de um teste com o 3DMark03 estava a 47ºC). Que tal?
    O que são o sp2004 e o prime95?

Quanto à RAM:

EDIT: Estive agora a jogar CS Source e a temperatura do processador subiu aos 52ºC, será muito?

Última edição: 1 de Novembro de 2007
  4. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Nem por isso.
    Convinha reforçares o cooling dentro do Pc.

5. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

O sp2004 e o prime 95 são torture test....dá para saberes se o cpu ou a memória tem o mínimo de estabilidade ou se está tudo a 100%.

Faz um run de 10h.

Se em 10h não tiveres erros está a 100% e pronto para levar mais OC.

O cpu ta um pocuo quente.

Se poderes melhora o cooling do cpu.

abraço

6. vjoe

vjoe Power Member

Sinceramente, no meu caso, acho que gastar dinheiro em refrigeração é adiar o inevitável. Eu estava só a ver se conseguia alguma performance até fazer um upgrade. No Natal em vez de comprar um monitor novo, compro mas é uma nova motherboard, memórias e novo processador, e aí invisto em overclocking.
    Até pode ser que até lá me saia o Euromilhões. :D

Mas Daniel, até que temperatura pode ir o CPU sem que hajam problemas? Achas que volte a colocar o FSB a 200Mhz?

E quanto à gráfica, como se overclocka? :)

Última edição: 1 de Novembro de 2007
  7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Nesses processadores diria que máximo dos máximos 60º..

Deixa tar por exemplo a 205Mhz e baixa a voltagem cerca de 0.050V..depois com o sp2004 testa durante 10h em small fft's.

OC à gráfica fazes com o ATI Tool:)

abraço

8. Bzaina

Bzaina 1st Folding then Sex

Tenho um processador igual. Já houve um dia que tentei brincar com ele. Cheguei aos 2600mhz penso eu. Mas só tirei pic acho. Não me lembro de ter corrido o 3dmark. Mas amanhã, quando estiver no meu pc, eu se passar por este tópico vejo e já te digo alguma coisa.

É um processador que não overclocka muito. Depende da tua board também. Eu diria que 55ºC é a temperatura máxima aceitável (em full load, claro). Sinceramente 60ºC já me parece demais (até porque, estamos no inverno. Quando chega o verão esses 60ºC transformam-se em >70ºC ).

9. 2n2u

2n2u Power Member

Pois eu tenho processador igual e gráfica igual queria saber o quanto é q poderei aumentar a isto, agora ta nos 2400 mas penso q pode dar um bocadinho mais [​IMG]

Partilhar esta Página