Overclock a AMD64 3200+ e ATI 9600XT

vjoe

Power Member
Gostava de experimentar fazer overclock ao meu processador e à minha placa gráfica e queria que me dessem uma ajudinha, visto eu não perceber muito do assunto.

Quanto ao processador, estive a ler algumas coisas e aparentemente o melhor é realizar as alterações na BIOS e não nos programas disponibilizados pelos fabricantes das motherboards (CoreCenter da MSI no meu caso). Ainda assim, tenho algumas dúvidas. Devo aumentar o FSB ou o multiplicador? Até que temperatura o CPU pode ir e permanecer estável? Actualmente está em 39ºC.

Relativamente à placa gráfica, como devo fazer o overclock? Já agora, instalei hoje uns drivers não oficiais, os OmegaDrivers, já que os oficiais estavam a dar-me alguns problemas.

Os coolers do processador e da gráfica são os de origem.

Dicas e conselhos são bem vindos. :D
 
Começa por fazer um OC ao cpu, subindo o FSB.

Aumenta tipo 10MHz no FSB e mete o sp2004 ou prime95 a correr durante 10h. Se durante essas 10h não tiveres erros e com temperaturas under 45...50º em full podes overclockar mais um pouco..até detectar erros.

Que marca são as memórias e que timmings tem? Mee aqui um screen do cpu-z na parte das memórias.

cumps
 
Subi o FSB para 210Mhz e está actualmente a 41ºC (no final de um teste com o 3DMark03 estava a 47ºC). Que tal?
O que são o sp2004 e o prime95?

Quanto à RAM:


EDIT: Estive agora a jogar CS Source e a temperatura do processador subiu aos 52ºC, será muito?
 
Última edição:
O sp2004 e o prime 95 são torture test....dá para saberes se o cpu ou a memória tem o mínimo de estabilidade ou se está tudo a 100%.

Faz um run de 10h.

Se em 10h não tiveres erros está a 100% e pronto para levar mais OC.

O cpu ta um pocuo quente.

Se poderes melhora o cooling do cpu.

abraço
 
Sinceramente, no meu caso, acho que gastar dinheiro em refrigeração é adiar o inevitável. Eu estava só a ver se conseguia alguma performance até fazer um upgrade. No Natal em vez de comprar um monitor novo, compro mas é uma nova motherboard, memórias e novo processador, e aí invisto em overclocking.
Até pode ser que até lá me saia o Euromilhões. :D

Mas Daniel, até que temperatura pode ir o CPU sem que hajam problemas? Achas que volte a colocar o FSB a 200Mhz?

E quanto à gráfica, como se overclocka? :)
 
Última edição:
Nesses processadores diria que máximo dos máximos 60º..

Deixa tar por exemplo a 205Mhz e baixa a voltagem cerca de 0.050V..depois com o sp2004 testa durante 10h em small fft's.

OC à gráfica fazes com o ATI Tool:)

abraço
 
Tenho um processador igual. Já houve um dia que tentei brincar com ele. Cheguei aos 2600mhz penso eu. Mas só tirei pic acho. Não me lembro de ter corrido o 3dmark. Mas amanhã, quando estiver no meu pc, eu se passar por este tópico vejo e já te digo alguma coisa.

É um processador que não overclocka muito. Depende da tua board também. Eu diria que 55ºC é a temperatura máxima aceitável (em full load, claro). Sinceramente 60ºC já me parece demais (até porque, estamos no inverno. Quando chega o verão esses 60ºC transformam-se em >70ºC ).
 
Pois eu tenho processador igual e gráfica igual queria saber o quanto é q poderei aumentar a isto, agora ta nos 2400 mas penso q pode dar um bocadinho mais
happy.gif
 
Back
Topo