overclock a e6550

nermi

Power Member
Pessoal quero meter o meu core 2 e6550 a 2.6 ou 2.8. Para estas velocidades ha necessidade de mexer nas definiçoes das memorias tipo voltagem e latencia ou nao ?
 
Primeiro que tudo... Vim de uma festa e provavelmente não irei escrever Português correcto... :P... Passo a explicar: como tens umas Mushkin a 800 na Bios faz underclock. Isto é, coloca as rams 1:1 com o CPU. Que quer isto dizer? O FSB é a 333, logo tens de colocar as Rams a 667Mhz. Como essas memórias são muito melhores que as minhas para OC coloca o FSB para 386!!!! O CPU vai ficar a 2.702Mhz mais ou menos... Inicia o Windows e se iniciar, acredito que sim, corre Orthos ou Prime95 com o teu programa para monitorizar temperaturas também aberto. Corre-o durante umas 7 horas e vai vendo as temps... Se ele ao fim de 7 horas não reinicar ( vulgo, BSOD ), é porque está tudo bem. Se ele reiniciar aumenta na Bios a voltagem da Ram, tipo 0.1. Isto é, se elas estiverem a 1.8 coloca-as a 1.9 e faz o teste com Orthos novamente. Se estiver estável, isto é, não reiniciar aumenta o FSB para 400 com a voltagem com que estiveste estável. Irás ter o CPU a 2.800Mhz!!! Corre Orthos novamente durante um tempo... Acredito que terás melhores resultados que eu. Tenho umas Kingston 667 e depois de alguma paciência tenho o sistema estável a 2.700 e ainda não testei a 2.8!!! No fim de ano mando vir umas OCZ 800Mhz e irei tentar puxar por isto com mais segurança!!!:P Cumprimentos á malta toda do fórum. Bom Natal, saúde e bom Ano Novo. Para vocês e para os vossos!
 
Última edição:
Penso que nessa Mobo não mas não te preocupes. Faz como expliquei que não faz mal. Baixa primeiro as ram's para 667 para ficarem 1:1 com o CPU. Depois quando aumentas o FSB as memórias aumentam também.
 
Na bios vais á parte de DRAM Frequency e carregas em Enter para selecionar um valor. Escolhes 667. Depois aumentas o FSB até 400. Aí tens o CPU a 2.8 e as memórias a 800. A velocidade padrão delas. Depois faz testes com o Orthos ou similar para ver se se aguenta com esse OC. A ram vai aumentando conforme o FSB que escolhes.
 
Na bios vais á parte de DRAM Frequency e carregas em Enter para selecionar um valor. Escolhes 667. Depois aumentas o FSB até 400. Aí tens o CPU a 2.8 e as memórias a 800. A velocidade padrão delas. Depois faz testes com o Orthos ou similar para ver se se aguenta com esse OC. A ram vai aumentando conforme o FSB que escolhes.
ok;)
 
eu ao meter as memorias a 1:1 tou automaticamente a po las a 667 ? E ao subir o fsb ponho as automaticamente a 800 ?

Consegues ver isso tudo na BIOS.

Para obteres as frequências reais tens que dividir o FSB(QDR) que aparece na BIOS por 4 e o 'FSB'(DDR) das memórias por 2.

Tens que seleccionar um divisor (modo Linked de preferência) de forma a teres o FSB(QDR) a (4*400=)1600 e o 'FSB'(DDR) a (2*400=)800.
 
Back
Topo