Overclock a E7200

Fireland

I'm cool cuz I Fold
Boas,

como podem ver, o meu processador está um bocadinho velho, e por isso gostaria de fazer um overclock.
Em IDLE ele anda à volta dos 50ºC e aqui está o teste do OCCT:
CPU1
CPU2

Queria que me disessem até que velocidade devo overclockar e que voltagem devo meter.
Tenho a fan que veio com o CPU, a fan que veio com a placa gráfica e a fan da caixa de alimentação, mais nenhuma.

Cumps;)
 
É mesmo necessário? É que eu acho que o da Intel serve bem. Além disso, espero overclockar para mais ou menos 2.8 GHz.
 
Última edição pelo moderador:
se calhar até consegues, mas tens de fazer undervolt
e de 2.53 para 2.8GHz praticamente nao vais ganhar nada. só se for mesmo para te iniciares no OC
 
Última edição:
E meto a voltagem em quanto?

Usa o Intel Burn Test. Reduzes a voltagem e fazes este teste, se tiver voltagem a menos o teste indica que ocorreu erro. Se reduzires mesmo demais notas logo com um belo BSOD..


E sim reduzindo a voltagem deves conseguir ter temps semelhantes à que tens agora..


E quanto aos ganhos, de 2.53Ghz para 2.8 Ghz já são ganhos mais que bons. Visto que o custo dos ganhos é.... Zero...
Eu ao passar o q6600 de 2.4 para 2.66Ghz deu-me ganhos de pelo menos 10% ... E custou-me zero euros..



Já agora eu no lugar do user que abriu o tópico experimentava ir aos 3 Ghz, este processador deve fazer os 3 Ghz com menos voltagem que a default...
Depois no IBT se ficar nos <75º passou no teste...
 
Acabei de overclockar para 2.60 GHz,e nota-se uma subida de cerca de 2ºC em IDLE.
Mas não consigo alterar o VCORE. Na BIOS, quando carrego ENTER no VCORE, dá-me a opção Ignore ou a voltagem com que ele já está. Se carregar nas teclas para mudar a voltagem, ele não faz nada.
Como faço?
 
Esse sitio da Bios é onde se monitoriza as voltagens não onde se altera.

Essa mboard não deve suportar alterações de voltagens.
 
Se a mboard suporta CPUs FSB1333, e como esse CPU é FSB1066 podes sempre tentar isto.

Não ligues à parte verde, só à vermelha, que corresponde a isolar o pino em questão (com um pedaço de fita-cola muuito pequeno, por exemplo).
 
Se a mboard suporta CPUs FSB1333, e como esse CPU é FSB1066 podes sempre tentar isto.

Não ligues à parte verde, só à vermelha, que corresponde a isolar o pino em questão (com um pedaço de fita-cola muuito pequeno, por exemplo).

E de acrescentar:

Senão consegues controlar a voltagem pela BIOS podes fazer isso via RM cpu clock utility. Instalas o programa no windows e depois consegues regular as voltagens, e até diminuir o multiplicador do cpu aka dá para ter o cpu em 'perfomance' com o máximo que ele der quando necessites e quando não precises de todos os Mhz disponiveis [andar pela net, ouvir musica,..] com um clique podes mudar para modo low [que permite ter o cpu com menos vcore]...

Lê o tópico como 'fazer undervolting ao portátil' na secção de tutoriais de software.


Eu quando não preciso do maior processamento disponivel, em 2 cliques meto o q6600 a 2 Ghz e com a voltagem mais baixa que o programa permite [1.125v], quando é para jogar ou trabalhar em cad/sketchup 2 cliques e tenho o q6600 a 3 Ghz [e a voltagem que tinha pré-definido para os 3 Ghz.....





E o OC ao meu q6600 também foi por pin mod, que a BIOS da minha board não dá para regular nada..
 
Back
Topo