1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock á placa Gráfica

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ZoMmMm, 15 de Abril de 2002. (Respostas: 14; Visualizações: 6751)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

keria k algum de me disse-se como posso fazer um overclock a placa gráfica.

Já agora... o k é um Raid ??

2. Raptor

Raptor OC Legend

Qual é a tua placa gráfica já agora?

3. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Tenho uma Geforce 2 MX ... :( keria comprar outra mas não há $ por ekuanto ... Mas já k keru trokar tb vou esforçala ao máximo, se keimar keimou e é de maneira k compro logo uma nova :-D

4. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Vou-me adiantar ao Raptor, se ele ja nao estiver a escrever a resposta! ;) :-D

O programa q podes usar é o Riva Tuner e podes encontrá-lo em varios sitios, experimenta aki Guru3D
    Dentro deste programa tens a opção, qd clickas nos detonator, de escolher a frequência do Core e das memorias da grafica, sendo o valor inicial o default a q elas vêm de fábrica. Experimenta um valor mais baixo e vai subindo a partir dai, começando primeiro so pelo core e depois so pela memoria, qd a maquina começar a dar coisas eskesitas na imagem ou bloquear ja sabes q tas no limite ou ja passaste um pouco. Se não fores bruto e o teu computador esteja minimamente refrigerado é muito dificil q a placa dê o pandéco, mas ja sabes q não é impossivel, mas é na boa!! ;)

RAID - Raid é um forma de ligar 2 ou mais discos em paralelo. Existem varios tipos de Raid. Estes tipos são Raid 0, raid 1 ou raid 0+1, os restantes modos só se usam mesmo em servers pelo q nem sequer os vou mencionar. Para raid 0 precisas de 2 discos no minino, e é chamado o modo stripping em q os dados q são lidos ou gravados no disco em vez de o serem num só disco são divididos e partilhados pelos dois discos, podendo assim gastar, em teoria, metade do tempo de um disco isolado. Este modo tem apenas como objectivo a performance.
    Raid 1 - ou mirroring, são necessários dois discos, no minimo, em q o no segundo disco é gravado exactamente os mesmos dados do primeiro disco (espelho). Obejectivo: segurança de dados.
    Raid 0+1 - Precisas de 4 discos no minimo, sendo este modo a "mistura" dos dois anteriores, em q dois discos "dividem" os dados entre si, e os outros dois são imagens exactas dos dois primeiros. Objectivo: Segurança e performance.
    No raid 0 a performance não deverá ser exactamente o dobro pq na prática é necessário definir um Array, ou seja um tamanho a partir do qual "o raid" vai começar a partir ficheiros pra os dividir pelos discos. Exemplo: Array definido de 256KB, ao copiar um ficheiro de 1MB para os discos, este ficheiro vais ser partido em partes de 256KB distribuido pelos dois discos, se o ficheiro tiver menos de 256KB não é partido, sendo copiado por inteiro para um dos discos. Como existem inumeros tamanhos diferentes de ficheiros no disco é dificil prever a performance exacto, sendo esta muito variável, mas é sabido q a escolha do Array é muito importante na configuração de um RAID.

Esta é uma explicação por alto, mas aki os experts já te dão mais pormenores com mais acertos sobre esta coisa!! ;)

5. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Resposta bem grande... axo k deu para perceber +/- o k é um raid ... :-D Tanks pela ajuda, axo k já utilizei esse prog. uma vez ... vou ver ja digo os resultados :D

6. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Bem... o prog. é fixe, ja tinha esprimentadu um parecido... o Benchmark passou de 1000 (até tenhu vergonha de dizer istu ... :-D ) para 1530 ... mas ainda tenhu de fazer ums ajustes pk as vezes da ums traços iskisitos ...

Nada disto acontecia se eu n tivesse feito umas trokas... antes tinha um Geforce 2 MX mas da ASUS ... k me dava 2500 ...>( :mad: >(

7. Raptor

Raptor OC Legend

hmm... ali o Silvering disse essencialmente tudo o que havia para dizer assim à primeira fila!!!

Bem, já deu para aumentares um pouco o score!

Agora tens que ver uma cena, qual era a gráfica que tinhas antes e a que tens agora?

8. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Raptor: Como ja tinha dito... Eu tinha um Geforçe 2 MX 32 MB da ASUS (ASUS 7100), penssei k ser da ASUS ou ser "OEM" (deve ter uma marca raskita) não teria muita diferença, mas eu tive nos teste cerca de 1000 (sem nenhum overclock) e o meu visinho tem uma igual a minha antiga (a ASUS) e teve no teste 2500 ... :(>(

9. Crusher

Crusher Power Member

Essa do teu vizinho não é a ASUS V7100 PRO?

10. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Crusher: neps é uma 7100 normal !

PPL, já agora esplikem-me uma cena, tenhu um PIII 800 EB k esta sempre overclokado a +/- 950 MHz (a Ram tb está overclokada, aumenta a medida k eu aumento o overclok o do CPU) com istu o BenchMark anda a volta dos 900 (no máximo 1000 se overclokar a placa gráfica), se retirar o overclok do Processador (automaticamente tira o overclok da Ram) o BenchMark ja conssegue atinjir os 1530 ...

Conclusão: Com overclok no Processador a placa é mais lenta, com o processador sem overclok o placa atinje niveis superiores, mesmo com menos Mhz no processador.

Pk istu acontece ? deveria ser o contrario não ?

11. Crusher

Crusher Power Member

Hã? Overclockas e dá pior?
    Curioso que um amigo meu têm um PIII800EB e uma Prophet II MX e dá-lhe cerca de 1800 sem overclock nem tweaks... até a board têm apenas o chipset VIA 693...
    Já agora que SO tens?

12. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

Pa tenho o XP-PRO V.Potuguesa, mas o teu amigo ja fez algum hoverclok no processador?

13. Crusher

Crusher Power Member

Não pá... ele não overclocka... ele diz que quer estabilidade mas isso ´opinião dele... ele tem o XP Pro Inglês...
    Mas essa de overclockares e dar menos marks é mesmo demais... :-D
    Desculpá lá... :D

14. JaCk

JaCk Power Member

Em termos de overclock ao CPU, seja por FSB ou multiplicador, eh mt estranho q o teu score desça, eu diria q quase impossivel!! Existem mais ciclos de relogio por segundo, log mais instruções, logo desempenho igual ou superior, NUNCA INFERIOR! ...deve de andar ai outra coisa qq...

De qq modo este tipo de situação pode acontecer no overclock das graficas, e em conjunto com o 3DMark!!! A partir do momento em q começas a ter erros e falhas na imagem dos testes o teu score baixa! (Isso acontece-me sempre...) Existe um "ponto critico" de overclock.

15. Soft Maniac

Soft Maniac Power Member

Eu só sei que as G2mx 200 não valem nada!!
    E digo isto por experiência propria!!
    Com o meu PIII [email protected] com o core da gráfica [email protected] e mem [email protected] consegui(e com tweaks, tudo ao máximo, e com qualidade nojenta) 1930 3dmarks!!!

Ou seja dá quase tanto como uma TNT2 (a minha também ao máximo dava 1700!!

Agora o que é engraçado é que tenho uma vaga ideia que já tive 2000 e picos 3dmarks com a gf2mx 200, será do overclock, já deve estar tuda esturada!!! :)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página