Overclock a Q6600

se puseres a questão ao contrário é mais facil de entender, a tensão desce precisamente porque o processador está em carga.
o Vdroop está contemplado na spec da intel e deve sempre existir, ainda que seja minimo, caso contrario o cpu(e nao sei se tb a MB) pode sofrer.

Se quiseres ficar a saber mais fica um artigo
http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=126

Muito obrigado, por muitos tutoriais que se leia não há nada como ir fazendo na prática e ter alguém que vá dando umas dicas para aprender.

Peço desculpas mas sou noob nisto do OC.

Agora estou no dilema, deixo assim, ou puxo mais um bocadinho, isto acaba por ser viciante. Agora entendo melhor quem faz disto hobby.;)
 
Muito obrigado, por muitos tutoriais que se leia não há nada como ir fazendo na prática e ter alguém que vá dando umas dicas para aprender.

Peço desculpas mas sou noob nisto do OC.

Agora estou no dilema, deixo assim, ou puxo mais um bocadinho, isto acaba por ser viciante. Agora entendo melhor quem faz disto hobby.;)

Pelo teste que fizeste, está visto que tens um Q6600 pouco "comilão" de voltagem, por isso aumenta mais, até uns 3.4Ghz não deve ser problema para o teu CPU, a não ser que ele a partir daqui comece a pedir muito mais voltagem para os mesmos incrementos de Mhz, se for o caso, não compensa subir muito mais que isso.
 
Boas!! Essas Gskill a 1000mhz precisam de 2.1 a 2.2 volts no lombo!! Penso que se aumetares esses volts nas mems teras melhores resultados!! O fsb termination voltage esta baixo tambem!! Coloca 1.30+-!!!

Quanto ao pll deixa nos 1.52 que esta bem assim!! Mais que isso e abuso se bem que os 65 nm aceitem bem mais que os 45nm!!!

por incrivel que possa parecer, baixei o CPU PPL para 1.50 e consigo mais overclock e menos vcore para as velocidades...

de momento tou com esta configuração 100% estavel! :D

Bios 1103 :

**********************************
******System Performance Settings******
**********************************
AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8.0
FSB Frequency: 401

PCI-E Frequency: 100
FSB Strap to North Bridge: 266 MHz
DRAM Frequency: DDR2-1006 MHz

DRAM Static Read Control: Enabled
DRAM Read Training: Enabled
MEM. OC Charger: Disabled
AI Clock Twister: Lighter
AI Transaction Booster: Manual
Common Performance Level: 08

All Pull-In's: Disabled

CPU Voltage: 1.38125
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.50
FSB Termination Voltage: 1.26
NB Voltage: 1.16
DRAM Voltage: 1.98
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Normal
NB Clock Skew: Normal

Advance CPU Settings:
CPU Ratio Setting: 8
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Enabled
CPU TM Function: Enabled
Execute Disable Bit: Enabled
[/B]


ipE02UiwjLaMIAAsQ8WS
 
Isto do OC é mesmo muito interessante, antes tinha a BIOS com tudo em [Auto] e estava assim:

Velocidade - 2400 Mhz
VCore (cpuz) - entre os 1.192 e os 1.248

Agora mexendo em apenas 3 parâmetros da BIOS, tenho:

Velocidade - 3100 Mhz (estável no IntelBurnTest)
VCore (cpuz) - entre os 1.216 e os 1.264

Ou seja, o [Auto] estava a dar muita voltagem, e com um aumento mínimo ganhei 700mhz...

Curiosamente, em stress o OC tem menos Vcore do que a config [Auto] nas mesmas circunstâncias.
Em stress o OC fica nos 1.224 e no [Auto] ia aos 1.248.

Em idle é que se inverteu a situação, o OC em idle fica nos 1.264 e o [Auto] ficava em 1.192 (penso que seja porque aqui a board ajuste a voltagem para menos).

Digam o que pensam destes resultados, acho que fico por aqui, por enquanto...;)
Prefiro longevidade do material e para o dia a dia 3100mhz já não é mau.
 
e sabes porquê? porque minimo = auto, deves estar a dar na realidade uns 1.7 vPLL

:x2:

Eu já tinha referido essa questão de que se deixar algumas das voltagens da P5Q Deluxe em AUTO, ela, supostamente, faz um

overvoltage significativo. Talvez por isso, se consigam obter "melhores" resultados, ou não. :004: :004:
 
Make.Love,

ao seleccionares, manualmente, 1.50v para o PLL (que neste caso é o primeiro valor a seguir a AUTO), supostamente, é a mesma coisa que estar em AUTO, ou seja o overvoltage vai acontecer na mesma.

O que foi recomendado por algumas pessoas (no tópico da P5Q Dlx do XS especialmente) é que o melhor seria escolher o segundo ou terceiro valor, imediatamente a seguir à opção AUTO na BIOS, de forma a minimizar esta situação o mais possível. Foi também referido que as voltagens mais sujeitas a este fenómeno são: vCore; vFSB; vPLL; vNB; vDIMM.

Volto a frisar que nunca verifiquei se existe, efectivamente, este aumento de voltagens, mas como algumas pessoas o referiram, o melhor é jogar pelo seguro.


Cumprimentos.
 
Última edição:
não quis de forma alguma duvidar nem criticar, apenas frisei uma constatação que fiz. :D

Entretanto vou agora ver como se comporta com multi 9x. O Q6600 escalou-me relativamente bem com multi 8x. (pena ter um VID de 1.325 :005:)
 
Sem querer fazer threadjacking, algum comentário ao meu a 3.1 com 1.216 a 1.264 de VCore?

Já fiz um IntelBurnTest de 100 passagens e tudo OK!
 
quem me dera conseguir usar um vcore desses para essa velocidade. Qual é o VID do teu Q6600? foi comprado ha quanto tempo?

O VID é 1.3000, foi comprado em Novembro ou Dezembro do ano passado.

Na BIOS tive que por 1.325 de Core Voltage, mas no cpuz em carga fica nos 1.216 apenas e em idle é que vai aos 1.264, o que é pouco mais do que tinha em velocidade default com o Core Voltage em [Auto].

Porque não tentas um FSB mais baixo com multi 9.

Ontem ainda tentei ver se ia aos 3.2, mas tinha que puxar o VCore, depois decidi ficar assim por enquanto, não valia a pena estar a puxar mais apenas por 100mhz.
 
Última edição:
o cpu-z nao poderá estar a ler mal o vcore? Bem de qualquer das formas , para 3.1Ghz preciso de 1.3375 na bios. Parece-me que nem está mau.

Para 3.2Ghz (multi 8x) preciso 1.39375 na bios.

Comprei o Q6600 em Setembro deste ano...
 
o cpu-z nao poderá estar a ler mal o vcore? Bem de qualquer das formas , para 3.1Ghz preciso de 1.3375 na bios. Parece-me que nem está mau.

Para 3.2Ghz (multi 8x) preciso 1.39375 na bios.

Comprei o Q6600 em Setembro deste ano...

Penso que não, tenho a versão 1.41 do cpu-z, vou tirar a mais recente, mas não me parece que seja disso pois as novas versões só acrescentam suporte a novos cpus e chipsets.
 
O VID é 1.3000, foi comprado em Novembro ou Dezembro do ano passado.

Na BIOS tive que por 1.325 de Core Voltage, mas no cpuz em carga fica nos 1.216 apenas e em idle é que vai aos 1.264, o que é pouco mais do que tinha em velocidade default com o Core Voltage em [Auto].

Porque não tentas um FSB mais baixo com multi 9.

Ontem ainda tentei ver se ia aos 3.2, mas tinha que puxar o VCore, depois decidi ficar assim por enquanto, não valia a pena estar a puxar mais apenas por 100mhz.

activa o v-damper ou Load line calibration na bios, isso corrige uma boa parte do drop/droop
e tb depende das bios, das que experimentei a melhor era a 0602 e 0603, nao sei com estão as ultimas

pergunta a alguem que tenha a mesma board e cpu, p.ex. ao mordor
 
nao digo que seja problema do cpu-z mas sim da informaçao que a board transmite, mas posso tar a fazer juizo de valores errados.

Acham 1.39375v muito puxado para um Q6600?
 
nao digo que seja problema do cpu-z mas sim da informaçao que a board transmite, mas posso tar a fazer juizo de valores errados.

Acham 1.39375v muito puxado para um Q6600?

Até 1.5v a ar tas na boa. Tenho o meu q6600 vid 1.3250 a 3.4ghz com vcore de 1.4v na bios.
 
Última edição:
Back
Topo