Overclock a Q6600

Nirvana91

Banido
Boas pessoal,

Fui ao Easy Tunes que vem com a minha board e carreguei no "1" para pôr o computador a 3.2ghz.

Reíniciou e eis com o que me deparo:
http://img176.imageshack.us/img176/9456/asdye0.jpg

O windows diz que está a 3.6, o CPUz diz que tá a 2.4, na bios está que o multiplicador está a 8 e os mhz estão a 400 (400x8=3.2ghz)... Fui ao site "Can u run it" e no CPU speed diz-me que está a 3.6ghz....

Mas afinal, isto está a quantos mhz?!?!?! Lol

Quanto à temperatura, em idle, está a 26cº.

Cumps!
 
Boas pessoal,

Fui ao Easy Tunes que vem com a minha board e carreguei no "1" para pôr o computador a 3.2ghz.

Reíniciou e eis com o que me deparo:
http://img176.imageshack.us/img176/9456/asdye0.jpg

O windows diz que está a 3.6, o CPUz diz que tá a 2.4, na bios está que o multiplicador está a 8 e os mhz estão a 400 (400x8=3.2ghz)... Fui ao site "Can u run it" e no CPU speed diz-me que está a 3.6ghz....

Mas afinal, isto está a quantos mhz?!?!?! Lol

Quanto à temperatura, em idle, está a 26cº.

Cumps!

Essa diferença deve ser por teres activa a opcção de Poupança de Energia na BIOS.
Desactiva isso e deve aparecer a mesma frequencia em todo o software.
 
Corre o intelburntest.

"Linpack by Intel(R) is an extremely stressful program that will
put even the most powerful X86/X64 CPU in the world at its knees. Load temp
under Linpack will be up to 22*C higher than the competing software Prime95."

Não quero queimar o CPU :)

Estive agora a jogar o crysis warhead e portou-se muito bem.

Vou correr o 3dmark 2k6 a ver como é que isto se safa e quantos ghz é que ele acusa...
 
Última edição:
LOL! Mas é com esse programa que deves testar se o OC que fizeste é aceitavel ou não.
Para alem disso, esses 22ºC sao super inflacionados! Acredito que a diferença seja de 8/10ºC.
 
Acabei de testar o Crysis benchmark e a 2.4 dava-me 44fps agora a 3.2 dá-me 54.

LOL! Mas é com esse programa que deves testar se o OC que fizeste é aceitavel ou não.
Para alem disso, esses 22ºC sao super inflacionados! Acredito que a diferença seja de 8/10ºC.

Durante quanto tempo faço o teste? Temperaturas máximas?



EDIT: No 3d mark2006 deu-me 15200 e assume-me o cpu a 3600mhz lol.
 
Última edição:
Nesse programa não há tempo. É por quantidade de memória disponivel. Exprimenta o Maximum Stress, com 5 loops


Passou com sucesso os 5 loops em max stress mode.

Quanto à temperatura dos cores, o core 0 e 2 foram os unicos a chegar 3x aos 70cº durante o teste inteiro. Os core 1 e 3 andavam nos 63cº.

Não mexi em Vcores nem nada (se é que isso ajuda nas temps ????)... Isto só me mexeu nos fsb. Este cooler da OCZ + a pasta da Artic Silver que meti parecem-me bem :)
 
Última edição:
3.6GHz porque o windows "pensa" que o multiplicador está nos 9x. -9x400
3.2GHz porque é a velocidade real a que ele se encontra. - 8x400
2.4GHz por causa do SpeedStep e C1E, que reduz o multiplicador para os 6x. -6x400

Isso é assim mesmo.
 
Estudar a BIOS e definir o Vcore para o valor mínimo necessário, é o melhor que podes fazer.


Proporcional ao quadrado não é Física, é Matemática :)

Exemplo:

Um Q6600 dissipa ~95W em default.

V = 1,25V (supondo este valor o Vcore original)
V' = 1,4V (valor definido automaticamente pelo programa ao fazer overclock)

P = K*V² => 95 = K*1,25² <=> K = 60,8 W/V

=> P' = K*V' = 60.8 * 1,4² = 119,168W

Variação de potência = 24W


Conclusão: a variação de potência seria potência calorífica que não seria necessário dissipar com V=1,25V e seria potência fornecida desperdiçada. Ao abaixar o Vcore 'poupa-se' esse mesmo valor, resultando em menores temperaturas e menor carga para a fonte de alimentação.

Isto supondo que o Q6600 é estável tanto com 1,25V como com 1,4V e a frequência nos dois casos é a mesma.
 
Última edição:
Estudar a BIOS e definir o Vcore para o valor mínimo necessário, é o melhor que podes fazer.


Proporcional ao quadrado não é Física, é Matemática :)

Exemplo:

Um Q6600 dissipa ~95W em default.

V = 1,25V (supondo este valor o Vcore original)
V' = 1,4V (valor definido automaticamente pelo programa ao fazer overclock)

P = K*V² => 95 = K*1,25² <=> K = 60,8 W/V

=> P' = K*V' = 60.8 * 1,4² = 119,168W

Variação de potência = 24W


Conclusão: a variação de potência seria potência calorífica que não seria necessário dissipar com V=1,25V e seria potência fornecida desperdiçada. Ao abaixar o Vcore 'poupa-se' esse mesmo valor, resultando em menores temperaturas e menor carga para a fonte de alimentação.

Sem querer ofender, mas fiquei a saber o mesmo :wow:

Uma coisa é certa, o crysis passou a correr bem melhor.
 
Back
Topo