Overclock A64 X2 3800+ AM2

VoLtArC

Banido
Olá Olá =)

Precisava aqui de uma ajudinha e de umas luzes sobre OC neste processador...

Faz muito tempo ( desde o meu velho XP 2500+ com WC ) que não toco em computadores sem ser portateis, pelo que agora comprei uma coisa basica para file server por agora, e gostava de puxar por ele se possivel,

Poder ver AQUI! as specs dele.

Que valores devo começar por alterar e para quais, alguem pode dar umas dicas?

Abraços
 
eu tenho um 4200+ numa Asus M2NPV-VM.

a minha board não me deixa mexer em voltagens nenhumas. a única opção que tem é pôr as memórias a 1.9v, que é como eu tenho.

no meu pus as memórias que são 667 a 800MHz e aumentei o fsb para 225 (que é o máximo que consigo sem alterar voltagens)

começa a subir o fsb a pouco e pouco a ver o que dá. depois tenta ver o que limita e dá mais um cheirinho de volts... mas não deixes subir muito as temperaturas!
 
Bom... esta bios parece-me ter mais coisas com as quais nao estou familiarizado...

+1.2VNBSB -> ( Valores disponiveis: Auto, +1.20V, +1.30, +1.40, +1.50 )
DDR2 Voltage Control -> ( Valores disponiveis: Auto, +1.80V, +1.90, +2.00, +2.10 )
CPU Voltage Control -> ( Valores disponiveis: Auto, 100mV )
Cpu Multiplier -> ( Valores disponiveis: Auto, 5x, 6x, 7x, 8x, 9x, 10x )
Cpu Voltage -> ( Valores disponiveis: Auto, 0.800 até 1,550, em intervalos de 0.025 )
Cpu Frequency -> ( Valores disponiveis: Min = 200 , Max = 400 )

Ora bem... Alguem me sabe explicar que opções são aquelas a bold?
Pelo que percebi, a primeira e´ a voltagem do chipset da board, ou estou a mandar uma bacorada enorme? :X

Abraços
 
Tambem aconselho a testar cpu e mems a vez.

Ou seja, primeiro baixar o divisor das mems, para ter a certeza que em caso crash quando se aumenta o HTT (FSB) o erro não se deva as mems.
Depois de encontrado o maximo do cpu, fazer o mesmo as mems. Baixa-se o multiplicador do cpu, e com o cpu a uma frequencia baixa consegue-se descobrir o maximo das mems.

Depois de encontrados as frequencias ideais é hora de fazer algumas contas para ver quais os divisores que se utilizaram.
 
Blaster, permite-me uma pequena questão.

Os divisores da memoria, será a opção que tenho na bios de alterar a frequencia entre os 800, 677, 533, 400?

Edit, tenho estado a testar o cpu com o prime 2004, esta noite foram 7 horas a correr sem nenhum erro. =)
 
Os divisores da memoria, será a opção que tenho na bios de alterar a frequencia entre os 800, 677, 533, 400?

Correcto.

A melhor maneira de perceberes é ires experimentando estes settings de memoria, começando pelo mais baixo. A cada vez que alteras vai ao cpu-z ver a diferença que faz na frequencia das mems, e ja agora, faz um teste rapido de super pi para veres as diferenças na performance.
 
Okay, so mais uma ultima duvida por agora.

SouthBridge e NorthBridge Voltage, devo aumentar com o OC?
E akele CPU Voltage Control que tem a opção de Auto e 100mV, alguem sabe o que é isto ?
 
Boas eu tb sou novo nisto e tenho uma motherboard igual a tua e um amd 4200+ o ke devo fazer para aumentar a frequencia de 2.2Ghz para 2.8?
 
Um search no google ajudou-me a perceber mais umas coisas..

Que acham DISTO? Esta a testar no prime..

as voltagens dos *****'s só se devem subir se for mesmo necessário
é sempre dos ultimos settings em que mexo
no meu caso penso que estao em default, nunca ganhei estabilidade por aumenta-los(tou a 300*9)
mas o teu ***** é diferente, foi mesmo so para dar um exemplo

que voltagens tas a usar? 2600 já é bom, é +/- o que a maioria dos X2 3800 939 fazia

se fores usar as memorias a essa frequencia, visto elas serem 800MHz, tenta espremer os timmings :D
 
Última edição:
elah tenho o mesmo CPU numa gigabyte 570, recomendações para OC em stock cooler??

já agora tenho 2 kits de memorias GS.Kill PK com timings 4-4-4-12 e no CPU-Z aparece 5-5-5-15, alguem sabe porquê??
 
elah tenho o mesmo CPU numa gigabyte 570, recomendações para OC em stock cooler??

já agora tenho 2 kits de memorias GS.Kill PK com timings 4-4-4-12 e no CPU-Z aparece 5-5-5-15, alguem sabe porquê??

tens overclock nas memorias ou tas a default?
configura manualmente os timmings na bios, se nao ficar estavel volta ao 5-5-5-5

pelo que vejo no teu my system tens os 4 slots ocupados, provavelmente foi por isso que a bios "mexeu" nos timmings

e nao te esqueças do 2T CPC Off(provavelmente até deve estar)
 
tens overclock nas memorias ou tas a default?
configura manualmente os timmings na bios, se nao ficar estavel volta ao 5-5-5-5

pelo que vejo no teu my system tens os 4 slots ocupados, provavelmente foi por isso que a bios "mexeu" nos timmings

e nao te esqueças do 2T CPC Off(provavelmente até deve estar)

tipo em default é 4-4-4-12, e ja quando tinha apenas 1 kit segundo o CPU-Z estavam a 5-5-5-15...

podes dar uma breve descriçao do "2T CPC Off" so para saber o que é :P
 
os A64 939 só funcionem com 4 dimms a 2T, devido ao controlador de memoria integrado

nos AM2 nao tenho a certeza, mas por logica devem ser iguais

de 1T para 2T perde-se um bocado de memory bandwith

lembro-me de ter visto um site(há bastante tempo) onde explicavam tudo direitinho
o melhor que encontro agora é isto:
http://www.overclock.net/amd-memory/32605-1t-vs-2t-command-rate-there.html
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=92529

define os timmings manualmente na bios, e apenas mexes no comand rate(deve ser esse o nome do campo) se estiver 1T
se estiver auto ou 2T nao mexas
 
Última edição:
as memorias sao PC6400 @ 5-5-5-5 de fabrica...

podes é tentar ver se elas fazem os 800MHz a 4-4-4-4
provavelmente fazem, nem que tenhas de subir o vdim ate cerca de 2.0v
 
Back
Topo