Overclock asrock p4i65G p4-2.4 ajuda

bylipe

Power Member
Boas..

Desculpem mas eu sou novato nesta area e gostaria saber se é possivel fazer overclock com a asrock p4i65G soket 478 com P4 2.4. Gostaria de puxar um pco mais pelo processador. Nada de extremo é só mesmo um pco. tenho uma geforce 440 64ddr.. axam k com a board e processador k tenho valeria apena colocar uma nvidea 6600GT?
Obrigada.
 
Acho que é melhor investires num sistema PCI-E. Esse CPU já não dá para grande coisa.

Quanto ao overclocking, podes experimentar subir um pouco o FSB e veres até onde consegues ir, mas também não deves ir muito longe com essa board. Procura que existe muita informação por aqui e se tiveres alguma dúvida concreta, pergunta. :)

Cumps.
 
Acho que é melhor investires num sistema PCI-E. Esse CPU já não dá para grande coisa.

Quanto ao overclocking, podes experimentar subir um pouco o FSB e veres até onde consegues ir, mas também não deves ir muito longe com essa board. Procura que existe muita informação por aqui e se tiveres alguma dúvida concreta, pergunta. :)

Cumps.
Subir o FSB? Como?
 
A unica opçao k tinha na bios k eu pudesse alterar foi o bus speed k eu mudei de 133 para 150 o k me levou o processador de 2.40 para 2.71... e a trabalhar normal a temparatura situava-se nos 35graus e dp corri o evarest e pus em teste e o processador sempre a 100% nunca passou dos 50 graus... axam k ta bom assim? obigada
 
Bem o overclock do CPU não se resume ao FSB (que referes como bus speed).

Já vi que só vais lá assim :P
http://download.asrock.com/manual/P4i65G.pdf
páginas 22 a 25.

Quando leres e perceberes ± as opções diz que eu digo-te como optimizar isso.


Se pretendes comprar uma 6600GT nova, vai antes para uma 7600GS.

Boas.. obrigada pela paciencia.. Ja dei uma olhadela ao manual e sinto-me pronto para optimizar o sistema. O k tenho que fazer. Obrigada mais uma vez
 
Precisas de saber se tens DDR400, DDR333 ou DDR266!!!

Então cá vai:

CPU Frequency: para um pequeno teste, experimenta 143. Se houver algum problema (como corrupção de dados, o pc não arrancar, etc) não tenho culpa! (at your own risk)

Spread Spectrum: Disabled (esta funcionalidade cria instabilidade no overclock);

CPU Thermal Throttling: Enabled (recomendadíssimo, caso o cpu atinja temperaturas muito altas, mas penso que isso não deverá acontecer)

Hyper Threading: o teu cpu não tem isso; esta opção nem deve aparecer.

Chipset Configuration:

DRAM Frequency: 133 se tens DDR266, 133 se tens DDR333, 166 se tens DDR400.

No fundo, esta opção é apenas de aplicação de um divisor, considerando q o cpu tem um FSB de 133MHz:

DDR266: divisor 1:1 (133 do cpu:133 de RAM)
DDR333: divisor 4:5 (133 do cpu:166 de RAM, repara que 166/133~5/4)
DDR400: divisor 2:3 (133 do cpu:200 de RAM, 200/133~3/2)

Porque pôr DDR400 a 333MHz (166x2)?


Lembra-te que a relação CPU:RAM vai ser constante com a subida do FSB. Logo, ao subir a frequência do CPU, sobes a frequência da RAM, segundo o divisor.

Com o divisor 2:3, subindo o FSB para 143, a frequência da memória seria 3/2*143=214,5MHz.

Ou seja, estás a fazer simultaneamente overclock no cpu e nas memórias. Daí ser aconselhável baixar a sua frequência. Assim, se fizeres umas contas, poderás saber que, com memórias DDR400 e DDR333 seleccionado na BIOS, tens margem de overclock até (4/5*200=160MHz) de FSB. Claro que, quando passares os 160, deves baixar para 133 (DDR266), que dará margem de overclock até 200MHz de FSB.

No entanto, podes utilizar a "técnica dos divisores" para saber qual o overclock possível nas memórias para além de 200MHz (estou a considerar que tens DDR400).

Já agora: DDR400 - 400MHz efectivos: 2 x 200MHz reais (DDR = Double Data Rate)


Continuando com as opções:

Flexibility Option: Enabled (tenho quase a certeza que equivale ao PAT das Asus, por isso é sempre bom :), até porque Asus e ASRock pertencem à AsusTek)

Configure DRAM by SPD: Disabled :)

DRAM CAS# Latency: 2.5
DRAM RAS# Precharge: 3
DRAM RAS# to CAS# Delay: 3
DRAM Precharge Delay: 7

DRAM Burst Length: 4 (para performance), 8 (para estabilidade). Recomendo o 8 e, se tudo estiver estável, tentar o 4.

Init. Graphic Adapter Priority: Se tens placa AGP, a sequência deve ser [AGI/PCI/Onboard], sem placa AGP nem PCI, [Onboard/AGI/PCI]. Isto não tem nada a ver com overclock :)

Internal Graphics Mode Select: apesar de não ter nada a ver com overclock, se tens placa gráfica onboard (nem AGP nem PCI), deves pôr aqui 1/4 ou menos da memória RAM total.

(exemplo para quem tem 256MB de RAM: x < 1/4*256MB <=> x < 64)
 
Última edição:
Eu tambem possuo a mesma mb, alguem sabe se existem bios com mais opções do que a de origem e que funcionem nesta board? (por exemplo uma que de para mudar o multiplicador)

Obrigado
 
Eu tb tenho essa board e o processador p4 2.4 northwood, 24*100.
Estive hj a tentar fazer um oc nele tendo aumentado o bus de 100 para 112 mas apartir dai ele começou a não arrancar, já tentei as configurações acima escritas e nada resolve. O estranho é que me disseram que facilmente ele atingia os 3GHz e sou estou conseguindo uns 2.625GHz.
Será da RAM, pois só tenho 512 DDR266?

Alguem tem alguma sugestão.
 
Alterei algumas definições e consegui um bus de 113 (antes era de 112)

DRAM CAS# Latency: 2
DRAM RAS# Precharge: 3
DRAM RAS# to CAS# Delay: 3
DRAM Precharge Delay: 6

Ainda não confirmei ao certo qual a RAM que tenho mas tenho ppl ca de casa que tem RAM DDR400 vou experimentar a ver se consigo algo melhor.
 
A RAM afinal é DDR400 mas estive a ver a bios e nam é igual à do manual pois nam deixa seleccionar a RAM e aparece la como DDR266, vou ver depois se altero isto, mas será apenas quando o portatil voltar da assistencia pois nam posso ficar sem PC a funcionar a 100%
 
Boas, peço desculpa por estar a "desenterrar" este tópico mas queria dizer que com o meu CPU (P4 a 3.0) e a mesma board (ASR I65G) consegui atingir cerca de 3.6. Acima disso por vezes não arrancava e chegou mesmo a não carregar o Windows acima disso. Tenho memorias DDR 400 (2X512Mb) e um cooler Gigabyte 3D Rocket

Cumps
 
Pode ser que nao, segundo a Intel o cpu dele gasta de 1.25v a 1.4v a board faz os 1.4 a vontade de vez em quando tem picos de 1.55.

O meu gasta o mesmo e está a 3.5ghz.

Fonte

Em full a media da board é ~1.38 eu cheguei a ter estavel a 3.6ghz, so que nao me rendia tanto como a 3.5ghz, graças a ter que descer as rams.

Neste momento tenho as rams a 219 se subir para os 3.6ghz ficam praí a 180 depois nao rende ter o pc a esse clock
 
Back
Topo