overclock asus hd7870dcII

rpedro

Power Member
boas!

depois de ler um pouco sobre isto comecei a puxar pela minha 7870. estou a usar o afterburner

comecei aos poucos com voltagem em default (1.218) e cheguei a core clock 1200mhz e memory clock 1450mhz. li no guru que se deve colocar logo à partida o power limit em +20%. foi o que fiz. para ver se isto aguenta, 5m de unigine heaven 3.0 (47.1 fps e 1185 points) tudo no maximo e 3dmark 11 (7447 points) com maximos de 75º temp. li que para se ter uma ideia se os clocks aguentam com a voltagem definida basta fazer um benchmark em cada. ainda joguei mais um bocado de alan wake e bf3 sem problemas. como vi que nunca deu breaks nem artefactos e em vez de aumentar os clocks preferi baixar a voltagem para ter menos temp. cheguei a 1.200 e fiquei por ai.

1 - que devo fazer ou testes executar para ver se isto aguenta mesmo. é que acho estranho isto estar assim e não me aparecerem artefactos. devo jogar pelo menos uma hora?
2 - alguém tem experiência com esta placa?
3 - o que é e para que serve o power limit? devo-o ter mesmo ligado no max. 20%?
4 - uma outra coisa que vi e parece ser um bug é que no afterburner na monitorização na voltagem maxima aparece sempre um pico em cerca de 2segundos que chega aos 1.60v. pelo que li é um bug. alguém reparou?

agradeço ajuda e partilha de experiencias com esta placa
 
Joguei agora durante uma hora alan wake com tudo no maximo a 1100 core clock e 1300 memory clock com voltagem de 1.15?! menos 10ºC que a 1200/1450 1.20v.
 
sim, perfeitamente. agora estou a tentar baixar temps. ainda andam muito altas. 70º em load. por isso queria perceber o porque do power limit a 20% e se tem influencia nas temps
 
pelo que li vai buscar mais % de Watts pela board... se a gpu gasta 200w com os 20% activados consegue mais 40w. julgo ser isso.
agora não percebo para que é preciso mais watts na grafica, pensava que bastava subir a voltagem. e a minha placa deve dar bem para oc porque acabei de jogar 2h de alan wake a 1100mhz no core 1300mhz na memory com voltagem de 1.15v (o default é 1.219). a seguir ainda joguei meia hora de battlefield3. nenhum artefacto.

ando numa de baixar as temps ao pc agora que se aproxima o calor. já desliguei o HT na bios e baixei a voltagem do cpu para 1.225v. tudo ok para já, menos uns graus que espero conseguir.

a grafica é que é muito quente. mesmo com 1.15 de core as temps vão aos 71ºC passado duas horas de jogo. devia ser muito menos. tanto pelo que a ASUS anunciava para o DCII como por ter baixado a voltagem. não sei se terei o cooler da grafica demasiado apertado (li agures que havia uns problemas por causa disso na asus dcii) ou se pode ser má colocação na board já que ela fica com a traseira um pouco descaída por causa do peso. ou aiainda porque me saiu uma placa quente... não.

eu coloquei este topico com a esperança que o pessoal com esta placa trocasse experiências já que não vejo nada dedicado ao overclock da hd 7870.
 
eu não acho que seja normal apra essas temps. acho normal para voltagem de 1.2 para cima. consigo jogar a 1.15v com power limit a +20%. ponho isto a 0% e subo a voltagem para 1.17v. seria de esperar que tanto de uma forma ou de outra as temps fossem mais baixas que com a voltagem em default (1.219v). e pelo que estive a observar a placa nunca atinge os 100% em load no alan wake. não sei se é por ter reduzido a voltagem ou se é pelo jogo não pedir muita placa. tenho que observar isso com o bf3 e com benchmarks.

quando tiver mais tempo vou tirar a placa e ver se o cooler não está meio solto ou demasiado apertado.
 
Back
Topo