Overclock Asus P5E + Q6600 + GSKILL DDR2 PC8000 PQ 4GB

5nM9Pw1.jpg


Depois de andar aqui ás voltas, lá consegui :) agora é mais fácil para ti...

Neste momento está tudo em AUTO e os Spread Spectrum desativados. CPU a 3.0Ghz, FSB 333*9 , memórias a 1002Mhz e voltagem a 1.32v no CPU-Z.
 
PrOfTX7.jpg
cSFBHg9.jpg
Wrif4tu.jpg


Pronto, já consegues ver como está o meu PC em OC :) agora é dizeres o que tenho de fazer. Desculpa, pelos posts, mas não estou muito por dentro bda matéria. Aos poucos chego lá ;)

Se reparares na imagem das voltagens, selecionei o South Bridge Voltage e no canto superior direito tem lá os valores minimos(1.050V) e máximos(1.200v).
 
Última edição:
Sim, overclocking é muito à base de tentativa e erro..
Eu diria que já terás que entrar na casa dos 1,4V no Vcore
Experimenta só assim para já, a ver o efeito. 1,4 ainda não é nada de especial para estes processadores
 
HV5zxW6.jpg
BxMFeec.jpg
LS0zEnk.jpg


Está assim, como disseste! As memórias estão a 1007Mhz ou mudo para 1137Mhz?
Não mudo mais nada para já?

A voltagem no CPU-Z está a 1.36V.
 
Corri o prime95 e passados 2min deu este erro
[Sat Feb 13 19:43:02 2016]
FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
Self-test 512K passed!
Self-test 512K passed!

Voltei a correr o prime95 e o PC foi abaixo e reiniciou...
 
rarxM7Z.jpg


Como podes ver, corri o prime95 com o PC em default durante 5h e 40min e não deu nenhum erro.
Quanto tempo é necessário correr o prime95 para saber se o PC está estável?
 
Com o PC em default, corri o prime95 e não deu erro nenhum.

Mas quando corro o prime95 com o PC em OC a 3.4Ghz, FSB 378*9, memórias a 1007Mhz, Spread Spectrum desativados e o Vcore a 1.4v deu erro aos 2min e mais tarde tentei de novo e o PC foi abaixo e reinicou.

O que posso mudar mais? Para ver se isto fica estável a 3.4Ghz!!

Se calhar não reparaste nos meus posts anteriores
 
Ah! Peço desculpa, não reparei que tinhas testado em default! Pois, em default tem obrigação de não dar nenhum erro...
Quais são as opções que te aparecem no CPU RATIO CONTROL?
 
VGazjsD.jpg


Como podes ver na imagem, a opção está a branco e é "Ratio CMOS Setting". Está a 9!


Quando mudei a voltagem do "Vcore Voltage" para 1.4v no menu "Extreme Tweaker". Depois vou ao menu "Power" e dentro do menu "Hadware Monitor" o "VCORE Voltage está a 1.352v.
É assim?

Não sei se me fiz entender, mas se quiseres posso inserir as imagens!

Mais uma tentativa ao correr o prime95 e o PC foi abaixo e reiniciou.
 
Última edição:
Sim, isso eu sei! Mas agora o que fazemos para correr o prime95 e o PC não ir abaixo. Para ficar estável!! Se calhar temos que mexer em mais coisas...
Ah, não sabia o que era o Vdrop!
 
Se de 1,4V cai para 1,352V, terás que aumentar um bocadinho mais, experimenta entre 1,42 a 1,45 de modo a dar cerca de 1,38 no power monitor.
Se dá erros no prime, em princípio é CPU related, mas não invalida que não seja um outro parâmetro que necessite de afinação.
 
tfbiMZG.jpg
qAl3RKO.jpg
5lxMbIw.jpg


Como podes ver, já fiz o que mandaste! O VCORE no menu do "Power Monitor" varia entre 1.376v e 1.384v como podes ver nas imagens.

Agora vou correr o prime95 e depois digo algo.
 
1tNEU6x.jpg


Corri o prime95 duas vezes, na primeira vez ao fim de 30min o PC foi abaixo e reiniciou, na segunda vez apareceram esse erros ao fim de 24min, como vês na imagem.

Que faço? Aumento o Vcore?
 
Back
Topo