Overclock basico! Ajuda

mr_will

Power Member
Estou afim de fazer um over no meu pc, voltado para games, mas tem um problema, eu tenho pouquisimo conhecimento nessa area.
Teria como vcs me ajudarem, postando um link com algum programa ou um turtorial.

meu pc:
AMD semprom 3400+ ; geforce PCI-E 6600 ; 512 DDR ; 80 HD ; asus K8N4-E ; Rasoavel sistema de refrigeramento.

obs.: Verifiquei que quando jogo por algum tempo e utilizo as configurações máximas aceitadas pelo pc, a temperatura sempre fica no mínimo apresentando pouca oscilação.

Grato pela pasciencia

yes.gif
fun.gif
wave.gif

progress.gif
:tareon:
 
1ª regra do OC -> OC é na BIOS e não com programas.

2ª regra de OC -> As voltagens não são em Auto, informa-te sobre a voltagem do CPU e põe essa voltagem, de resto é tudo no minimo.

3ª regra de OC -> Nada de grandes saltos, faz aumentos de FSB no máximo de 10Mhz e no fim testa a estabilidade do sistema e corre orthos durante 8 horas.

4ª regra de OC -> certifica-te que tens uma fonte com boas linhas e que consiga debitar a potência extra, uma boa board, e que em 1:1 as mems conseguem acompanhar o CPU.


Isto são regras que eu sigo sempre a fazer OC. Cuidado com sistemas AMD. Bons OC's
 
já agora podias me dizer (consultando o CPU-z) a frequencia interna (FSB) que o CPU está a correr e o seu multiplicador?

é que não conheço muito bem os semprons
 
Vai a advanced settings ou qualquer coisa do genero e localiza o cpu clock ou fsb..onde estiver 200 é aí..e vais aumentando..

E o que o "The WolfMan" disse tb deves seguir.

cumps
 


Aeww
vlw pela ajuda
mas eu queria enxer mais um pouco o saco de vcs
isso eh o maximo q eu posso aumentar do processador sem comprometelo?
e da placa de video, posso alterara algo?

Obs.:coloquei ai a temperatura da CPU
Grato
 
Última edição:
o orthos é um programa que testa a estabilidade do CPU e RAMS: este stressa o teu CPU assim poderás também verificar as suas temperaturas
http://sp2004.fre3.com/beta/beta2.htm

a temp máxima desse CPU penso ser 85ºC
podes verificar com o CoreTemp 0.95

mas não convem subir muito acima dos 60/70ºC em FULL (poe o orthos a correr e irás descobrir a temperatura em FULL)
 
Vlw cara
consegui chegar a 2250.0MHz sem provacar aumento de temperatura

uauhahuahuahua
mas tem como fazer algum aumento de desempenho na placa de video?
 
o orthos é um programa que testa a estabilidade do CPU e RAMS: este stressa o teu CPU assim poderás também verificar as suas temperaturas
http://sp2004.fre3.com/beta/beta2.htm

a temp máxima desse CPU penso ser 85ºC
podes verificar com o CoreTemp 0.95

mas não convem subir muito acima dos 60/70ºC em FULL (poe o orthos a correr e irás descobrir a temperatura em FULL)

orthos é mais pa conroe..


Testa agora isso com prime95 e se correr 8h está estável.

Deves verificar as temps em load já que em idle e só aumentar frequencia não vais notar aumento de temperatura.

Para a gráfica vai aumentando e corre 3dmark05 e verifica se tem artefactos..

cumps
 
As temperaturas aumentam muito é quando se altera o vcore (voltagem do cpu)

Podes testar o aumento de rapidez do pc correndo o super pi por exemplo. Ao aumentar o FSB tambem aumentaste a frequencia da memoria. Tira um screenshot da parte das memorias no cpuz.
 

Esta ai
Mas como eu aumento o vcore, e tambem como aumento a frequencia da memoria?
A e quanto achas q eu posso aumentar de cada?
 
A frequencia do CPU e da Ram tem uma relação. essa tá na relação 1:1. Ou seja, trabalha a mesma velocidade. A as tuas mems trabalham a 200Mhz (DDR 400Mhz), como tá na relação 1:1, as mems tão agr a trabalhar a 230Mhz (DDR 460Mhz). Melhora a refrigeração das mems
 
hmm penso k nao!, se calhar esta kualker coisa mal, foi no 3dmrak o5 ou o6?

no 06 ainda se percebe agr no 05??nao me pareçe

mas os pros que digam
cumps
 
Back
Topo