Overclock, como?

DP86

Power Member
Boas eu tenho um p4 3.00 com 2x512DDR400 Kingston, MB asus p5gdc pro e uma gigabyte 6600 e gostaria de por aquilo mais rápido..
Alguem me pode ajudar a dizer qual a melhor maneira de fazer overclock na máquina?
Obrigado
 
Gráfica: Há tantos programas para a overclockar... Mas, para mim, o melhor é o ATI Tray Tools (não sei é se dá para placas Nvidia). Depois vem o RivaTuner (e este já dá para qualquer gráfica), outro grande programa.
Memória, não costumo overclockar muito... Limito-me a utilizar a bios, para o fazer. Não sei se há programas que o façam.
CPU, também utilizo a bios, e nunca precisei de mais...
Arranja é um programa que te monitorize tudo (temps, rpm, utilização, etc). recomendo vivamente o Everest Ultimate edition.
 
eu costumo clocar a gráfica com o VTunner2 que vem com a placa, mas antes de jogar, nunca a deixo sempre clocada. Faz mal estar sempre a altera-la?
Cumps e obrigado pelas dicas ;)
 
eu costumo clocar a gráfica com o VTunner2 que vem com a placa, mas antes de jogar, nunca a deixo sempre clocada. Faz mal estar sempre a altera-la?
Cumps e obrigado pelas dicas ;)

Bem... Por acaso nunca pensei nisso... E não faço ideia! Mas não deve fazer muito mal.Eu estou sempre a alterar-lhe a frequência do core e da memória, conforme entro para um jogo ou faço outra coisa qualquer.
Mas, realço mais uma vez, vê as temperaturas.... Em overclocks "normais", é a coisa mais importante, pelo menos nos cpu's (é que na gráfica antes de te preocupares com os ºC, preocupaste com os artefactos).
Com a tua gráfica, a partir dos 70ºC já é motivo de preocupação... Não é preciso mudar de cooler. Basta por a ventoinha no máximo (a minha, de uma X1600Pro, está em 48%, em default), e mudar de massa térmica (eu, só por mudar a massa térmica, para uma Arctic Silver Cèramique, baixou 10ºC).
O CPU também não devia passar daí, nem chegar lá...
As memórias não faço ideia. Nunca vi programas que a monitorizassem...
 
Qual a tua motherboard e fonte?

Se sopurtada podes brincar com o ClockGen, ou entao com o Set FSB.

Deves fazer os OC's na BIOS mas antes lê os tópicos em sticky, é para isso que eles lá estao, para quem nao tem muita experiência.

Para a gráfica brinca primeiro com o Nvidia CoolBits até ganhares mais experiência para outros vôos.

cumps
 
se começarem a aparecer artefactos nos jogos enquanto tens a grafica clockada é porque ta sobre-aquecimento.
nunca tive problemas com o clock da minha desde que a comprei, meti um zalman e corre a 5 estrelas clockada, quanto ao cpu ja queimei uma board graças a fraquinha fonte de alimentaçao...
é preciso tomares atençao as temperaturas, a tua board nao traz um programa para clockares? a minha trazia... mas eu clocko sempre pela bios.. é o mais seguro e certo.
quanto as memorias nao me aventuro a altera-las muito porque sao fraquitas...

usa o evarest pa veres as temperaturas e o cpuz para veres as velocidades ou so o evarest.

cumps ;)
 
bem a minha fonte sucka! é uma eurotech, que já vinha com a caixa.
a minha MB é uma Asus P5GDC PRO acho que n trazia nada para overclock.
a gráfica é uma gigabyte nvidea geforce 6600 silent pipes acho que n dá para por fans...( http://www.gigabyte.com.pt/Products/VGA/Products_Overview.aspx?ProductID=1218 )
Diogo Pontao - n percebi isso dos artefactos, isso é como?
o meu processador acho que é um 630 3.0
e o + MARADO do meu PC é que ontem o pc tava a entre 70 e 74 de Temp! visto na Bios!! DAmn!
 
Última edição:
bem a minha fonte sucka! é uma eurotech, que já vinha com a caixa.
a minha MB é uma Asus P5GDC PRO acho que n trazia nada para overclock.
a gráfica é uma gigabyte nvidea geforce 6600 silent pipes acho que n dá para por fans...( http://www.gigabyte.com.pt/Products/VGA/Products_Overview.aspx?ProductID=1218 )
Diogo Pontao - n percebi isso dos artefactos, isso é como?
o meu processador acho que é um 630 3.0
e o + MARADO do meu PC é que ontem o pc tava a entre 70 e 74 de Temp! visto na Bios!! DAmn!

OMFG... Algo está muito mal com o cooler do cpu, ou então é os sensores da board que estão marados...

70ºC na bios? Quando estás na bios, o cpu não faz esforço nenhum. Então, num jogo pesado, que utilize muito o cpu, as temps devem estar perto do ponto de ebulição, não? Ainda o tempo está frio... Eu tenho também um P 4 3.0ghz, mas o P530... Na bios, o quando o estou a utilizar pouco, está a uns 35ºC. No máximo, agora chega aos 47ºC, em full. E tenho apenas o cooler que vinha em stock, e a 2500rpm (chega às 3500)...

Se perceberes alguma coisa do assunto, tira o cooler do cpu, limpa muito bem a massa térmica que lá está (caso não tenhas nada melhor, podes utilizar álcool. Mas nunca utilizes algo á base de óleo) e põe uma pequena, fina e lisa camada de massa térmica de jeito. Utiliza uma Arctic Silver, que são das melhores (atenção, nunca utilizes massa térmica condutora de electricidade).
Volta a por cuidadosamente o cooler, e depois de te certificares que está tudo bem, liga o pc e vai logo à bios...

Todas as motherboards dão para fazer overclock, ou melhor ou pior. E não precisam de nenhum programa - o OC ao CPU e à ram dá para fazer na bios. Éla é bem pequena, explora um pouco, até achares. E não mexas onde não sabes o que vai fazer. Ah, e qual é a bios?

A gráfica dá sempre para novos coolers - basta retirares o velho. Mas, se puseres uma simples ventoinha a mandar ar para onde o cooler da gráfica está, ajuda bastante. Mas, afinal, quais são as temps da gráfica nas várias situações?

Os artefactos são pequenas corrupções gráficas, tipo pontos pretos, efeito granulado, etc. Qualquer maravilha que não seja normal.

Diogo Pontao, os artefactos não são exclusivos da temperatura. A minha gráfica, originalmente, chegava aos 76ºC, sem oc. E não tinha nenhum artefacto. Depois mudei-lhe a massa térmica, e já não passa dos 70ºC, mesmo em overclock de 20% no core e na memória. E se puser a fan no máximo, não passa dos 65. No entanto, se overclockar de mais, e mesmo sem que a temperatura chegue aos 70ºC, apresenta artefactos. Por isso, acho que o que disseste está incorrecto.
cUMPS
 
Boas, hoje de manhã dei uma escapadela á infosom n sei se sabem qual é a loja e comprei uma fonte mais bakana para ajudar :) uma LC power 420w super silent c/ fan de 14cm :D acho k é fixe.
lol
comprei tb uma bisnaga de massa térmica normal :) akelas pekeninas que custam 1€ e tal.. pode ser essa?
Em relação á gráfica, de origem já n leva fan! podes ver kual é a gráfica pelo URL do meu post anterior, sekalhar deve de dar para adaptar alguma, se for esse o caso, vou ter k procurar uma fan :) sp melhora a temperatura do interior da caixa :)

Em relação aos OC´s , eu sempre os fiz na bios, mas pus sempre de 3000 para 3200 lol coisa pouca, mas ainda dava para evitar uns breaks k por vezes davão.. lOlL

em relação á BIOS n te sei dizer kual é a versão.. n entendo nada disso .. e n actualizo akele PC á mais de 7 meses pk cortei a net lá, ams dentro de pouco tempo vai voltar =D hehe

tenho aki o link tb da minha MB, será que é boa para fazer OC ou nem por isso?.. se for boa posso tentar fazer até 3.5 se n eskeço isto tudo lololl
´3.5 pra vcs n deve de ser nada mas tenho medo de mandar 100 e tal euros pó caixote!:wvsore:
 
Última edição:
Boas, hoje de manhã dei uma escapadela á infosom n sei se sabem qual é a loja e comprei uma fonte mais bakana para ajudar :) uma LC power 420w super silent c/ fan de 14cm :D acho k é fixe.
lol
comprei tb uma bisnaga de massa térmica normal :) akelas pekeninas que custam 1€ e tal.. pode ser essa?
Em relação á gráfica, de origem já n leva fan! podes ver kual é a gráfica pelo URL do meu post anterior, sekalhar deve de dar para adaptar alguma, se for esse o caso, vou ter k procurar uma fan :) sp melhora a temperatura do interior da caixa :)

Em relação aos OC´s , eu sempre os fiz na bios, mas pus sempre de 3000 para 3200 lol coisa pouca, mas ainda dava para evitar uns breaks k por vezes davão.. lOlL

em relação á BIOS n te sei dizer kual é a versão.. n entendo nada disso .. e n actualizo akele PC á mais de 7 meses pk cortei a net lá, ams dentro de pouco tempo vai voltar =D hehe

tenho aki o link tb da minha MB, será que é boa para fazer OC ou nem por isso?.. se for boa posso tentar fazer até 3.5 se n eskeço isto tudo lololl
´3.5 pra vcs n deve de ser nada mas tenho medo de mandar 100 e tal euros pó caixote!:wvsore:

Massa térmica, em bisnaga, de 1€??? Dinheiro para o lixo... Mais valia teres-me pago um whiskey... Então a massa térmica que tens no cpu, provavelmente, não presta... E estás a pensar por lá outra igual ou pior? Compra mas é uma Arctic Silver... Custam uns 5€ por um tubo de 1.5g, salvo erro.
Sim, eu sei que não dá para por uma fan na gráfica... Mas podes por uma fan em qualquer sítio da caixa, a mandar para lá ar. Ou podes trocar de cooler.
Overclocks, enquanto não resolveres os problemas das temps, é melhor nem sequer tentares...
Não sei se a tua motherboard é boa ou má para oc... Massete estása referir a um oc de 3.5%, então é pouquíssimo; 3.5ghz não é muito, mas para começar, acho que chega, pelo menos até "domares" bem isso...
 
Última edição:
boas noticias! após desinstalar e instalar o Everest UEdition 3 vezees á 4ª vez já deu pra ver as temperaturas todas!! =D
e com a massa fikei a 46graus em IDLE!!! Beeem contente! lololol
fiz um pekeno OC para 3.2 e ***** coisa, aumentei a Volt do FSB (acho k foi essa) para 1.47 estava 1.41 (n sei se faz diferença) agora só m falta fazer o teste de estabilidade.
Mas acho que ainda tenho um problema... o CPU em full fika +/- a 75º ... ainda é mto em full n é?
já agora o proc é um prescot, já vi alguem escrever k esses processadores akecem muito.. mas será esta temperatura em Full normal?
Cumps ;)
~
Alguem me sabe dizer onde encontro coolers para a minha 6600?
sTYGIUSfALCO - Tenho uma fan no fundo da caixa a assoprar para a gráfica.. mas so apanha metade pk a placa de som tapa um bokado da gráfica ..
~
Puz tb uma fan de 12 a puxar ar do precessador...
Colokei-a na parte de fora da "tampa" da caixa..
 
epa
vamos por partes

o everest não me parece..a mim...a melhor maneira de ver as temps
mas safa....
talvez um speedfan faça um melhor trabalho

quanto ao prescot...bem....aquela expressão "burn motherfucka burn" ganha um novo sentido com esses cpus

eu tenho um a bulir a posso-te dizer que so com a mudança de airflow na caixa e com um cooler TT 775 de 20 euros passei de 75ºc em full para uns modestos 48ºc.....agora.....55ºc no verão

deixo-te umas pics do que fiz ao meu para arrefecer o animal sem empenhar a bilha em coolers xpto





podes seguir aqui o tópico todo.......a minha caixa ferve

cumps
 
pois.. acho que foi no teu tópcio k li akilo do processador.. lolol ;)
podes me mostrar o teu cooler sff? :)
~
ESKECE JÁ VI ALI NA FOTO.. N TAVA A REPARAR ;)
~
hoje vou tirar umas fotos ao mu pra veres.. pode ser?
 
boas,
novidades :D
~caixa nova - ThermalTake Soprano ;)
~Novo cooler para 6600
~Massa térmica (MX-1 ) que vem c o cooler da gráfica e ponho tb no processador processador ;)

Com isto tudo consegui baixar a temperatura em idle para 34º :D
a ver se logo tiro mais umas fotos ;)
Cumps
 
Última edição:
isso não é correcto

na bios o cpu apresenta uma carga ai de 60 ou 70%

Verdade??? Peço desculpa, se de facto assim é... Mas, já agora, como é que sabes?

Eu disse que o processador não devia estar a fazer esforço nenhum quando andamos na bios por causa da temperatura.
Em iddle, a temperatura do meu cpu é de (agora, no Inverno) 32-35ºC... Ora, quando estou na bios, ela é de 32-37ºC... E nunca passa daí... E o cooler está nas mesmas rpm. Se, de facto, o cpu estar com uma utilização de 60-70%, as temps não deveriam ser muito superiores? É que, se estiver num jogo que "coma" 60-70% do cpu, a temperatura dele sobe para os 45-47ºC...
Como se explica então isto?
 
Back
Topo