1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock = Corrupt Hard Disk

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por d2, 19 de Novembro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1681)

1. d2

d2 Power Member

Boas

Ha uns dias atras fiz OC à minha gear. Pus os settings, fiz Save & Exit.. vou a entrar no windows e diz-me que tenho um ficheiro qq no system32 corrompido. Fiz chkdsk e tal.. funcionou tudo mas fiquei com alguns problemas.

Mais tarde nesse dia tentei aumentar o clock para 4.2ghz... provavelmente mexi tambem no VFSB e VNB. Save & Exit ---> Windows corrompido... desta vez tive que formatar pq fiquei sem drivers de som.

Hoje, como estou com um OC modesto, decido ir à bios baixar o VFSB, o VNB e o VDIMM. Save & Exit.. boom... windows com o crl :S

Eu sei que se o clock do PCI for alterado pode causar isto nos discos. Mas o meu nunca saiu dos 100! Hoje apenas baixei voltagens e isto aconteceu-me! Qual acham que é a possivel causa? É quase de certeza problema da board e nao do disco, certo?

Asus P5Q
    Hitachi 320Gb Sata II

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Sim o problema não é do disco, quando em overclock, a informação pode ficar danificada devido ao overclock, e o disco acaba por receber um comando de gravação no local errado....

Ainda ontem estive no MSN com um friend a tentar recuperar a RAID 0 que berrou quando arrancou com overclock.... Pelo que me tenho apercebido as RAID 0 são mais senciveis... Pelo menos as PCI-X e PCI...

É normal, mas no teu caso parece haver qualquer coisa fora do normal, acontecer assim tanta vez, parece bruxaria.

EDIT:
    Tenho uma board dessas, P5Q-Deluxe, faz-me 460Mhz rock solid sem mexer nas voltagens com um Q9300. Faz mais, mas.... tenho medo das bruxas.....
    Muito boa board!

3. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

não sei porque mas eu aposto mais em algum problema com as memorias...estão em default ou com OC?

4. d2

d2 Power Member

As memorias tao com um ligeiro OC... tao a 844mhz em vez de 800... nada de especial.

Pessoal eu ontem so desci as voltagens e isto aconteceu outra vez... ou seja nao fiz "overclock" a nada. Wtf?

5. ||Red_Evil||

ora experimentar lá tirar o OC nas mems e meter a voltagens default delas.

6. d2

d2 Power Member

Tiro o OC, meto a voltagem stock e como é que vejo se ta tudo bem?

Alem disso repara.. o meu sistema funciona todo bem... somente quando faço alguma alteraçao na bios e' que o windows berra. Eu agora tou com o OC normal e ta a funcionar tudo ok.

7. ||Red_Evil||

eu tive uma vez um problema assim, cada vez que mexia em alguma coisa na bios, que directamente ou indirectamente tivesse relacionado com as mems, o SO passava-se e nem sequer conseguia entrar (se formatasse dava sem problemas), mas mems eram umas geil, se tirasse o OC nelas funcionava sempre sem problemas, experimentei outras rams com OC e tambem funcionava sem problemas.

acabei por concluir que seria algum problema com aquelas rams que tivesse a causar uma incompatibilidade...

mas pode ou não ser o teu caso claro, foi apenas uma opiniao :)

8. d2

d2 Power Member

Se for das mems a unica hipotese é estar relacionado com a voltagem... pq quando eu mexo do clock do FSB (que tambem as afecta, em 1:1) elas nao se queixam...

Eu ontem so baixei a voltagem delas. Sera possivel que elas se passem da cabeça sempre que mudo o VDIMM?

Nao tenho é muita vontade de testar isso, pq ja sei que o windows vai berrar.. e mais tarde ou + cedo vou ter ke formatar lol..

Numa das vezes em que fiquei sem windows, fiz chkdsk e ficou a funcionar tudo menos os drivers de som (nao dava pa instalar...).

Eu como tinha o windows assim e tinha de formatar, decidi continuar a testar settings de OC.. E sei que andei a mexer nas voltagens todas, fsb's, etc... e o windows (embora danificado) nao teve problemas em arrancar.

Nao sei o que se passa :005:

Crazy Inside sempre em altas, muito bom.

Última edição pelo moderador: 20 de Novembro de 2008
  9. d2

d2 Power Member

Update.

Tava a instalar um trial do warcraft e tava sempre a dar-me um erro, mas em diferentes alturas da instalaçao. Saquei outro trial diferente e deu-me o mesmo problema. Numa das vezes o computador ate bloqueou.

Achei que era das memorias... resolvi tirar a slot 2 e ja consegui instalar tudo bem.

A minha questao é: tendo em conta os problemas relatados acima, acham que pode ser falta de voltagem (tenho isto a 1.82v ou 1.84v @ 843MHz)? Ou acham que deve ser problema desta placa de ram? Qual a melhor maneira de testar?

Outra coisa: para evitar que isto me dê cabo do windows ao alterar as voltagens, acham que é suficiente desligar o disco, alterar a voltagem, voltar a ligar o disco e fazer boot?

10. ||Red_Evil||

quais são as rams mm? acho essa voltagem pouco, as minhas estão a 2.0v lol

PS: eu disse que era algo nas memorias :p

11. d2

d2 Power Member

Ya, provavelmente tinhas razão.

Sao umas 2 x 2GB Geil Black Dragon DDR2 PC6400. Elas funcionam de 1.80v ate 2v. O overclock é so de 44MHz.

PS: A temperatura da minha board e da grafica baixou uns graus... sera normal que uma placa de RAM a menos faça tanta diferença?

12. ||Red_Evil||

não deveria fazer assim tanta diferença, estamos a falar de quantos graus? 1 ou 2 ainda era normal.

Experimenta meter a 2v, a ver se acontece o mesmo

13. d2

d2 Power Member

A minha board costuma estar a 30 (min 29)... baixou para 27 (min 26)
    O GPU costuma estar em idle a 46/47.. baixou para 43 (min 42)

Nao posso testar agora.. tou a fazer um download. Mas isso nao serao volts a mais? Sera que 1.90 chegam?
    E quanto à cena de me danificar o windows... achas que desligar o disco, alterar o VDIMM e voltar a ligar o disco, evitará isso?

14. ||Red_Evil||

se elas suportam até 2v, não há risco nenhum em estarem a 2v, ainda por mais elas estão com OC (mesmo que pouco)

Quanto à questão do SO, humm não sei, tens que experimentar, com um bocado de sorte...

15. d2

d2 Power Member

Qual é o melhor metodo para testar a RAM? Um que seja relativamente rapido e quase "infalivel".

16. infected_

infected_ Power Member

costumo usar o memtest86+....

17. RenatoFaria

RenatoFaria Power Member

Tenho quase a certeza que é problema das memorias! A dias tava a acontecer-me parecido, e nao tava a perceber o que era.. um mes depois uma memoria avariou.

18. d2

d2 Power Member

Após varios testes com memtest86 v2.10:

Eu estava a usar o Dimm A1 e Dimm B1 (os amarelos) pq segundo o manual da Asus devem-se usar estes para melhorar a "overclocking capability".

Testei somente com Dimm A1: Passou o teste
    Testei com Dimm A1 e Dimm B1: Erros
    Aumentei a voltage para 1.90: Erros
    Aumentei a voltage para 1.98: Erros
    Testei Dimm A1 e Dimm B1 SEM Overclock: Passou o teste

Por fim experimentei usar so' o Dimm A1 e A2 (single channel?). Passou sem erros no teste.

Vou deixar isto assim, I guess.
    Ja agora, antes dos testes desliguei o disco. So o voltei a ligar depois de terminados e o windows ta impecavel.

Cheers e obrigado a todos.

19. tuniq

tuniq What is folding?

Espero que nao seja nenhuma estupidez, mas não será da fonte ?

20. yahh

yahh I folded Myself

Não é nada 1.8v até 2v. É 2v para 800mhz 4-4-4-12 ou 1.8v para 5-5-5-15.

O que tu tens é falta de volts na ram. Claramente.

Sobe os volts a ver. 2.1v é na boa, 2.15 ou 2.2v também.
    Isso é PCB 8-layer e IC's rated até 2.4v (obviamente não é acobselhável ir aos 2.4v sem cooling adicional).

E ja agora, experimenta a subir o Northbridge Voltage um bocadinho também.

Por acaso não tens nenhuns timmings marados postos, pois não?

Também pode ser. Demasiada variação da voltagem numa das linhas pode fazer as memórias comportarem-se de maneira parva. Não tenho é a certeza se é a dos 3.3v ou a dos 5v... pelo menos tenho a ideia que para ram não é a dos 12v.

Última edição: 20 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página