Overclock = Corrupt Hard Disk

d2

Power Member
Boas

Ha uns dias atras fiz OC à minha gear. Pus os settings, fiz Save & Exit.. vou a entrar no windows e diz-me que tenho um ficheiro qq no system32 corrompido. Fiz chkdsk e tal.. funcionou tudo mas fiquei com alguns problemas.

Mais tarde nesse dia tentei aumentar o clock para 4.2ghz... provavelmente mexi tambem no VFSB e VNB. Save & Exit ---> Windows corrompido... desta vez tive que formatar pq fiquei sem drivers de som.

Hoje, como estou com um OC modesto, decido ir à bios baixar o VFSB, o VNB e o VDIMM. Save & Exit.. boom... windows com o crl :S

Eu sei que se o clock do PCI for alterado pode causar isto nos discos. Mas o meu nunca saiu dos 100! Hoje apenas baixei voltagens e isto aconteceu-me! Qual acham que é a possivel causa? É quase de certeza problema da board e nao do disco, certo?

Asus P5Q
Hitachi 320Gb Sata II
 
Sim o problema não é do disco, quando em overclock, a informação pode ficar danificada devido ao overclock, e o disco acaba por receber um comando de gravação no local errado....

Ainda ontem estive no MSN com um friend a tentar recuperar a RAID 0 que berrou quando arrancou com overclock.... Pelo que me tenho apercebido as RAID 0 são mais senciveis... Pelo menos as PCI-X e PCI...

É normal, mas no teu caso parece haver qualquer coisa fora do normal, acontecer assim tanta vez, parece bruxaria.

EDIT:
Tenho uma board dessas, P5Q-Deluxe, faz-me 460Mhz rock solid sem mexer nas voltagens com um Q9300. Faz mais, mas.... tenho medo das bruxas.....
Muito boa board!
 
As memorias tao com um ligeiro OC... tao a 844mhz em vez de 800... nada de especial.

Pessoal eu ontem so desci as voltagens e isto aconteceu outra vez... ou seja nao fiz "overclock" a nada. Wtf?
 
ora experimentar lá tirar o OC nas mems e meter a voltagens default delas.

Tiro o OC, meto a voltagem stock e como é que vejo se ta tudo bem?

Alem disso repara.. o meu sistema funciona todo bem... somente quando faço alguma alteraçao na bios e' que o windows berra. Eu agora tou com o OC normal e ta a funcionar tudo ok.
 
Tiro o OC, meto a voltagem stock e como é que vejo se ta tudo bem?

Alem disso repara.. o meu sistema funciona todo bem... somente quando faço alguma alteraçao na bios e' que o windows berra. Eu agora tou com o OC normal e ta a funcionar tudo ok.

eu tive uma vez um problema assim, cada vez que mexia em alguma coisa na bios, que directamente ou indirectamente tivesse relacionado com as mems, o SO passava-se e nem sequer conseguia entrar (se formatasse dava sem problemas), mas mems eram umas geil, se tirasse o OC nelas funcionava sempre sem problemas, experimentei outras rams com OC e tambem funcionava sem problemas.

acabei por concluir que seria algum problema com aquelas rams que tivesse a causar uma incompatibilidade...

mas pode ou não ser o teu caso claro, foi apenas uma opiniao :)
 
Se for das mems a unica hipotese é estar relacionado com a voltagem... pq quando eu mexo do clock do FSB (que tambem as afecta, em 1:1) elas nao se queixam...

Eu ontem so baixei a voltagem delas. Sera possivel que elas se passem da cabeça sempre que mudo o VDIMM?

Nao tenho é muita vontade de testar isso, pq ja sei que o windows vai berrar.. e mais tarde ou + cedo vou ter ke formatar lol..

Numa das vezes em que fiquei sem windows, fiz chkdsk e ficou a funcionar tudo menos os drivers de som (nao dava pa instalar...).

Eu como tinha o windows assim e tinha de formatar, decidi continuar a testar settings de OC.. E sei que andei a mexer nas voltagens todas, fsb's, etc... e o windows (embora danificado) nao teve problemas em arrancar.

Nao sei o que se passa :005:

Crazy Inside sempre em altas, muito bom.
 
Última edição pelo moderador:
Update.

Tava a instalar um trial do warcraft e tava sempre a dar-me um erro, mas em diferentes alturas da instalaçao. Saquei outro trial diferente e deu-me o mesmo problema. Numa das vezes o computador ate bloqueou.

Achei que era das memorias... resolvi tirar a slot 2 e ja consegui instalar tudo bem.

A minha questao é: tendo em conta os problemas relatados acima, acham que pode ser falta de voltagem (tenho isto a 1.82v ou 1.84v @ 843MHz)? Ou acham que deve ser problema desta placa de ram? Qual a melhor maneira de testar?

Outra coisa: para evitar que isto me dê cabo do windows ao alterar as voltagens, acham que é suficiente desligar o disco, alterar a voltagem, voltar a ligar o disco e fazer boot?
 
Update.

Tava a instalar um trial do warcraft e tava sempre a dar-me um erro, mas em diferentes alturas da instalaçao. Saquei outro trial diferente e deu-me o mesmo problema. Numa das vezes o computador ate bloqueou.

Achei que era das memorias... resolvi tirar a slot 2 e ja consegui instalar tudo bem.

A minha questao é: tendo em conta os problemas relatados acima, acham que pode ser falta de voltagem (tenho isto a 1.82v ou 1.84v @ 843MHz)? Ou acham que deve ser problema desta placa de ram? Qual a melhor maneira de testar?

Outra coisa: para evitar que isto me dê cabo do windows ao alterar as voltagens, acham que é suficiente desligar o disco, alterar a voltagem, voltar a ligar o disco e fazer boot?

quais são as rams mm? acho essa voltagem pouco, as minhas estão a 2.0v lol

PS: eu disse que era algo nas memorias :p
 
Ya, provavelmente tinhas razão.

Sao umas 2 x 2GB Geil Black Dragon DDR2 PC6400. Elas funcionam de 1.80v ate 2v. O overclock é so de 44MHz.

PS: A temperatura da minha board e da grafica baixou uns graus... sera normal que uma placa de RAM a menos faça tanta diferença?
 
Ya, provavelmente tinhas razão.

Sao umas 2 x 2GB Geil Black Dragon DDR2 PC6400. Elas funcionam de 1.80v ate 2v. O overclock é so de 44MHz.

PS: A temperatura da minha board e da grafica baixou uns graus... sera normal que uma placa de RAM a menos faça tanta diferença?

não deveria fazer assim tanta diferença, estamos a falar de quantos graus? 1 ou 2 ainda era normal.

Experimenta meter a 2v, a ver se acontece o mesmo
 
A minha board costuma estar a 30 (min 29)... baixou para 27 (min 26)
O GPU costuma estar em idle a 46/47.. baixou para 43 (min 42)

Nao posso testar agora.. tou a fazer um download. Mas isso nao serao volts a mais? Sera que 1.90 chegam?
E quanto à cena de me danificar o windows... achas que desligar o disco, alterar o VDIMM e voltar a ligar o disco, evitará isso?
 
A minha board costuma estar a 30 (min 29)... baixou para 27 (min 26)
O GPU costuma estar em idle a 46/47.. baixou para 43 (min 42)

Nao posso testar agora.. tou a fazer um download. Mas isso nao serao volts a mais? Sera que 1.90 chegam?
E quanto à cena de me danificar o windows... achas que desligar o disco, alterar o VDIMM e voltar a ligar o disco, evitará isso?

se elas suportam até 2v, não há risco nenhum em estarem a 2v, ainda por mais elas estão com OC (mesmo que pouco)

Quanto à questão do SO, humm não sei, tens que experimentar, com um bocado de sorte...
 
Tenho quase a certeza que é problema das memorias! A dias tava a acontecer-me parecido, e nao tava a perceber o que era.. um mes depois uma memoria avariou.
 
Após varios testes com memtest86 v2.10:

Eu estava a usar o Dimm A1 e Dimm B1 (os amarelos) pq segundo o manual da Asus devem-se usar estes para melhorar a "overclocking capability".

Testei somente com Dimm A1: Passou o teste
Testei com Dimm A1 e Dimm B1: Erros
Aumentei a voltage para 1.90: Erros
Aumentei a voltage para 1.98: Erros
Testei Dimm A1 e Dimm B1 SEM Overclock: Passou o teste

Por fim experimentei usar so' o Dimm A1 e A2 (single channel?). Passou sem erros no teste.

Vou deixar isto assim, I guess.
Ja agora, antes dos testes desliguei o disco. So o voltei a ligar depois de terminados e o windows ta impecavel.

Cheers e obrigado a todos.
 
Ya, provavelmente tinhas razão.

Sao umas 2 x 2GB Geil Black Dragon DDR2 PC6400. Elas funcionam de 1.80v ate 2v. O overclock é so de 44MHz.


Não é nada 1.8v até 2v. É 2v para 800mhz 4-4-4-12 ou 1.8v para 5-5-5-15.

O que tu tens é falta de volts na ram. Claramente.


Sobe os volts a ver. 2.1v é na boa, 2.15 ou 2.2v também.
Isso é PCB 8-layer e IC's rated até 2.4v (obviamente não é acobselhável ir aos 2.4v sem cooling adicional).

E ja agora, experimenta a subir o Northbridge Voltage um bocadinho também.

Por acaso não tens nenhuns timmings marados postos, pois não?


Espero que nao seja nenhuma estupidez, mas não será da fonte ?

Também pode ser. Demasiada variação da voltagem numa das linhas pode fazer as memórias comportarem-se de maneira parva. Não tenho é a certeza se é a dos 3.3v ou a dos 5v... pelo menos tenho a ideia que para ram não é a dos 12v.
 
Última edição:
Back
Topo