Overclock CPU e GPU

Instalar MSI Afterburner, e Intel XTU.
No Intel XTU vais fazer undervolt ao cpu para não aquecer tanto, e talvez tenhas dois multiplicadores que possas subir, muitos processadores permitem isso, é basicamente 200Mhz grátis que tens caso uses o XTU, e o undervolt, começa ai com uns 40mv a MENOS na cache e no cpu e vai testando a estabilidade, o pc fica mais fresco, e ganhas mais margem de manobra tanto para OC como para não teres throttle por aquecimento.

No MSI Afterburner, podes fazer OC á gráfica, estás limitado a +135Mhz de core clock e na vRAM não sei se tem limite ou não.
Começa por subir uns 40Mhz no core e outros 40Mhz na RAM/Memory, e vai testando dai para cima.

Já agora, modelo do pc sff.
 
Intel XTU funciona em todos os cpu's, simplesmente conforme a geração tens mais ou menos opções.
Não vais fazer overclock nenhum ao cpu porque é impossivel, vais fazer undervolt.
 
Já agora aproveitando o tópico , para dar undervolt uso estes dois parâmetros , são os únicos que dão para alterar também .

Captura_de_Ecr_8.png
 
Aqui.

Os passos serão os mesmos para ti.

Provavelmente não consegues baixar tanto como nesse tutorial porque já tens um ULV (Ultra Low Voltage). Começa por baixar 10mV, faz stress ao CPU e vês se fica estável. Se estiver, baixas mais 10 e repetes até que deixa de ficar (BSOD, reiniciar, freezar, etc). Usas o valor mais elevado em que o PC fica estável.
Para verificar a estabilidade faz stress tests de pelo menos 15min (eu uso o StressMyPC).

Ninguém te consegue dizer valores ao certo, porque pode acontecer em dois processadores iguais num só conseguires baixar 10mV e no outro 50mV, é preciso ter "sorte".

O UnderVolt não reduz o desempenho.
 
Overclock e Undervolt não resulta muito bem porque ao fazer undervolt estás a tirar "voltagem", que aproveitarias com overclock. Ou seja, se fizeste UV ao mínimo estável que conseguiste, se fizeres OC vai ficar instável. Aliás, OC nesse processador nem me parece que seja possível, mas posso estar a dizer asneiras.
O mesmo se aplica à gráfica.
 
E qual seria o objetivo de dares OC na Intel? Terá sempre pior desempenho do que a 940M.
Se tens OC NVIDIA e não passas essas temps, não te aventures com UV em cima, porque acredita que tens temps muito boas.
Além disso, tal como para o CPU, OC+UV na gráfica não vai resultar muito bem. Se pretendes reduzir as temps da GPU, baixas o OC, que pouca diferença de performance notas, e a temperatura baixa consideravelmente.
Para baixares temperaturas em geral, abres, limpas e metes uma boa massa térmica, que as de origem são em geral de baixa qualidade.
 
Na gráfica dedicada(Nvidia) não dá para mexer na tensão..
E no cpu não podes fazer OC nenhum porque é locked, logo é undervolt no cpu para ficar mais fresco, e OC na gráfica e pronto.
 
Boas aproveito o topico e pergunto, no XTU já tenho o meu 6440hq a -90mv gostaria de saber se há algo que possa fazer para melhorar a performance (quando o problema da temperatura estiver resolvido) que parece ser insuficiente para o meu uso. Os multiplicadores estão bloqueados, os mhz do core tambem só dá para descer. Só aparece os Amperes do Turbo boost e isso, mas eu não percebo para que servem.
 
Back
Topo