1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock CPU Q9300 @ Asus P5N-D

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por bveiga, 10 de Dezembro de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 1364)

1. bveiga

bveiga Power Member

Boas!
    Este é o meu primeiro post, e é claro, é para cravar ajuda! :cool:
    Quero fazer um overclock ao meu CPU pelo menos para experimentar a ver se vale a pena ou se começo já a juntar dinheiro para comprar um CPU novo.
    A maquina é a seguinte:

- intel core 2 quad q9300 2.5 (cooler H60)
    - motherboard asus P5N-D
    - G.SKILL 4GB (2 x 2GB) 240-Pin DDR2 SDRAM DDR2 800 (PC2 6400)

Já experimentei várias settings na BIOS que encontrei na net por malta q diz que o cpu deles está bastante estável a 3.4 e até mais!
    Também já experimentei aumentar e baixar a voltagem do cpu e fazer alguns teste de stress mas o melhor que consegui foi um erro aos 20 min com o prime95, com o cpu a 3.1.
    As temperaturas estavam altas, 80º e 90º durante o teste de stress (pelo menos acho que são altas, ainda por cima com um H60 novo a funcionar).
    Com o CPU a 3.1 até experimentei jogar um bocado (BF3). A fluidez do jogo estava esquisita e tinha brakes, e passados uns 30 min o pc desligou-se!! (medo)
    Alguém tem alguma configuração ou método para me aconselhar a por isto estável?!
    Há quem diga que estes processadores até aguentam bastante "abuso" de voltagem, há quem diga que não vale a pena sequer mexer...

Obrigado desde já.
    Cumprimentos.

2. bveiga

bveiga Power Member

Nem uma dica ?!
    Vá lá malta do overclock, ajudem lá !! :(

3. jonyyyy95

jonyyyy95 Power Member

O OC nunca é igual para ninguem. Tens que ir exprimentando frequecinas a x voltagem e ir subindo aos poucos.
    Atenção ás memórias que vão subindo com o cpu e fica atento ás temperaturas...

4. bveiga

bveiga Power Member

Certo, o problema é não sei bem o que devo aumentar e o que devo baixar!
    Começo por onde?!

5. FabioMitra

FabioMitra Power Member

para começar colocas as memorias em 667
    metes o pcie bloquiado a 100
    se a tua board deixar escolher o multiplicador do cpu mete no maximo

Qual o fsb e o multiplicador desse cpu?

6. bveiga

bveiga Power Member

Obrigado FabioMitra pela dica.
    O pcie já está bloqueado a 100.
    O CPU pode ter o multiplicador a 5x, 6x e 7.5x. Não me lembro se posso escolher ou se isso é auto. Penso que seja isso que estás a perguntar.
    O FSB do q9300 é 1333.
    Quanto às memórias aquilo torna-se confuso porque tem várias opções, podem estar linked/unliked. Posso aumentar para 667, mas de 400 para 667 não é muito?!

7. Roast

Roast Power Member

se fizeres o CPU antes depois as memorias acertas consuante o FSB strap
    mas primeiro tens de começar de baixo

Desligas o CPU spread Spectrum e o PCIE spread Spectrum

Ao saberes qual a voltagem maxima do Cpu é que podes depois ir baixando aos poucos pra não aquecer demais, isto claro sempre acampanhado de testes de estabilidade
    o melhor sempre é pesquisares por intem Q9300 Overclock no google para veres o que ja foi feito e até onde já levaram o cpu, depois tu ja sabes o limite
    E dependendo do que desejas de OC fazes...

8. bveiga

bveiga Power Member

Acho que não tenho essas opções na BIOS. Quando chegar a casa vou sacar umas fotos dos menus para mostrar as opções disponíveis.
    Eu já fiz essa pesquisa e há pessoal com este cpu a trabalhar estável a 3.4Mhz.
    Eu so que conseguisse deixa-lo a 3.1Mhz, já ficava contente.

9. Roast

Roast Power Member

10. FabioMitra

FabioMitra Power Member

o melhor a fazeres é ires ao google e escreveres " q9300 overclock"...vais encontrar tanta coisa que com sorte fazes o overclock em 5 minutos

11. bveiga

bveiga Power Member

Eu já fiz isso e encontrei alguma soluções que não funcionam comigo, por razões de instabilidade do CPU, configurações diferentes na BIOS, etc.
    Estou com dificuldades em colocar aqui as imagens da minha bios!! Não sei se tem a ver com facto de ser um membro muito low profile...

12. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Não tem a ver com ser membro mais ou menos high profile.
    alojas as fotos num site externo e partilhas aqui os links.

13. bveiga

bveiga Power Member

Obrigado Stormgiant pela dica.
    Eu tentei colocar as fotos aqui pelo editor mas não deu. Entretanto fui ver as instruções e já percebi como se faz.
    Vou já fazer isso!!

Partilhar esta Página