overclock da grafica do portatil

The Hangman

Power Member
Eu instalei o NHC no meu asus F3Jp e aquilo tem lá a opção de fazer overclock da placa grafica.
Gostava de saber se há perigo de queimar a placa ou de estragar alguma coisa.

Tambem instalei o programa no meu desktop, e quando aumentei muito os clocks começou a aparecer pixeis verdes junto do ponteiro do rato, eu puz logo em default e decidi informar-me aqui com os mais entendidos ... :lol:

Há perigo de estragar alguma coisa com isto ?
 
Através dos drivers das placas.

Para efectuares overclock seguro tens que aumentar as velocidades em passos pequenos tipo 5 mhz e depois testar com uma aplicação exigente tipo 3D Mark.

No Portatil não é aconselhado fazer Oc por causa das temperaturas, visto que os sistemas de dissipação dos portáteis são menos eficientes do que os de desktop quando a funcionar em velocidades superiores as default.
 
Nos drivers não consigo encontrar informação sobre as temperaturas ...
As placas não se desligam automaticamente como os processadores quando as temperaturas sobem muito ?
 
Desligar acho que não mas diminuem a velocidade, mas ter temperaturas muito elevadas não é muito bom porque diminui a vida da placa.

Experimenta o ATI-tools
 
no ATI-tools não consigo saber as temperaturas ...
mas eu fiz lá um teste qualquer e o PC crachou, depois ao iniciar disse que o erro foi provocado por um clock muito alto ...
por isso parece que se ouver problema isto encrava :lol:
 
O meu portátil tem uma ATI Mobility Radeon X1600.
No "Catalyst Control Center" diz que a velocidade do núcleo é de 446Mhz e da memória é 369Mhz. Fui ao site da ATI tentar saber se estes são os valores normais, mas nem na secção das especificações lá tem essa informação. O que é que vocês acham? É normal para esta placa?
Obrigado
 
80smusicboy disse:
No "Catalyst Control Center" diz que a velocidade do núcleo é de 446Mhz e da memória é 369Mhz

Os clock "normais" da x1600 mobile sao 450/370....mas lá está isto sao os clock teoricos...pq na realidade eles podem variar!

(É como comprar uma pen com 2gb...era suposto teres 2048mb de espaço no entanto tens um bocado menos que pode variar de pen pra pen...!)

Overclocka para 450/370 q nao teras problemas...! Mas tb nao teras melhorias...quiça talvez mais uns 10 pontitos no 3dmark...nem isso! :)
 
Os clock "normais" da x1600 mobile sao 450/370....mas lá está isto sao os clock teoricos...pq na realidade eles podem variar!

(É como comprar uma pen com 2gb...era suposto teres 2048mb de espaço no entanto tens um bocado menos que pode variar de pen pra pen...!)

Overclocka para 450/370 q nao teras problemas...! Mas tb nao teras melhorias...quiça talvez mais uns 10 pontitos no 3dmark...nem isso! :)

Não, não vou fazer overclocking. Nunca fui muito fã disso. Era apenas para saber se a placa estava em "under-clocking". Mas pelos vistos, os valores estão bastante proximos do declarado, portanto, está tudo bem. Obrigado
Para jogar Painkiller é o que me chega... :D

P.S. Já que falas em 3Dmark, saquei o 2003 (sei que é antigo, mas é para comparar com a minha fraquinha FX5200 do desktop) e tive 4668 3dmarks (a FX5200 128MB quando li a analise na bit em junho ou julho de 2003 tinha 1500, mais ou menos)
 
Última edição:
a X1600 e X1700 não tem sensor de temperatura incorporado, por isso não é possível determinar a temperatura actual da gráfica nem pelo atitool nem pelo catalyst control center.
Fazer OC a um portátil também não recomendo devido a probs de arrefecimento, tal como já foi referido.
 
a X1600 e X1700 não tem sensor de temperatura incorporado, por isso não é possível determinar a temperatura actual da gráfica nem pelo atitool nem pelo catalyst control center.
Fazer OC a um portátil também não recomendo devido a probs de arrefecimento, tal como já foi referido.

Agora no inverno sempre dá para fazer umas experiências, mas nunca algo permanente.
 
pois ... eu já tava com receio de overclocar a do portatil, e agora com estes avisos todos é que não overcloco mesmo ... ainda por cima sem ter maneira de saber as temperaturas ...

Fico-me pelo overclock no desktop ... lol

obrigado a todos pelos concelhos

Fiquem bem
 
eu fix na minha 470/477... não sei se as mems dao mais max o gpu n dá... esse foi mesmo só pa teste... assim k meter o vista, vou fazer oc definitivo... talvex uns 465 no gpu e as mems prai uns 10/15 mhz antes do ponto de blokeio...
 
Back
Topo