Overclock de ati

vascorama

Power Member
alguém conhece um software que é o radlinker, para oc nas ati? é que saquei o programa, mas como não estou bem a ver o que ele faz(se é que muda mesmo a frequência) não mexi, já agora, que medidas devo tomar antes de começar a puxar por ela? é uma ati 9250, não é grande coisa mas é o que se arranja por cá, se desse para espremer um bocadinho era bacano, tenho de por um cooler nela?
 
Não me parece que precises de outro dissipador...Mas joga ou testa a gráfica com o ATI Tool por exemplo e vê se fica (muito) quente por debaixo do Core ou seja em cima da placa...

A minha aquecia, fui ver e a pasta térmica estava SECA (isto numa placa que nem 2 anos tem) levou entao com a mágica da AS5

Deve ter baixado uns belos graus porque depois de 20min de jogo ao por lá o dedo mal sinto que ela aqueceu :D (diria que a temperatura idle/full varia 3ºC :))
 
Última edição:
Olha eu nunca utilizei esse progrm mas custumo utilizar outro que tambem é mt fixe, é o AtiTool é é capaz de fazer um bom overclock já que o progrm é capaz de encontrar o core maximo da placa, desbloquear pipelines de algumas placas Ati entre outras coisa. Experimenta e diz qualqer coisa!
 
as 9200 tem algum pipeline brokeado?
n me parece... e como fasso para o ati tools encontar o maximo da grafica?
eu fasso o oc mas eh manual ate k aparece arkefactos..
compr
 
No ATI Tool tens lá mesmo Find Max Core e Find Max Mems, mas aconselho a procurares por ti mesmo... Realmente axo k para overclock em placas ATI o ATI Tool é o melhor...
 
mas já agora, uma vez que é a primeira vez que vo fazer oc á gráfica, digam aí um limite aproximado, com alguma margem de erro, só para me precaver(não estragar). em default no core tenho 238,5 e na memoria 200,5 , até onde posso ir mais ou menos em segurança(sim eu sei, a meu custo e risco), aquilo funciona em multiplos tipo a relação cpu/ddr ou é diferente?Thks
 
se atua for parecida a minha tipo...nas memorias almentas serca de 100 a amais do k la tens e no core aumentas cerca de 80...90.... eu ja fasso isto na minha 9200 a mt e da mt resultado... parece k n mas eh verdade
 
God_Lx disse:
No ATI Tool tens lá mesmo Find Max Core e Find Max Mems, mas aconselho a procurares por ti mesmo... Realmente axo k para overclock em placas ATI o ATI Tool é o melhor...

o ATItool e bom , mas este radlinker tem uma cena fixe , é tipo o cololbites na Nvidia , ou seja as opçoes ficam nas drivers da grafica nao e preciso andar abir programas e tb outra coisa sao os cloks fikarem fixos mesmo quando reinicias o PC , eu gosto do ATITOOL mas prefiro o radlinker.

Tb tens o ATI TRAYTOLLS k é o mais completo destes 3 programas .

depois para mexer nas voltagens ha o programa overcloker mas e so para as series X1xxx .

cumprimentos
 
Última edição:
Ñ as 9200 ñ têm nenhum pipeline blokeado axo que é só a partir das 9500 que têm os pipelines blokeados e isso sim faz um jeitão já que aumenta imenso a performance da gráfica
 
já agora só uma duvida, a minha board não tem agp lock, e em default o fsb do cpu é 133(x20), actualmente está a bulir a 163(x20=3260 mhz), acima disso dá erros em prime, a minha dúvida é, com isto tb subi(sem querer) a frequência a que trabalha a gráfica, certo? é que ontem corri o 3dmark2001 em com os valores sem mexer no ati tool, depois aumentei cerca de 30 mhz no core e outros 30 na memoria e o resultado no fim ainda tive menos 10 3dmarks....help please! :(
 
vascorama disse:
já agora só uma duvida, a minha board não tem agp lock, e em default o fsb do cpu é 133(x20), actualmente está a bulir a 163(x20=3260 mhz), acima disso dá erros em prime, a minha dúvida é, com isto tb subi(sem querer) a frequência a que trabalha a gráfica, certo? é que ontem corri o 3dmark2001 em com os valores sem mexer no ati tool, depois aumentei cerca de 30 mhz no core e outros 30 na memoria e o resultado no fim ainda tive menos 10 3dmarks....help please! :(

Sem AGP/PCI Lock acho que o OC no cpu não é recomendado (porque a frequência AGP aumenta, como também a PCI...Ora AGP => gráfica e PCI => discos rígidos e dispositivos PCI (não sei se o bus PCI implica directamente os discos, mas pode)

Atenção que a frequência do bus AGP é diferente da frequência do core/memórias da placa gráfica.
 
Última edição:
quer dizer, tipo, isto já tem uns anos, e não espero que dure mais que uns 2 anos, mas até agora não houve qq tipo de problema, até porque apesar de estar arrefecido a ar(a torre) as temps até estão baixas...
 
eu tive a opurtunidade de experimentar uma 9250 Club 3D á pouco tempo. Era de um colega meu. O overclock nas memórias depende muito do fabricante da placa pois ele é que decide a marca e o tipo de memórias que vai utilizar. No core penso que atingi um maximo de 280MHz e nas memórias penso que foi 20MHz de incremento sobre os 200MHz stock. Sinceramente nem vale muito a pena perderes tempo com isso, pois o ganho de performance não vai ser grande coisa. Se tivesses uma 9550 a história já era outra. E tenho uma e consegui um ganho de 72% (ainda a testar clocks superiores) no core apenas utilizando o ATi Tool. Posso gabar-me de ter uma performance gráfica equivalente ou superior a uma 9600pro a puxar para uma 9600XT, e só gastei +/- 10€
 
ya, eu sei que os ganhos vão ser poucos ou nulos, e até nem tenho jogos para isso nem costumo jogar muito, é mesmo só para aprender, é que já estou a começar a pensar na próxima máquina e aí sim, vai levar com uma gráfica/cooler decente.
 
A FX5200 que uso (equivalente à Ati Radeon 9250) é 250/400 e com memórias Samsung TC50, teoricamente o máximo delas seria 200MHz, faço 280/256.5, ou seja, DDR400@DDR513 :D alguns jogos até correm com DDR540 com artefactos mínimos, outros bloqueiam...Pena é o Core não passar dos 280 :(
 
WindWalker disse:
A FX5200 que uso (equivalente à Ati Radeon 9250) é 250/400 e com memórias Samsung TC50, teoricamente o máximo delas seria 200MHz, faço 280/256.5, ou seja, DDR400@DDR513 :D alguns jogos até correm com DDR540 com artefactos mínimos, outros bloqueiam...Pena é o Core não passar dos 280 :(


Bem me parecia que as memorias TCxx eram altas clockers
tenho aqui uma fx5200 parada com umas samsung TC4D e passavam de DDR400 para DDR570 :wow: e o core bah frezza aos 290..
e as TCCD prontos... aquela base


Cumprimentos
 
Se está parada...Pode interessar-me :D

EDIT:

Na FX5200 do meu primo (marca Albatron), o Core vai dos 250 para os 300 em passivo, saltou para os 320 estáveis com uma ventoinha acoplada :wow: as memórias deram à volta de DDR266@DDR420 pena serem 64-bits...Porque é que a Asus não usou Cores destes nas placas como a minha? :( seria então 250/400@320/513 :D
 
Última edição:
vascorama disse:
ya, eu sei que os ganhos vão ser poucos ou nulos, e até nem tenho jogos para isso nem costumo jogar muito, é mesmo só para aprender, é que já estou a começar a pensar na próxima máquina e aí sim, vai levar com uma gráfica/cooler decente.

não te xkeças que algumas das novas placas são bastante dificeis de Overclockar, ou pq tem pipelines bloqueados, ou pq tens de mexer nos timings das mems e algumas delas xegam mesmo a ter os pipelines bloqueados fisicamente através de laser. Tem em atenção ao comprar a placa, ás vezes o OC pode variar muito de marca para marca. Se te queres treinar mesmo de verdade arranja uma 6200 128bit, são relativamente baratas e com elas podes treinar o desbloqueamento de pipelines (a placa tem 8 pipes mas só 4 vem activos), flashar bios das 6600 (não GT), modificar bios, fazer OC na memória e no core. Com esta placa podes atingir performances muito boas por uns miseros tostões. Foi o meu caso quando adquiri a 9550GE pois já conhecia o seu enorme potencial.
 
São raras as placas k em k desbloqueias pipelines... O overclock das Ti4200 para hj em dia só mudou no facto da Nvidia e ATI terem velocidades 2D e 3D diferentes... Coisa k antes n tinham...
 
Back
Topo