overclock duvidas sobre grafica

boas, ando aki com umas duvidas sobre oc:
tnho o sistema k esta especificado no my sistem, tenho a bios em AI OVERCLOCK 10%, k se traduz em 1776mhz no cpu e 705mhz nas rams k sao e 667mhz.
como o overclock foi a experimentar, deixei apenas um modulo de ram 1gb e deu-m 3941 ptos, depois como estava mto melhor k sem overclock (3300 ptos +/-) decidi meter a outra ram e deu menos ptos depois 38xx (nao me lembro exactamente) a k se deve isso?
ao facto de em overclock as rams "falharem" terem erros no mapeamento da memoria, ou algo parecido, ou de ao estar em overclock como sao de baixa gama... ?
ou eu deveria usar outro perfil de overclock da bios, e ajustar eu mesmo os clocks?
***
estava a pensar overclockar tb a grafica, apesar de ser de baixa gama, è possivel? como se faz? usando o rivatuner? ou algo parecido? mas segundo o rivatunner sao necessarios drivers forceware, o k ker isso dizer? preciso sinstalar as driver k tenho da nvidia, e usar as ditas forceware?
quanto a grafica se for possivel o overclock è obrigatorio um cooler melhor pk axo k està um bocado quente, segundo o everest apresenta 43/47 graus em escritorio e net, e quando estou a jogar, chega aos 53 graus( parece k ja teve mais) se for overclockada terei k mudar o cooler dela certo?
k tipo d ecooler usar?
como este : http://www.*****.pt/?p=ProdDetail&ProdId=18040
ou este : http://www.*****.pt/?p=ProdDetail&ProdId=23901
pk o k se passa u kria aumentar o desempenho da grafica, pk no farcry por exemplo esta tudo em low, pelo menos se eu conseguisse meter as texturas em medium, ( è nojento ver a areia lisa e branca, pk s eeu meter alguma cena em medium, lool fica tudo cinzento... lol )
 
Última edição:
Boas, primeiro devias instalar a última versão do Rivatuner(2.23) e os drivers para a tua gráfica(182.06). Quando tiveres esses 2 e se não tiveres problemas com o Rivatuner segue estas instruções:

Abre o Rivatuner, em Main abre a opção "Low-level System Settings" e põe o visto na opção "Enable low-level fan control" em Fan. Não precisas de reiniciar, põe Detect Now e põe Fixed 100%. Em Overclocking põe o visto na opção "Enable low-level hardware overclocking", faz Detect Now e sobe o Core Clock de 450mhz para 580mhz e sobe Memory Clock de 400mhz para 480mhz.

Depois disso tens que testar a estabilidade da gráfica com esses novos valores. Há programas específicos para isso mas se quiseres podes testar com Far Cry. Se te aparecerem artefactos(se acontecer, verás logo do que estou a falar) desce Memory Clock ou Core Clock cada 10mhz até que fique bem embora ache que não te vai acontecer isso com esses valores. Se estiver estável vai subindo 5mhz de cada vez até que notes que a temperatura está no limite ou apareçam artefactos. Se a temperatura não estiver muito acima dos 75º em Load não precisas de te preocupar. Quando achares os melhores valores e quando não estiveres a jogar põe a velocidade da Fan em Auto ou 25%. Acerca dos coolers, o Zalman já serve para o que tu queres. Boa sorte
 
Podes fazer o OC que quiseres, que com esse processador e essa gráfica não vais jogar nenhum jogo, exigente a nível gráfico, decentemente. Queres jogar Far Cry 2 decentemente, tens de trocar de computador.
 
Boas, primeiro devias instalar a última versão do Rivatuner(2.23) e os drivers para a tua gráfica(182.06)......

mas baixo os drivers da pagina donde baixo o rivatuner, pk sao as tais force ware?
as drivers k tou a usar, as da nvidia nao servem certo?
pk esse programa reker as tais drivers especiais k permitem mexer nos clocks e no controlo da fan? è isso?
***
mas a fan k o cooler de origem possui, axo k nao vale a pena tar a mudar o valor visto k sò tem 2 fios vermelho e preto, ou a gràfica consegue controlar a voltagem k sai para a fan com apenas mudando a intensidade d acorrente? axo k sò se consegue mudar a velocidade da fan se tiver o fio amarelo, como nas motherboars, mas quanto a isso nao è crise, è indeferente pk tenho aki fans de 40mm e com a minhas moding skils posso "acrescentar" uma fan ao cooler obtendo muito mais fluxo ar, e derivar a corrente desde uma tomada as drives de cd para um interruptor e ligar e desligar como fizer falta.
o k interessa è a driver grafica tem de ser a force ware ou a da nvidia?
 
Podes fazer o OC que quiseres, que com esse processador e essa gráfica não vais jogar nenhum jogo, exigente a nível gráfico, decentemente. Queres jogar Far Cry 2 decentemente, tens de trocar de computador.
ya eu noto k isto è muito limitado, mas actualmente nao posso econòmicamente, por isso esteja a tentar recorrer ao overclock, notei nos testes k fiz antes de oc e depois de oc, k a makina apresentou bastante melhoria, mas nada como mudar o processador e a gràfica, ( talvez um Q6600 + HD 3850/4830 ou 9600GT/8800GT è o k tava a pensar, e o k eu consigo comprar)
- €>(
 
Essa gráfica é muito boa para fazer overclock e é suficiente para jogar Far Cry. Agora se estavas a falar em Far Cry 2 realmente precisas de um PC decente. Se podes disponibilizar dinheiro para fazer esse upgrade que falaste então aconselho HD4830 das gráficas que mencionaste.
 
consegui logo a primeira, mas na memoria nao aumentei tanto pk a minha memoria e de 667mhz nao de 800 como pnsavas k fosse
aina bm k ja percebo um abeka senao...
aumentei 10 por cento no gpu e na ram o shader aumenta sozinho, fix aumntei a qualidade em jogos como farvry em dota allstars nao m breaka tanto e os fps fiocaram mais constants.
obrigado vicious
 
As velocidades da memória de que te falei eram sobre a velocidade da gráfica não dessas memórias. Acerca da tua gráfica XFX, se ela for de 512mbs ainda consegues fazer mais overclock sem problemas, agora se for de 256mbs não tenho a certeza. Vais subindo de 5 a 5mhz se precisares de mais performance no Far Cry mas tem sempre cuidado com as temperaturas.
 
nao mas a velocidade das memorias d aminah grafica è msmo 667mhz, pk eu quando a comprei, era noob, entao pensei assim, o pc tem memorias de 667mhz, a placa mando vir com 667 mhz, alèm disso era a mais barata das 8500gt, lol,
***
entao as specs da minha grafica sao :
GPU 450mhz ...@... 500(no everest iz k sao 504)mhz
shader clock 917MHZ ..@.. 1019MHZ
memorias 333... @... 366 / 364 everest) mhz,
256mb on boar e suporte de 756 shared, pelo menos è o k aparece no painel da nvidia e o everest tb detecta,

nao esta a fazer os tais artfactos, por acaso antes de overclockar è k os fazia, havia arvores k tremia a sua copa, axo k isso seria os tais artfactos, a k te referes, pk nao era bem nitida as cores nesses pontos,
ta boa, ma spor precauçao sò quando me chegar o cooler è k eu aumento mais, mas a jogabilidade nem tem nada a ver...
tou a pensar na revoltec, pk eu descobri k o distribuidor tem a loja a 7 km da minha casa, na rua 1 d maio na Tapada (santarèm) e atè estive hoje à porta da loja pk vinha do macdonalds e fui vr por curiosidade, lol.
seria isto:
cooler vga: http://www.scomputer.pt/index.php?page=shop/flypage&product_id=897
serà k vale a pena usar estes dissipadores para as vga rams: http://www.scomputer.pt/index.php?page=shop/flypage&product_id=760 , resta saber se vao caber entre o cooler e a placa grafica, jà agora, o adesivo termico, akilo è fiavel? como nunca usei tenho essa duvida, mete me impersao akilo colar e akecer sem se descolar...
 
Última edição:
Shader Clock até 1100mhz deve ficar estável, já vi algumas a 1200mhz mas é melhor esperares até chegar o cooler. Há uma infinidade de jogos bons que correm bem com a tua gráfica mas um upgrade de 300€ para cpu, gráfica, fonte e ram deixavam o teu pc actualizado e com uma performance bastante superior.
 
Concordo com o vicious, precisas dum upgrade. De tudo o que tens o que se pode safar é o CPU mas com um bruto OC em cima. Duvido que com essa board o consigas fazer decentemente. E essa fonte...se comprares uma gráfica manda isso fora, de certeza que não aguenta com uma 4830 por exemplo.
 
Gosto muito do cooler da Zalman, esse da Revoltec não te posso dizer nada acerca dele porque nunca o tive nem vi reviews acerca dele. Se eu tivesse o teu PC, não gastaria mais dinheiro em coolers por causa da qualidade das peças que tens. Compra o cooler para a gráfica ou faz o upgrade.
 
Concordo com o vicious, precisas dum upgrade. De tudo o que tens o que se pode safar é o CPU mas com um bruto OC em cima. Duvido que com essa board o consigas fazer decentemente. E essa fonte...se comprares uma gráfica manda isso fora, de certeza que não aguenta com uma 4830 por exemplo.
realmente a fonte è para esquecer mesmo assim ainda ando a abusar do material com ela, mas ainda comprei a board ha uma semana, na sgunda passada, a font pro fim do mes arranjo uma de 450 ou 500w
editei o post pk depois fui ver a 4350 pede isto:
450 Watt or greater power supply with 75 Watt 6-pin PCI Express® power connector recommended (550 Watt and two 6-pin connectors for ATI CrossFireX™ technology in dual mode)
para poupar meto j+a mas +e uma fonte de 500w para cima
***
ste cpu segundo as reviews k li... s tiver um cooling bem penssado pode ir ai ao 2,6 ghz na boa, mas, morre novo certamente lol:004:
 
Última edição:
Amèm?

cada um faz o k o hardware ou a carteira permitem, eu por exemplo compro jogos k jà baixaram o preço, ou saco demos da net, para ver se gosto do jogo e se a makina pod ecom ele, nao vou buscar o crysis ou dead space ou red alert 3 e tantos novos k sairam, pk sei k o meu hardware nao vai permitir uma boa experiencia gaming com tais titulos, e k sao excessivamente caros por terem acabado de sair,
isso tb è como as graficas e os cpus, saiu hoje a 500 euros, se esperar 6 meses estarà a 400 ou a 350, passado um ano, jà saiu um melhor entao este k tou a falar k è bom vai descer do 1 do pòdio e fica no 2 ou 3 e passa a ser chamado medium end, enquanto k o outro fica com a designacao high end k o outro teve.
**************
obrigado por postarem, agradeço a colaboraçao principalmnte ao vicious k e ao joao doroana k se mantiveram on topic, agora d ek serve outras pessoas virem dizer k isto nao presta e està ultrapassado se eu mesmo sei disso:lol: ? ng ajudou tanto como o vicious k
o k intressa è distrair a cabeça 1 ou 2 horas depois do trabalho, e nao tar a olhar para um monitor todo breakado e ficar frustrado pk nao tenho possibilidades de comprar um pc decente
 
Última edição:
Se quiseres comprar fonte compra uma LC-Power 550W. Infelizmente devido à qualidade da tua motherboard e qualidade das memórias, não é aconselhável fazer overclock ao cpu. Se quiseres comprar uma fonte não só como base no futuro pc mas também a pensar em overclocking achava melhor comprares OCZ STEALTHXSTREAM 600W. Já há algumas dessas a menos de 65€, fica ao teu critério.
 
Se quiseres comprar fonte compra uma LC-Power 550W. Infelizmente devido à qualidade da tua motherboard e qualidade das memórias, não é aconselhável fazer overclock ao cpu. Se quiseres comprar uma fonte não só como base no futuro pc mas também a pensar em overclocking achava melhor comprares OCZ STEALTHXSTREAM 600W. Já há algumas dessas a menos de 65€, fica ao teu critério.


pois eu jà tinha visto essa marca e as iniciais ela sao me agradaveis OverClockerZ, lol, eu echo k talvez isto para um upgrade, pk a minha licença OEM do windows vista, cof cof :x2: E nao me stava apetecer trocar d eboard, tem uma semana esta...
Intel core 2 quad Q 6600 2,4ghz 8mb, 172,75 €
http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=22473
ASUS HD 3850 512mb, 105€
http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=24389
RAM OCZ PC6400 special 2X1GB, 36,25€
http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=24095
fonte lc 550w ( o configurador d fonts da asus manda 500w mas mais 50 nao fazem mal nenhum) http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=24843
massa termica tenho aki mais k suficiente para montar isso, caixa e disco rigido tenho k chegue,
tudo 370 euros, mais portes, axo k jà è uma boa config mas comprarei primeiro a fonte, depois a grafica, e depois o cpu consoante for dando a carteira, mas o cpu sempre se pode meter um q9550 pk a board suporta o em fsb, dai logo mais os 550w...
eskecime d edizer, apenas dois gigas pk è 32 bits o so
 
Se fores montar o PC às peças aconselho-te a comprar estas memórias na ***** se estiveres interessado em pagar um pouco mais:

http://www.*****.com/pt/pt/2317503/art/ocz/memoria-pc-gold-edition-d.html

Não compres essa gráfica e espera pela saída das novas gráficas da ATI em Março. Se quiseres comprar a gráfica neste mês ou no início do próximo mês escolhe antes esta:

http://www.*****.com/pt/pt/1773190/art/sapphire-technology/radeon-hd-4830-512-mb-ddr.html

Se ainda tiveres oportunidade de trocar a motherboard compra uma destas:

http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=24140

A que tu compraste deve ter-te custado pouco mais que 40€ e por mais 15€ esta troca é quase "obrigatória".
 
Se fores montar o PC às peças aconselho-te a comprar estas memórias na ***** se estiveres interessado em pagar um pouco mais:

http://www.*****.com/pt/pt/2317503/art/ocz/memoria-pc-gold-edition-d.html

Não compres essa gráfica e espera pela saída das novas gráficas da ATI em Março. Se quiseres comprar a gráfica neste mês ou no início do próximo mês escolhe antes esta:

http://www.*****.com/pt/pt/1773190/art/sapphire-technology/radeon-hd-4830-512-mb-ddr.html

Se ainda tiveres oportunidade de trocar a motherboard compra uma destas:

http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=24140

A que tu compraste deve ter-te custado pouco mais que 40€ e por mais 15€ esta troca é quase "obrigatória".
por acaso, a grafica ainda nao tinha reparado k na ***** era mais barata, poi se tb como nao vai ser este mes nem o proximo k vou comprar vale a pena esperar pla baixa de preços
***
mas a tal gigabyte chipset p31, akilo suporta a ram a 1066 em overclock mode, secalhar mais valia mesmo era uma k suportasse os tais 1066 em normal mode, è uma kestao de ir vendo precos e comparar, eu andei aki a ver uns comparativos de 8 pcs com quads q6600 k tava numa revista espanhola, a PCI, e pelo k vi kuanto mais a frquencia das ram, e maior o tamanho de cada modulo, melhor,
mas por acaso nenhum tinha 1066 pk todos tinha placas tipo p5k, g73(gigabite n650 i), etc, nao tinha nenhuma board assim k destacar, a nao ser a tal gigabite sli ready k por curiosidade kem fez akela config foi um gran eburro pk podia te rposto uma nvidia x800, e nao uma hd 3850, ao menos o possivel comprador podia fazer um sli facilmente, mas pronto,
mas os pcs k tinham 2 gigas d 800mhz, ultrapassavam largamente o resultado dos pcmarks na parte da memoria, dos k tinham 4 gb a 667 e 2 gb a 667 tb, e tendo tanto a 3 com 64 bits, mas nem tudo è benchmarks...
as vezes ter um pc bom sem tar a fazer OC vale mais, pelo menos em durabilidade do material,
pk mxm assim pode baixar o preço de chipset melhores k a p31( nao tou a dizer k seja ruim pk nunca a usei, mas secalhar uma x48 ou x58(se nao estou em erro) seja melhorzinnha e o mercado anda pouco dinamico e com tendncia a baixar rapidamente os precos, veja se as graficas da ati por exemplo e mesmo as nvidia, xiste uma grande concorrencia entre elas, ta para sair novas da ATI, ainda bem pode ser k a nvidia baixe a sua serie 10 (lool 200) tiv ontem a ver as specs da 260, nada mau, e da 285 nem se fala, prços bah...
^^
ja agora o meu pc tava a fazer 3755 ptos pcmark 05 em normal,
cpu 1,6ghz, ddr2 667mhz, gfx 459mhz / 333mhz
em overclock deu 4121 em oc,
cpu 1.717ghz, ddr2 705mhz, gfx 540mhz / 367mhz,
nao è nada do outro mundo mas sao cerca d 350 ptos k fazem muita difrença no jogos k tou a jogar actualmente, e atè no inicio a carregar os prg de inicio...
 
Back
Topo