1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock e disco rígido...problemas...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por WindWalker, 11 de Maio de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 1110)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Depois "fazer o OC" à maquina o disco rígido começou com uns problemas, uma espécie de estalos que vinham sempre aos pares (lol) e que às vezes não deixavam "bootar" o Windows ou então bloqueavam-no...Com a nova configuração já não tenho os tais estalos, mas as velocidades de leitura e escrita diminuiram...Leitura estava a 20MB/s e agora tenho 3MB/s! Escrita a 15MB/s e agora 3MB/s também...

O disco rígido é um ST3120026AS...Desactivei a cache...
    As definições de UDMA na BIOS estão em Auto...Ele detecta-o como UDMA6...Será que por causa do overclock usa automaticamente um UDMA mais baixo? 3MB/s*8 = 24Mb/s

hmmm UDMA33? =X

É de salientar que liguei um disco de 6531MB (ST36531A) e a velocidade é a MESMA que o SATA que tenho lol...Deve ser mesmo da BIOS...De qualquer forma ainda não sei o que são os estalos

ASUS P4P800-E Deluxe WiFi Edition BIOS Revision 1006
    Intel Pentium 4 Prescott [email protected] (220MHz*15 1.475V)
    2x 256 MB TwinMOS PC3200 CL2.5 Dual Channel
    1x 1GB Kingston ValueRAM PC3200 CL3
    @2.5-3-3-5 2.85V 220MHz 1:1
    ASUS V9520/TD 128MB (nVIDIA GeForce FX5200)
    PSU 400W

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Ja' correste alguma coisa para ver o estado do disco usando o S.M.A.R.T. ? Speedfan serve, tens um k parece k e' +/- k e' o HDDLife... Se quiseres fazer testes ao disco usa o HDDTach...

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Isso só me serviu para confirmar que a velocidade do disco continua a 3MB/s escrita/leitura...Acho que ele só está a usar o Modo PIO e não usa o UDMA6 como devia...Acho que é dos controladores...

4. one2one

one2one I'm cool cuz I Fold

reset a BIOS pode resolver o problema.

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Era dos controladores... =X

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

Então pq não mudas no Windows ? Quanto ao S.M.A.R.T. da' para veres o ESTADO do disco ou seja se ainda ta' bom ou tem dado mts erros...

Para mudares o disco de PIO mode para DMA basta ires ao gestor de despositivos ou Device Manager do windows...

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Disco rígido e UDMA6...opinem pf

God_LX no device manager so posso escolher entre "Somente PIO" e "DMA se disponível"...Já estava a segunda opção...Reinstalei o driver e agora está em Ultra DMA 5...não devia ser 6? Na BIOS diz UDMA6...

ST3120026AS

Última edição: 13 de Maio de 2005
  8. God_Lx

God_Lx Folding Member

E tu queixas-te k ta' lento ? Tive ca' um Hitachi SATA de 80Gb novo ha' dois dias e fazia 95mb/s no Hdtach... Ou seja ainda era mais lento k esse...

Mas como vês no S.M.A.R.T. ele ja' não ta' grande coisa no Fitness mas nada de muito importante... Tenho aqui um Seagate Barracuda IV de 40Gb k ta' +/- igual a esse e bomba nas horas...

9. WindWalker

WindWalker Power Member

Ele lá é rápido...AGORA! lol

God_Lx no device manager so posso escolher entre "Somente PIO" e "DMA se disponível"...Já estava a segunda opção...Reinstalei o driver e agora está em Ultra DMA 5...não devia ser 6? Na BIOS diz UDMA6...

Alguem problema em ter o Fitness a metade? Eu acho que isso só tem a ver com a quantidade de erros que já ocorrem e não propriamente com a performance (que está no máximo, por sinal...)

ST3120026AS

10. NightShade

NightShade Power Member

ka xam do meu?? pra ata 100 tá bomzinho?? é hitachi 120gb.. :confused:

11. WindWalker

WindWalker Power Member

A isso chama-se threadjacking! =P

Não sei...pelo menos está + rapido que o meu...Mas deve ter + espaço livre e menos fragmentaçao...

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

E' UDMA5 nunca ouvi falar do 6 mas posso tar "esquecido" ...

E sim isso tem a ver com os erros k ja' ocorreram... A performance como podes ver no tab a seguir ta' a 100%...

13. WindWalker

WindWalker Power Member

Voltei a ouvir um estalido do disco... Tik..pak

Acho que o UDMA5 chega =P

14. cpufreak

cpufreak I'm cool cuz I Fold

UDMA5 = ATA100
    UDMA6 = ATA133

get it :p

15. God_Lx

God_Lx Folding Member

Yeah tendo em conta k mesmo hj em dia maior parte das boards so' usam ATA100, vale mesmo a pena activar o 133...

16. NightShade

NightShade Power Member

agora fikei confuso..lol..
    isso dá pa activar?? se sim como?? é que o meu disco é ata100... :confused: :confused:

cumprs..

17. God_Lx

God_Lx Folding Member

Qd eu digo vale mesmo a pena quer dizer que não ganhas nada com isso... Desculpa se te fiz confusão...

O k rende e' meter os discos em RAID0... Mas muita gente não gosta por causa da "segurança" dos dados (Mito) e nem todas as boards o suportam (Pralém de que precisas de ter pelo menos 2 discos)

Partilhar esta Página