overclock e2200

Xenotox

Power Member
Boa tarde...gostaria de explicitar aqui a minha configuração e perguntar aqui aos génios do overclocking como é que posso tirar o melhor partido do pc.

CPU E2200
Motherboard Asus p5k
2*2 gb ddr 800 team elite
asus 8800 gt

Obrigado pelos vossos esclarecimentos

Vão dando ideiaS
 
Tens ai um bom setup para iniciar no OC. Le os manuais/tutoriais que existem neste forum e depois quando tiveres duvidas especificas, pergunta ;)
 
Boas


Venho ressuscitar este tópico para falar um pouco do meu OC.

O meu nível de conhecimento:
Fiz muitos OCs durante muitos anos, até que deixei de comprar hardware quando adquiri um XP Mobile. Desde ai, nada de OCs. Não tenho estado atento ao mercado, estas plataformas são como novas para mim.


1º vou mostrar-vos como as coisas andam.

Com Vcore @ default cheguei facilmente ao que está no "my system" (tendo ainda o over dinâmico activado)

Quis no entanto ver até onde podia o meu CPU podia ir. Tenho stock cooler, por isso estou consciente que não posso abusar muito.


([EDITADO]: Esqueci-me de referir que nesta fase desactivei o overclock dinâmico para não interferir na estabilidade do sistema)


Instavel: Boot e SuperPI Ok a 3300Mhz, 11*300Mhz @1.425V (o CPU-Z dizia-me 1.37, mas já lá vamos). Crashou ao CPU Stability Test ao fim de 9min.


Estavel: 3200Mhz, 11*291Mhz @1.4V (o CPU-Z indica o que se vê).

over1.jpg




Questões:
1º Terá o crash a 3300Mhz sido provocado por excesso de temperatura ou acham que um pouco mais de vcore resolvia o problema? temps chegaram a 68º

2º A 3200Mhz, estarei a esticar muito a corda para o stock cooler? As temperaturas andam entre os 58º e os 62º em ambos os cores

3º Porque raio tanto o CPU-Z como o speedfan me dão um vcore de 1,34V em vez de 1,4V que defini na bios? O mesmo acontecia quando meti o vcore em 1.425, aparecia 1.37v...? Para não falar nos +12V e -12V que de certeza estão errados, se fosse verdade já tinha o PC colado ao tecto e uma data de fumo no quarto :P

4º O resultado do super Pi parece-me saber a pouco.... não acham?


Nota:
Não sei se conhecem este teste, é violento.
Bastam cerca de 7min para a temperatura colar ao máximo.
Enquanto escrevia este post e metia as imagens online, o teste continuou a correr, passam agora 37min sem problemas.


cump.
 
Última edição pelo moderador:
O teu reply ajudou-me bastante.

Graças a ele fui a procura e encontrei isto

Pelo que percebi, o vdrop é a diferença do vcore de idle para full load, e ai no meu caso é mesmo algo muito pequeno.
O que eu notei foi o que o user BAD_COP chamou de "undervolt" nesse tópico e parece que é banal de acontecer.
à difrença entre o vcore atribuido na bios e o vcore em idle, no windows ou na bios, chamo-lhe undervolt.

oh.. Ainda tens até aos 1.5 de vcore para subir.. Dá-lhe sumo!
Mesmo com stock cooler? Que temps posso explorar sem problemas?
 
Última edição:
Questões:
1º Terá o crash a 3300Mhz sido provocado por excesso de temperatura ou acham que um pouco mais de vcore resolvia o problema? temps chegaram a 68º
Só tu podes experimentar e dizer ;)

2º A 3200Mhz, estarei a esticar muito a corda para o stock cooler? As temperaturas andam entre os 58º e os 62º em ambos os cores
Por norma não se deve fazer OC médios/elevados com o stock cooler... desde que não passe dos 60º no dia-a-dia, não deve haver problemas.

3º Porque raio tanto o CPU-Z como o speedfan me dão um vcore de 1,34V em vez de 1,4V que defini na bios? O mesmo acontecia quando meti o vcore em 1.425, aparecia 1.37v...?
Vdroop jovem. Perfeitamente normal em todos os pc's de "fabrica", sem se alterar as boards ;) mas não tinhas experiencia de OC ? :007:

4º O resultado do super Pi parece-me saber a pouco.... não acham?

Falta de FSB, MHZ e principalmente CACHE ;)
 
Por norma não se deve fazer OC médios/elevados com o stock cooler... desde que não passe dos 60º no dia-a-dia, não deve haver problemas.
Parece que então 3200mhz será um bom valor para manter o meu CPU

Vdroop jovem. Perfeitamente normal em todos os pc's de "fabrica", sem se alterar as boards ;) mas não tinhas experiencia de OC ? :007:
Já tinha tropeçado nele quando usava o meu XP Mobile, mas nunca me preocupei muito em descobrir o porque até porque a minha A7N8x-E deluxe tinha outras manias.

[EDITADO]: Estou a testar @ 3300 mas com 1.4375V, já dou feedback
 
Última edição:
Se as memorias tiverem espaço, desce o multiplicador para 10 e sobe mais o fsb.
Com o stock cooler não vais conseguir velocidades elevadas no CPU. Pelo menos em segurança.
 
As memorias não são grande espingarda, mas devem aguentar uma configuração com multiplicador 9 e fsb entre os 350~360 sem problemas. Pelo menos é mais ou menos nessa base que espero começar a testar quando tiver acabado os testes de frequencia do CPU. Mas para já queria mesmo era ver até onde vai o CPU para ver se vale a pena o investimento num cooler decente (que a gastar dinheiro convém ser algo no minimo razoavel, já que mais tarde ou mais cedo devo comprar um Quad Core)

O sistema crashou a 1.4375V tal e qual crashou a 1.425V. Estou a testar a 1.45V

O meu vdrop a 1.45V é de 0,017V, de 1.408 para 1.391 o que me parece normal numa board com 6 fases.

[EDITADO]:

Bem, 30min de teste, o tempo não dá para mais, mas parece que a 1.45V tenho os 3300Mhz estáveis... mas as temps oscilam entre 63º e 67º.

Por isso para já vou definir o valor a atingir no meu OC (com o stock cooler) em 3200Mhz.

Como disse, experimentei agora 350*9 (o que dá 3150Mhz).

Racio memoria-CPU de 1:1

resultado do superPI melhorou:



Para mim, 3300Mhz é uma boa marca, e estou tentado a comprar um cooler decente (50% de OC é qualquer coisa)
Amanhã vou continuar os testes, para já fica assim. Estou a pensar começar por 366*8 e (apenas para teste) 366*[email protected] para ver qual a diferença no superPI. Se for significativa valerá a pena adquirir um bom cooler.



cump.
 
Última edição pelo moderador:
O meu vdrop a 1.45V é de 0,017V, de 1.408 para 1.391 o que me parece normal numa board com 6 fases.

cump.

Eu não vou dar certezas de nada, mas acho que o vdroop nao tem nada a ver com isso...

Para mim, vdroop é a diferença entre a voltagem inserida na BIOS e a voltagem real.

Cumps
 
Eu não vou dar certezas de nada, mas acho que o vdroop nao tem nada a ver com isso...

Para mim, vdroop é a diferença entre a voltagem inserida na BIOS e a voltagem real.

Cumps


Independentemente disso, estes 0,017V são fruto da alimentação proporcionada pelas 6 fases da minha board, mais fazes o valor seria menor, menos fazes maior. Quanto menor for este valor mais estável a board é.

Penso que estes 0,017V é que são verdadeiramente importantes para ver como se está a portar a board em termos de alimentação do CPU.


[EDITADO]


366*8, esperava que o superPI tirasse proveito do aumento do FSB


resolvi passar já para a frequência nativa máxima das memórias (apesar de não confiar minimamente nelas :P)
400*8, para mim a diferença é pequena em comparação com 366*9, pelo que o caminho a seguir a partir daqui talvez seja mesmo mais Mhz, eventualmente um cooler decente, digam-me se acham que vale a pena.




Bem, é 1ª da manha... amanha a mais, talvez uns ajustes nos timings @366 para ver as diferenças :P
 
Última edição pelo moderador:
Dando os 400Mhz de FSB estável é muito bom...

Se não der (o meu 45nm não dá...) mete a 333*10 deve ficar estável com 1.45v.
Um exemplo,
Para 3Ghz, usando o multi de 12,5, o CPU "pede" 1.26v para ficar estável, com multi de 9, pede 1.21v...
 
Dando os 400Mhz de FSB estável é muito bom...

Se não der (o meu 45nm não dá...) mete a 333*10 deve ficar estável com 1.45v.
Um exemplo,
Para 3Ghz, usando o multi de 12,5, o CPU "pede" 1.26v para ficar estável, com multi de 9, pede 1.21v...


Ele dá estável 3200 400*8 @ 1,4000V com a memória síncrona (1:1) com temps aceitaveis (59~63º em full)
 
Boas


Ao fim de jogar umas 2 horitas de crysis, acho que posso assumir por definitivo o que já tinha concluído com os testes de ontem, a total estabilidade do sistema a 3200Mhz (400*[email protected]).


Acontece que o cooler da minha board é algo pequeno, e apesar de a Gigabyte assumir 1600mhz de FSB nas especificações da board, ele aquece bastante.

Pensei por isso nesta alternativa.


Quero também um cooler para o CPU que me fique em conta e seja silencioso (estou disposto a pagar algo como 25€, não mais que isso. Ainda não estudei a questão e estou aberto a sugestões.


cump.
 
Boas


Comprei o referido cooler para o chipset e para o CPU um Arctic Cooling Freezer XTREME.


Ambos são muito frescos (o do chipset é muito fresco mesmo sem fan).


Assim que possível vou dar-lhe mais um pouco no OC do meu E2200 a ver até onde ele vai :)


Uma nota para este cooler do chipset que comprei, é de facto fresco mas nada user frendly, foi o cooler mais difícil de montar que já tive, uma verdadeira luta de paciencia :P. Espero nunca o ter de remontar, se não dou em doido.


cump.
 
Última edição:
Bem se dá os 400Mhz com 1.4v muito bom!
Que temps tens com esse cooler?

Começo a gostar desse CPU...ainda arranjo um para ver se lhe tiro os 400*10 ou mais:004:.
Vamos ver se a P5Q gosta dele...
 
A voltagem que ele pede a partir dos 3300mhz parece que respeita uma exponencial :S

Mesmo assim vou tentar puxar mais um bocado pelo CPU, mas devo demorar algum tempo a ter resultados

cump.
 
Última edição:
Back
Topo