Overclock E5200

zericpxt

Portugal@Home Member
Bom dia a todos.

Ontem chegou a motherboard Asus P5K/EPU + processador Intel E5200 + cooler Zalman 7500 para acabar de montar o meu novo computador. Podem ver no "My System".

Mal montei tudo, tratei logo de o tentar por a 4.0Ghz, contudo não está estável...

semttuloca3.jpg



Mal corro o Orthos em small fft, falha logo, rectangulo vermelho...

Eis as settings que eu coloquei na bios:

- Spread Spectrum de CPU e PCI-E: DISABLE
- PCI Clock Sync Mode: Não encontrei esta opção, embora eu queira por a 33.33mhz, tal não foi possível.
- PCI-E frequency: 100
- FSB Termination Voltage: 1.5V

- FSB: 320
- multiplicador cpu: 12.5
- VCore: 1.45V (mas CPUZ e EVEREST lêem 1.432V)
- velocidade: 4Ghz
- memórias a 400mhz (em vez dos 800mhz originais)


Este processador tem que dar 4GHz etáveis, e até mais que isso possivelmente. Há alguma coisa que eu esteja a fazer mal? Tenho medo de dar mais vcore pois a intel diz que o Vcore de funcionamento está entre 0.85V e o 1.3625V e se der mais que isso (que é o que já está a acontecer) pode danificar o CPU.

Peço aos entendidos na matéria que me ajudem.

Cumprimentos



 
Última edição:
(...)

Este processador tem que dar 4GHz etáveis, e até mais que isso possivelmente. Há alguma coisa que eu esteja a fazer mal? Tenho medo de dar mais vcore pois a intel diz que o Vcore de funcionamento está entre 0.85V e o 1.3625V e se der mais que isso (que é o que já está a acontecer) pode danificar o CPU.(...)

Não tem que dar, pode ou é (muito/pouco) provável que dê. Mentaliza-te que tudo o que é frequência acima da especificação de fábrica é bónus.

Podes dar mais que 1.3625V sim, isso será o limite seguro em condições extremas (caixas muito mal ventiladas, temperatura ambiente alta, pasta térmica 'seca' ou inexistente, etc).

Além disso, nos CPUs de mais baixa gama, a Intel usa pasta térmica entre os núcleos do CPU e aquela 'chapa metálica' (acho que o nome é IHS - Integrated HeatSpreader - ou qualquer coisa assim). Nos de mai$ alta gama os núcleos são soldados ao IHS, permitindo menores temperaturas e maior potência calorífica dissipada, o que ajuda no overclock.
 
Última edição:
Bom dia a todos.

Ontem chegou a motherboard Asus P5K/EPU + processador Intel E5200 + cooler Zalman 7500 para acabar de montar o meu novo computador. Podem ver no "My System".

Mal montei tudo, tratei logo de o tentar por a 4.0Ghz, contudo não está estável...

semttuloca3.jpg



Mal corro o Orthos em small fft, falha logo, rectangulo vermelho...

Eis as settings que eu coloquei na bios:

- Spread Spectrum de CPU e PCI-E: DISABLE
- PCI Clock Sync Mode: Não encontrei esta opção, embora eu queira por a 33.33mhz, tal não foi possível.
- PCI-E frequency: 100
- FSB Termination Voltage: 1.5V

- FSB: 320
- multiplicador cpu: 12.5
- VCore: 1.45V (mas CPUZ e EVEREST lêem 1.432V)
- velocidade: 4Ghz
- memórias a 400mhz (em vez dos 800mhz originais)


Este processador tem que dar 4GHz etáveis, e até mais que isso possivelmente. Há alguma coisa que eu esteja a fazer mal? Tenho medo de dar mais vcore pois a intel diz que o Vcore de funcionamento está entre 0.85V e o 1.3625V e se der mais que isso (que é o que já está a acontecer) pode danificar o CPU.

Peço aos entendidos na matéria que me ajudem.

Cumprimentos




Tenta baixar o multiplicador e abusar mais no fsb, tipo 10x400. E dá um pouco de voltagem, penso que assim já dará
 
Tens que diagnosticar =)

Primeiro baixas os timings das rams, senão der tenta baixar mais, senão der podes concluir que dar rams não é...

Sobe as voltagens, cpu, NB e pll(cuidado com o pll...)

Mais não te sei dizer...

Força com isso
 
O que é o PLL? Eu realmente vejo lá essa opção mas não sei o que é.

A 4GHz ainda consigo jogar Crysis, o Orthos é que não corre...
Aquilo aquece bastante... 75 a 80ºC a full load (a stock nunca passa dos 60ºC em full load)... penso que instalei bem a pasta térmica (uma Coolermaster branca, não sei o modelo).

Logo assim que chegue a casa vou tentar baixar o múltiplicador e aumentar o FSB.

No windows o cpu quando não faz nada fica a trabalhar com menor velocidade... isso poderá ser um obstáculo? como desactivo isso na board (EPU)?

Já agora, como precaução, qual é o máximo que posso dar de vcore no cpu? E no NB?

cumprimentos e obrigado
 
O que é o PLL? Eu realmente vejo lá essa opção mas não sei o que é.

A 4GHz ainda consigo jogar Crysis, o Orthos é que não corre...
Aquilo aquece bastante... 75 a 80ºC a full load (a stock nunca passa dos 60ºC em full load)... penso que instalei bem a pasta térmica (uma Coolermaster branca, não sei o modelo).

Logo assim que chegue a casa vou tentar baixar o múltiplicador e aumentar o FSB.

No windows o cpu quando não faz nada fica a trabalhar com menor velocidade... isso poderá ser um obstáculo? como desactivo isso na board (EPU)?

Já agora, como precaução, qual é o máximo que posso dar de vcore no cpu? E no NB?

cumprimentos e obrigado

Cuidado com essas temperaturas, não é aconselhado os modelos Intel C2D ultrapassarem os 65ºc, pelo que a 75º\80º o cpu ja deve fazer throtling, para evitar que o cpu se danifique, e se continuas a expor o teu cpu a essas temperaturas irás "frita-lo" rapidamente....
 
God...80c já esta a fritar o CPU, ja tentasse olhar as temps dos cores, os cores em FULL devem estar em media na casa dos 90c, ou nao, isso só é uma possibilidade...
 
como o windwalker disse esse cpu provavelmente é dos que tem massa termica entre o die e o IHS, ou seja vais ter sempre temperaturas altas

o meu tb era assim e retirar o IHS baixou muito a temperatura, mas requer cuidados extra na montagem
por acaso a ultima montagem que fiz do bloco nao ficou grande coisa e os cores estão-me a ir aos 60ºC
já na penultima montagem tinha 50ºC no maximo, ou seja agora tenho de dar um aperto maior ao bloco

btw, estes C2D aguentam até 100ºC nos cores, segundo a intel
claro que quanto mais fresco melhor
 
Última edição:
nos cores as temperaturas são bem menores.

Eu agora só tenho isto a 3.0ghz, em full load, após uma hora de orthos small fft, tenho 60ºC no processador, no core1 tenho 53ºC e no core2 a mesma coisa.

é mais importante as temperaturas do processador ou dos cores?

cumps
 
Bom quanto ao Vcore acho que não tens muito que te preocupar desde que metas o olho nas temps.

Agora quanto a esse Oc quem me dera comprei um sistema igual ao teu e sinceramente sabia que a board era baratusca mas esperava mais.

Nem que fosse escolher os divisores das memorias.

Olha para teres uma ideia o Máximo de Oc que já consegui estável foi 3.6 com v@de 1.56(Não percebo como mas não me dá mais mesmo metendo 1.7 na bios não passa disto) :-( e as mems a 1066 5-5-5-15 [email protected] e isto com multiplicador de 11 porque com 12.5 só me chega aos 266 depois disso não há maneira de dar sinal de vida....

Muito mau mesmo vê-se que o processador dá mais mas é-me impossivel.

Pode ser que uma futura bios resolva o problema do Vdrop porque no meu caso acho que isso é que me está a limitar já vi muitos mas nestes niveis não é um absurdo...

E já agora gostava de saber como conseguem ocs com vcores destes eu tudo o que seja acima de 3.0ghz tenho que meter o vcore acima de 1.42 senão esquece.

Vá lá que me contento com pouco mas também gostava de brincar mais um bocadinho com isto :-)

Abraço

P.s-
Para resolveres o problema do Eist no windows basta meteres o multiplicador manualmente na bios.
Procuras onde diz ratio e colocas o teu que nesse caso é 12.5.
Depois vais aonde diz cpu configuration e desactivas o Ultimo campo que diz Intel Speedstep.
 
Última edição:
Olha para teres uma ideia o Máximo de Oc que já consegui estável foi 3.6 com v@de 1.56(Não percebo como mas não me dá mais mesmo metendo 1.7 na bios não passa disto)

Muito mau mesmo vê-se que o processador dá mais mas é-me impossivel.

E já agora gostava de saber como conseguem ocs com vcores destes eu tudo o que seja acima de 3.0ghz tenho que meter o vcore acima de 1.42 senão esquece.

O meu neste momento está a apenas 3.0ghz com Vcore default, ou seja, 1.15v. Quero pô-lo a 4.0ghz mas aquece muito, devo resolver o problema com um cooler melhor (zalman 7500 cu não é assim tão bom).

Quanto a ti, esse cpu faz 3.0ghz com apenas vcore 1.15V. Vê bem as temperaturas e mete as memórias no mínimo. Para 3.2ghz só preciso de 1.2V de vcore.3.6ghz precisa de uns 1.375 a 1.4v acho eu.

cumps
 
Última edição:
O meu neste momento está a apenas 3.0ghz com Vcore default, ou seja, 1.15v. Quero pô-lo a 4.0ghz mas aquece muito, devo resolver o problema com um cooler melhor (zalman 7500 cu não é assim tão bom).

Quanto a ti, esse cpu faz 3.0ghz com apenas vcore 1.15V. Vê bem as temperaturas e mete as memórias no mínimo. Para 3.2ghz só preciso de 1.2V de vcore.3.6ghz precisa de uns 1.375 a 1.4v acho eu.

cumps

Bom faz não sei deveria fazer pelo menos o problema é que não o faz para bootar com vcores tão baixos só deixando em auto e com vcore em auto só consigo chegar aos 2.8
Neste momento tenho o em 1333 que parece funcionar bem ou seja 12,5 x 266 com vcore de 1.4e as mems com oc em 1066 é o melhorzinho que consigo e sinceramente para mim chega as temps em idle 35g em load 50 full 60 ta mais que bom.
Abraço
 
Agora quanto a esse Oc quem me dera comprei um sistema igual ao teu e sinceramente sabia que a board era baratusca mas esperava mais.

Não te esqueças que tens uma P5K-SE e ele uma P5K, e penso que sejam diferentes a nível de opções de BIOS.

Olha para teres uma ideia o Máximo de Oc que já consegui estável foi 3.6 com v@de 1.56(Não percebo como mas não me dá mais mesmo metendo 1.7 na bios não passa disto) :-( e as mems a 1066 5-5-5-15 [email protected] e isto com multiplicador de 11 porque com 12.5 só me chega aos 266 depois disso não há maneira de dar sinal de vida....

Muito mau mesmo vê-se que o processador dá mais mas é-me impossivel.

Ou te está a falhar a configuração adequada de alguma opção na BIOS, ou não tens essa opção disponível ou tiveste azar com o CPU.

Pode ser que uma futura bios resolva o problema do Vdrop porque no meu caso acho que isso é que me está a limitar já vi muitos mas nestes niveis não é um absurdo...

O que interessa (essencialmente) é o valor do Vcore real com o CPU em carga (load) e a oscilação desse valor - que deve ser pequena, claro.

E já agora gostava de saber como conseguem ocs com vcores destes eu tudo o que seja acima de 3.0ghz tenho que meter o vcore acima de 1.42 senão esquece.

Isso realmente parece muito Vcore para essa frequência.

Para resolveres o problema do Eist no windows basta meteres o multiplicador manualmente na bios.
Procuras onde diz ratio e colocas o teu que nesse caso é 12.5.
Depois vais aonde diz cpu configuration e desactivas o Ultimo campo que diz Intel Speedstep.

Não é só preciso desactivar o EIST? Em princípio, com o multiplicador em Auto na BIOS, o multiplicador mais elevado do CPU seria o escolhido, e não variaria.

O meu neste momento está a apenas 3.0ghz com Vcore default, ou seja, 1.15v. Quero pô-lo a 4.0ghz mas aquece muito, devo resolver o problema com um cooler melhor (zalman 7500 cu não é assim tão bom).

Faço referência ao meu anterior post, pois a interface térmica Core-IHS pode ser a causa, e não propriamente o dissipador.

Quanto a ti, esse cpu faz 3.0ghz com apenas vcore 1.15V. Vê bem as temperaturas e mete as memórias no mínimo. Para 3.2ghz só preciso de 1.2V de vcore.3.6ghz precisa de uns 1.375 a 1.4v acho eu.

Voltaste a cometer o mesmo erro. Não deves assumir isso como verdade com base num ou dois resultados, porque cada CPU é um CPU.

A única coisa que a Intel garante (com 99,99...% de certeza) é que o CPU funciona à frequência original com o VID (Voltage Identification) que está registado no mesmo.

O que será aceitável será dizer, por exemplo, que faz 3.0GHz com Vcore entre uma gama de valores (entre 1.10 e 1.20V, por exemplo - não sei se é verdade).

Espero que se tenha percebido o que queria transmitir.

Bom faz não sei deveria fazer pelo menos o problema é que não o faz para bootar com vcores tão baixos só deixando em auto e com vcore em auto só consigo chegar aos 2.8
Neste momento tenho o em 1333 que parece funcionar bem ou seja 12,5 x 266 com vcore de 1.4e as mems com oc em 1066 é o melhorzinho que consigo e sinceramente para mim chega as temps em idle 35g em load 50 full 60 ta mais que bom.

Não sei até que ponto percebes ou tens experiência da 'coisa', mas aconselho-te a reduzir a frequência das memórias (através dos divisores disponíveis) até determinares aquilo que consegues fazer com o CPU.
 
Antes de tudo obrigado pelas digas é sempre bom ouvir de quem tem calos.

Quanto à experiência não tenho muita pois só faço Oc nos meus pçs como é normal mas dificilmente me engasgo com termos comuns ou noçoes basicas dum pç faz parte do trabalho.

Desde que não seja hard-mods com o resto safo-me muito bem.

Quanto ao meu problema acho que nem é uma questão de azar com o cpu acho que se deve mesmo ao facto de ser a Se e as opções da bios estarem muito limitadas nesse aspecto.

O processador é muito bom e a board também para o seu segmento de preço é uma fora de série.

Só o qfan (regulador de ventoinhas internos)já vale bem o dinheiro que ela custa o software é impecável.

Devo de referir também que de maneira nenhuma estou descontente com o conjunto é muito bom e sólido o quanto baste.

O unico problema real é mesmo o vcore para teres uma ideia de idle para full ele baixa de 1.46 para 1.40 como vez é muito.

Mas por agora fica assim mais tarde volto á carga.

Abraço

P.s Quanto ao multiplicador pelo menos na minha board tem de se seguir os passos todos se deixares em auto não sei porquê o AiSuite muda o multiplicador como forma de baixar as frequencias do cpu.
Mas isso não é grande problema pois ele sobe assim que tem uma chamada de forma instantanea.
 
Última edição:
Boa noite!

Finalmente meti uma pasta térmica de jeito (OCZ Freeze Extreme) e cá estou outra vez. Mudei também as RAMS. Vendi o meu kit 2x1gb team elite e comprei 2x2gb da kingston value ram.

As rams estão a funcionar a 800mhz @ 5-5-5-15 (elas são 6-6-6-18, eu sei que os timmings são altos mas comprei-as mesmo bastante baratas).

O meu cpu está agora nos 4000mhz e corre orthos pelo menos 1 hora de small FFT's.

O problema é que penso que continua a aquecer bastante...
VCore: 1.50v (lidos pelo cpuz, everest e BIOS).

Temps: CPU: 82ºC, core1: 79ºC, core2: 79ºC, tudo em FULL.

Já baixei o vcore, mas aó o orthos falha no small FTT's :(
Não mexi no PLL nem nada disso... que valores acham que devo por? Tenho o vcore demasiado alto?

cumprimentos

EDIT: Tentei por multiplicador 10 e FSB 400 mas falha... o PC nem boota. Porque será que acontece isto? Assim não consigo ter FSB e DRAM a 1:1 :(
 
Última edição:
com 1.5vcore querias um cpu fresquinho?

e como já tinha dito acima esses cpus provavelmente nao sao soldados internamente ao IHS(levam massa termica) e consequentemente sao bastante quentes
 
Se o meu E7200 a 1.37v já aquece brutalmente, imagine a 1.5...

rav3m, a maneira mais fácil de provar isso é com o Intelburntest. Se houvesse boa transferência térmica aka soldados, as temps não iriam "disparar" com este teste. No meu laptop a diferença é pouca para o BOINC, já que existe contacto directo do core com o cooler, agora no desktop são 20 a 30ºo do boinc para este programa.

Se vai aos 80 e tal com orthos, com o intelburntest vai passar dos 100 na boa.
 
Back
Topo