1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock E6300 e Sapphire Radeon HD4870 1GB

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por jncunha, 10 de Janeiro de 2009. (Respostas: 20; Visualizações: 1515)

1. jncunha

jncunha Power Member

Boas.

Gostava de começar a tentar fazer OC neste componentes mas essencialmente no CPU. Já tentei em tempos fazê-lo mas nunca corria como queria. O máximo que consiguia eram 2.1Ghz e mesmo assim as temperaturas já subiam muito. Limpei o pó todo, etc, e desceram para 45/55º full e 40/45º idle.

Mas já li aí nuns posts pessoal com processadores iguais aos meus a tirar grandes velocidades.

Será que me podiam dar uma orientação inicial? Já li o tópico de OC para iniciados mas não fiquei muito esclarecido. Até fiz uma pesquisa dentro do próprio tópico.

Quanto à gráfica, estou completamente a zeros.

Cumprimentos e obrigado.

PS: O meu sistema está em "My System" à esquerda :).

Última edição: 10 de Janeiro de 2009
  2. Bones

Bones Power Member

para oc na grafica penso que o AtiTool dá.
    Para o cpu é o costume :x2:, vais subindo o fsb (tambem faz oc nas memorias se tiveres o divisor 1:1) e quando ficar instavel sobes o vcore um pouco(para ganhar mais estabilidade e subir a temperatura :x2:)

Nao sou nenhum expert, os procedimentos dependem tambem do que queres fazer (oc ao cpu só ou ao cpu e às rams tmb). ;)

3. jncunha

jncunha Power Member

Em tempos já tentei subir o fsb aos poucos (julgo que de 5 em 5) mas assim que cheguei ao equivalente a 2,1Ghz, tentei subir um pouco mais e o PC nem arrancava para o Windows. Julgo que é nessa altura que tenho de subir o vcore correcto? Onde posso encontrá-lo? Não estou muito familiarizado com os menus da BIOS.

Quando às rams, também gostava de fazer OC visto que são apenas 2GB DDR2 800mhz e parecem-me ser de uma marca não grande coisa, mas também não percebo muito de marcas de rams. Poucas comprei.
    Nunca tentei fazer OC em rams e como tal nem sei por onde começar.

Ah, já me ia esquecer. Gostaria de fazer OC até um ponto em que o stock cooling a ar da caixa não precise de ser substituído por outra coisa.

Abraço.

Última edição: 11 de Janeiro de 2009
  4. Bones

Bones Power Member

Se usares um divisor FSB:DRAM 1:1 ao fazer oc no cpu tambem faz nas rams (quando sao de marcas menos boas costumam dizer que nao fazem muito oc).

Foste subindo o fsb até o pc nao ligar, aí é quando tens de subir o vcore um pouco (mas tambem sobem as temperaturas dele).
    Que temperaturas tens com ele esticado no fsb (sem subir o vcore)?

5. jncunha

jncunha Power Member

Não sei. Já à tempos que não tento fazer OC no PC porque desde que ele berrou e não ligava tinha medo de o estraga e não voltei a tentar. Meti tudo como estava no início e fiquei quietinho.
    Neste momentos com o cooling todo de stock, tenho 40/45ºC em idle e 50/55ºC em full-load.

Tenho outro problema. Saquei a versão mais recente e estável do ATI Tools mas não consigo pô-lo a funcionar. Até abri um tópico noutro fórum a perguntar de que seria:

Ando à nora com isto tudo do OC :P. E farto-me de ler tópicos já antigos a ver se esclareço as minhas dúvidas mas mesmo assim nunca nada é tão específico como o meu próprio sistema.

Cumprimentos.

6. Bones

Bones Power Member

Quando ele nao liga, deves fazer clear CMOS (a ti nao ligava, mas a mim ainda foi pior :x2:, dizia bad bios checksum e tive de flashar).
    As temperaturas em stock estao um pouco altas, a pasta termica ja tem muito tempo?
    As temperaturas que disseste eram do cpu certo?
    Vê também as temperaturas da gráfica, se forem muito altas nao convem puxar muito por ela

7. jncunha

jncunha Power Member

A pasta térmica tem o tempo desde que ele foi comprado. 3 anos +-. Nunca a mudei, aliás, nem me arrisco a fazê-lo sozinho. E sim, as temperaturas eram do CPU.

Como vejo a temperatura da gráfica? Se for com o ATI Tools esquece porque, tal como disse no post anterior, não consigo pôr o programa a correr e não sei de que é o problema.

8. RubenV

RubenV Banido

Utiliza o Everest

9. DyoGo

DyoGo [email protected] Member

Everest/computador/sensor tem la as temperaturas =)

10. Bones

Bones Power Member

Pois, tens essas temperaturas no cpu porque nao trocaste de pasta térmica e já está seca.
    Isso nao custa muito, e nao danifica nada e o teu processador vai agradecer x)

11. jncunha

jncunha Power Member

Ok, vou tentar arranjar alguma e troco-a eu mesmo. Vou ter é de pedir ajuda aqui.

Alguém me consegue indicar porque é que não consigo instalar o ATI Tools para fazer OC na gráfica? O programa crasha ou então nem abre do tray.

12. RubenV

RubenV Banido

Manda uma print do erro que te dá.

13. jncunha

jncunha Power Member

Não dá erro nenhum. Eu ligo o programa, ele vai para o tray, eu meto-lhe o rato em cima e diz "ATI Tools is loading" e depois quando ele acaba o load, tento dar dois cliques ou algo do género para fazer aparecer efectivamente o programa e ele não aparece. Isto com umas das versões.

Com uma que saqui no Guru3D, mal tento correr o programa aparece a janela do Windows a dizer que o programa terminou inesperadamente e pronto, não abre.

Fazes ideia do que possa ser? De onde é que devo sacar o ATI Tools?

Quando à gráfica:

Já instalei o Everest e ele indica-me 3 temperaturas diferentes para a gráfica.

Em idle:

- GPU Diode (Shader) -> ~53ºC
    - GPU Diode (MemIO) -> ~60ºC
    - GPU Diode (DisplO) -> ~50ºC

Em load:

- GPU Diode (Shader) -> ~64ºC
    - GPU Diode (MemIO) -> ~68ºC
    - GPU Diode (DisplO) -> ~60ºC

Isto foi testado a jogar Trackmania com os gráficos puxados ao máximo. Quais são as temperaturas normais para um gráfica em idle e em load? A minha está muito quente? Comprei-a à uma semana portanto se já estiver a aquecer de mais vai para trás e vem uma nova.

14. RubenV

RubenV Banido

Nunca me aconteceu isso com o ATI Tools.

Quais são as temperaturas maximas?

15. jncunha

jncunha Power Member

:confused:

16. RubenV

RubenV Banido

Isso são os Maximos?

17. jncunha

jncunha Power Member

Tal como disse... Medi as temperaturas no Windows, parados, sem fazer nada e depois liguei o Trackmania e joguei. A certa altura faço alt-tab e vejo rapidamente as temperaturas e esses foram os valores registados pelo meu Everest.

18. RubenV

RubenV Banido

Isso para maximos parecem ser baixas.

Penso eu.

19. Bones

Bones Power Member

Eu nao sei bem como sao as temps das graficas novas, mas pelo que dizem as ati sao quentinhas, nao sei se dará para esticar muito na gráfica.

20. jncunha

jncunha Power Member

Estas são as temps que o programa me mostra quando estou parado no Windows, ou seja, em idle. Já referi em cima como fiz para dar os valores em load. Se houver outra forma de os obter digam-me pf.

Porque é que não dará para puxar muito a gráfica?

Antes de fazer OC ao processador vou comprar massa térmica, um cooler em condições e uma caixa em condições para o sistema todo. Estou a pensar na NOX Coolbay HX, que acham?

Partilhar esta Página