Overclock em 3060ti. Sim ou não?

fredc

Power Member
A pergunta está bem explícita no tópico, ando a adiar a compra de gráfica nova mas a jogar em 1440p antecipo que em jogos mais recentes a 3060ti vai ser curta. Valerá apena o OC nesta gráfica ou o ganho será pouco significativo?

Specs:

Monitor: BENQ ex2780q (1440p 144hz)
CPU: AMD Ryzen 5 5600X
RAM: 8x4 GB RAM
GPU: Zotac GeForce RTX 3060 Ti
MB: B550 Aorus Elite V2

A minha experiência com OC é praticamente nula, a minha ideia seria usar o MSI afterburner (por exemplo) para simplificar.

Obrigado a todos pelo contributo!

O OC nas graficas mais recentes não tem os ganhos que conseguiamos ter antigamente, pois elas já vem de fabrica perto dos "limites".
Claro que dá sempre para espremer uns fps's extras, mas diria que hoje em dia para 99% das pessoas não compensa.

Podes brincar um pouco com os valores do core e ram e talvez ganhar uns fp's em alguns jogos. Eu por norma agora preocupo-me muito mais com o calor do que com a performance. faço sempre um pouco de undervoltage e depois a grafica automaticamente gere melhor os turbos dinamicos.

A minha experiência com OC é praticamente nula, a minha ideia seria usar o MSI afterburner (por exemplo) para simplificar.

Obrigado a todos pelo contributo!

+5% já será bom.

Por exemplo tenho ali uma RTX 3060 VENTUS 2X OC 12GB:

Time Spy:
Stock: 9236 (GPU 8883 | CPU 11925)
Undervolt: (1975MHz @ 900mv): 9505 (GPU 9169 | CPU 11999) +3,2%

Furmark 2:

Stock: 6418 (106FPS)
Undervolt: 6722 (112FPS) +5,6%

Undervolt:
1975MHz @ 900mv
+750Mhz
memória

Dy405TR.png

(1975MHz @ 900mv)
Qcad3fO.png

2º método

E muda o perfil da ventoinha. Aí depende do teu gosto e tolerância ao ruído.

Mas então ao fazer undervolt na gráfica há um ganho inferior à 5%? Não parece nada de especial…

Ruído das ventoinhas não me incomoda, a torre está no chão e eu jogo de headphones.

Última edição:
Mas então ao fazer undervolt na gráfica há um ganho inferior à 5%? Não parece nada de especial

Ruído das ventoinhas não me incomoda, a torre está no chão e eu jogo de headphones.

Antigamente é que se tinha ganhos mais elevados em CPUs e GPUs.

Undervolt:
+ performance (~5%)
- consumo (~75%)
- temperatura

Na 3060 Ti deverá ser semelhante.

Em teoria ajudará a prolongar a vida útil da gráfica.

Eu muito sinceramente não vejo ganhos em overclockar vga's já experimentei com msi afterburner, furmark entre outros. O ganho é marginal e muitas vezes o OC não sustem os clocks. Mas é só a minha opinião. Antigamente fazia mais sentido se conseguisses por exemplo +100MHz ele fixava esse valor independemente da temperatura. Hoje em dia a temperatura e voltagem ditam a frequência máxima e muitas vezes isso traduz-se numa perda de clocks. edit: IMHO

Back