1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock em Intel Pentium 4 660, 3600 MHz

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Kristian0, 2 de Janeiro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1560)

1. Kristian0

Kristian0 Power Member

Boas tenho um Intel Pentium 4 660, 3600 MHz, e gostava de fazer overclock com ele.
    JÁ li os tópicos de iniciação mas fiquei com algumas duvidas.
    Por exemplo:
    • Posso aumentar o FSB na Bios ou com programas? Qual é o método mais eficaz?
    • Não queria diminuir a vida do meu processador logo acho que pus de parte a ideia de mexer no Vcore.
    • Tirei as características do meu CPU com o EVEREST v4.20.1170/pt, mediante estas o que me aconselham fazer?
    • AS temperaturas e RPM's do meu sistema estão normais?
    Estas são as caracteristi8cas que eu tirei no Everest:

Propriedades da CPU:
    Tipo de processador :
    Intel Pentium 4 660, 3600 MHz (18 x 200)
    Alias da CPU : Prescott-2M
    CPU Stepping : N0
    Conjunto de instruções :
    x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3
    Velocidade de clock original :
    3600 MHz
    Multiplicador Mín / Máx da CPU : 14x / 18x
    Engineering Sample : Não
    Código de rota de cache L1 : 12K Instructions
    Dados de cache L1 : 16 KB
    Cache L2 : 2 MB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)
    Multi CPU:
    ID da Placa Mãe : INTEL Deluxe
    CPU #1 : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.60GHz, 3612 MHz
    CPU #2 : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.60GHz, 3612 MHz
    Informação física sobre a CPU:
    Tipo do componente : 775 Contact LGA
    Tamanho do componente : 3.75 cm x 3.75 cm
    Transístores : 169 milhão(ões)
    Tecnologia utilizada : 7M, 90 nm, CMOS, Cu, Low-K Inter-Layer, High-K Gate, Strained Si
    Tamanho interno : 135 mm2
    Voltagem do núcleo : 1.3 V
    Voltagem de entrada/saída : 1.3 V
    Potência típica : 115 W @ 3.60 GHz
    Potência máxima : 155 W @ 3.60 GHz
    Fabricante do processador:
    Nome da empresa : Intel Corporation
    Informação sobre o produto :
    http://www.intel.com/products/processor
    Utilização da CPU:
    CPU 1 / Unidade HTT 1 : 25 %
    CPU 1 / Unidade HTT 2 : 0 %

Temperaturas:

Placa mãe: 27 °C (81 °F)

Processador: 43 °C (109 °F)

Seagate ST3300831AS: 26 °C (79 °F)

Coolers:

Processador: 2557 RPM

Sistema: 1383 RPM

Chassis: 1430 RPM

Última edição: 2 de Janeiro de 2008
  2. Kristian0

Kristian0 Power Member

Aguem me ajuda?

3. Soltex

Soltex Suspenso

A temp no processador ta um bocadinho alta, mas tambem para esses é o que se pode ver!Aumentar o fsb é melhor na bios, cuidado com as ram's, e caso ele encrave vai-lhe dando vcore!

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

Overclock a esses processadores com o cooler de origem...não dá muito bom resultado, e aí sim...arriscas-te a reduzir o tempo de vida do processador (temperaturas altas)

Não te estou a querer assustar...mas seria melhor mudares o cooler. Se quiseres opiniões é só dizeres o preço.

Tens 1GB ou 2x512MB?...são 533Mhz ou 667Mhz?

Já agora...qual é a tua caixa?

;)

5. Kristian0

Kristian0 Power Member

Olha eu tenho 1 GB de memoria (1x1GB), tenho um Termaltake LANMOTO.
    Por agora acho que não vou gastar dinheiro num cooler novo, porque pelo menos para os meus lados nao abunda LOL, mas posso confessar uma coisa, uma vez estava aqui numa aventura e decidi abrir o pc tirei o dissipador, nem fazia ideia que existo a pasta térmica, descolei o cooler do CPU e depois voltei a por por cima sem nova pasta, ou seja com a antiga. será dai o prob das temps?

Expliquem-me uma coisa, se aumentar a FSB a multiplicação dos FSB com o multiplicador é que dá o clock, logo que queria saber ate quando posso aumentar o FSB?
    Até crachar? Depois se ele crachar vais estar sempre a ligar em FSB alta de mais e nunca vou conseguir baixar porque vai estar sempre a temperatura alta e este vai crachar sempre?
    Esta é outra duvida com que fiquei mas nao me lembrava.

As caracteristicas das minha memorias sao:

6. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pois...a pasta térmica de origem já de si não é grande coisa...depois de seca, de tirar e voltar a por então...não deve dar coisa boa não...compra uma bisnaga de Artic Silver 5...custa cerca de 5€ e dá para umas 5/6 aplicações no teu CPU. Convém é limpar bem os resíduos dessa.

Pronto...as memórias são 533Mhz (DDR = Double Data rate: 266x2 = 533)
    Sim...o Clock do processador = Multiplicador X FSB
    E sim...normalmente mudas os valores da BIOS (Da página de overclock) de AUTO para o Default...se não souberes qual é, põe o mínimo.
    Depois disso, o que se faz é ir aumentando o FSB de pouco em pouco (10/5Mhz) até crashar no win, ou não o iniciar, ou até mesmo não fazer o POST

Põe aqui tb o separador CPU e o Mainboad

Cumps ;)

7. Kristian0

Kristian0 Power Member

Entao é melhor comprar a pasta primeiro.

Ja agora um cooler melhor mas nao muito caro....

8. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

thermaltake big typhoon (n é só por ser o que eu tenho) porque pode ser montado num pentium 4 e se eventualmente mudares pra um socket 775 ele também pode ser montado nesse (desde k n seja a versão vx)

cumps

9. Kristian0

Kristian0 Power Member

O meu socket é um 775....
    Preço?

10. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

o tempo de vida so reduz a altas temps. O meu (My sistem) há de viver mais tempo overclockado com o Zalman do que stock com o cooler de origem. Mesmo mexendo no Vcore, desde que as temps sejam inferiores a 60º....

11. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

o meu foi-me oferecido, mas os preços andam pelos 32-36€ máximo, o vx é um bocado mais caro, mas o normal consegue umas temps mt boas, o meu cpu está sempre à temp ambiente em idle e da temp de load pra temp de idle demora só +- 10s pra mudar (my system), pessoalmente gosto muito deste

12. HyperRush

HyperRush Power Member

Se não estás para gastar muito dinheiro, compra uns parafusos e porcas (vende-se em conjunto (1,00 €) e retira os suportes plásticos no cooler original. Porquê? Porque os botões de plástico não têm força nenhuma e têm tendência a desapertar. Poupas na pasta térmica, que assim não corre risco de perder popriedades, além do mais a temperatura vai te baixar drásticamente, o meu cpu em idle está em 38 idle e 52 em Full.

Partilhar esta Página