1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock em P4P800 Deluxe c/ Northwoord e TwinMos Dual Channel

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Dangerman, 3 de Setembro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1156)

1. Dangerman

Dangerman Power Member

Boas

Tenho um P4 NorthWood numa P4P800 Deluxe da Asus com 2 Gb de Ram da Twinmos ( 4x 512 )

Segui os conselhos do mentor desta parte do forum o ojdr2001 mas aquilo não funcionou muito bem.

As contas que ele faz para chegar a velocidade das memorias e do CPU, bem como da grafica, não entendi :zzz: .
    Alguem me pode ajudar nisto.

BTW Tenho uma GF6600 GT com um Zalman VF700 ALCu
    e o CPU tem um Artic Cooling Silence
    A board está sempre a chatear-me da velocidade do Cooler do cpu, mas ele and perto dos 50 em idle.

Thks in Adv

2. tonebiclas

tonebiclas Power Member

50º em IDLE ??? isso é muito.muda a pasta térmica e limpa o pó ao cooler.
    essa temp é com OC ou sem OC ?

3. Dangerman

Dangerman Power Member

Peço desculpa, isso é o temp no assus OC 20 %

Sorry

4. Dangerman

Dangerman Power Member

Será que ninguem, me pode ajudar???

5. WindWalker

WindWalker Power Member

1º Isso está em OC 20% Auto ou em Manual?

2º Qual é o FSB original do CPU (533 ou 800)?

3º O divisor FSB:RAM depende da frequência que seleccionares para a RAM na BIOS.

4º Essas TwinMOS têm chips de jeito?

Última edição: 6 de Setembro de 2007
  6. Dangerman

Dangerman Power Member

Boas

Novamente, obrigado pela resposta.
    O CPU é um a 2.8, tenho ideia que é o FBS é a 800
    Ainda não percebi muito bem as contas que fazem para ver a velocidade das memórias e do cpu.
    o que li é qq coisa assim neste link do OJDR 2001

Mas ou sou burro ou não estou a ver como faço as contas do meu CPU.

Alguém pode ajudar-me.

Thnks in Avd

7. Se a parte das contas que não percebes é a do "1º e 2º número", ele refere-se aos divisores, ou seja, no caso de 5:4, 5 é o 1º número e 4 o segundo.

20% queres dizer que tens isso a 3.3 Ghz certo? Se assim for, tás com FSB 240, o que nas mems já deve começar a dar problemas. Enquanto tiveres boas temps no cpu e na motherboard, vai tentando subir isso. Quando tiveres problemas, experimenta subir o vcore e/ou relaxar (aumentar) os timmings das memórias, não sei é se no modo automático podes fazer isso...

Grande motherboard que tens aí, tira bom proveita dessa bomba que se fosse minha eu fazia o mesmo :004:

8. Dangerman

Dangerman Power Member

Será que me podes então dar os valores a inserir em cada um dos campos.
    E já agora, se possivel, exemplificar as contas acima escritas, do tipo: ?/2º numero)*1º numero))*2 = ? porque eu ainda não entendi isto.

Sorry

Thanks in Avd

9. Para começar diz só se tás a fazer o overclock em AUTO ou MANUAL...
    Eu não conheço a BIOS dessa motherbard, por isso não sei se no modo AUTO te vais apercendo das mudanças dos valores ou não... Se queres fazer um bom overclock, sem ser à toa, aconselho-te a ir para o modo MANUAL.

Ai terás que mexer em valores como fsb, timmings, voltagens, etc...

Começando pelo cpu, o P4 2.8 Northwood, tem fsb 800 quase de certeza. O fsb é quad-pumped (multiplicado por quatro), ou seja 4 x 200 ( = fsb 800). Multiplicador é 14, se for como o meu. Então, de origem tens 200 x 14 = 2800 mhz = 2.8 GHz (frequência de origem do cpu). Como o multiplicador no caso deste cpu é fixo (sempre 14), a única maneira de fazeres overclock é aumentando o fsb. Basicamente, vai ser subir o fsb até não dar mais. Quando isso acontecer, podes aumentar o vcore (voltagem do cpu), aos poucos, e ver se consegues mais fsb ou não, isto desde que as temperaturas estejam boas! Para testares as temperaturas usa um programa que puxa pelo pc, como o Orthos ou OCCT, a ver se o overclock está estável e se as temperaturas estão boas.
    Depois entram as memórias em acção. Tens memórias ddr400. ddr significa Double Data Rating, por isso a frequência efectiva das mems é 400, mas a real é 200 (400:2). E esses 200 coincidem com o FSB, ou seja, de origem, tens as memórias em sincronia com o cpu, daí o divisor 1 : 1. Assim, quando aumentas o fsb, estás a aumentar não apenas a velocidade do cpu como também das mems.
    Quanto aos divisores, usa a regra dos 3 simples...neste caso, de origem, é 1 : 1, ou seja:

cpu : ram

1 : 1
    200 : 200

Neste caso sabes todos os valores, mas caso não soubesses um deles bastava aplicares a regra dos 3 simples.
    Voltando às mems, interessa basicamente 2 coisas: frequência e timmings. Frequência, quanto maior, melhor. Timmings, quanto menores, melhor. O problema é que para atingires frequências muito altas, tens que aumentar os timmings, caso contrário as mems podem não aguentar frequências muito altas... Outra coisa, normalmente consegue-se overclockar melhor 2 sticks de ram do que 4. Também podes aumentar a voltagem das mems, desde que te certifiques que não aquecem muito.

E pronto, depois deste testamento espero que tenhas ficado a perceber assim o essencial.
    Agora começa por aumentar o fsb (plos vistos até aos 240 podes ir na boa, podes começar por aí), vês se isso está estável e as temps. Se tiver tudo ok, vai aumentando o fsb aos poucos (vai aumentando de 5 em 5). Quando não entrar no Windows ou fizer restart sem razão, poderás ter que aumentar o vcore ou aumentar os timmings das mems...

Cumps.
    Infelizmente quando essas motherboards saíram não andava tão por dentro disto por isso não sei que valores de fsb conseguiam atingir, mas usando air-cooling, eu pelo menos já ficava bastante satisfeito com 240, 250 de fsb num cpu como esse, que por acaso é igual ao meu, o que já dava um overclock de 25%... 3.5 GHz num processador que de origem trabalha a 2.8... }>

10. Dangerman

Dangerman Power Member

Boas

Quero agradeçer-te desde já a excelente explicação dada, pois agora tudo ficou mais claro para mim.
    Sendo assim, apenas devo aumentar o FSB e colocar o Vcore a tentar estabilizar o mesmo.
    Relativamente aos Timmings das mems, vou testar e ver o que consigo.
    Só me faltava mais uma questaão, que tem a ver com o slot agp. Será que me podes ajudar com isto?

Cumprimentos e mais uma vez, muito obrigada.

11. Exacto, vai subindo o fsb e vendo como o bicho se comporta. Tem em conta que ao aumentares o vcore, as temps vão também começar a subir ainda mais, visto que ao aumentares o fsb já devem subir um pouco ;) E o vcore convem não abusar muito também, não sei qual é o valor de origem mas se fosse a ti não arriscava muito em aumentar além de 0.1, 0.15 (isto porque não tenho ideia de como estes pentium4 se comportam com voltagens.
    Em relação à agp-slot, qual é a tua dúvida? Em caso de overclock deves fixar a frequência dessa slot, para não dar cabo da gráfica. Daí convém que fixes esse valor; procura por uma opção que diga AGP LOCK...

Partilhar esta Página