Overclock i7 3770K @ MSI Z77A GD65 - [email protected] & [email protected]

VelhoDoRestelo

Power Member
Ora bem, na passada semana tive a oportunidade de fazer um pequeno update ao meu CPU (um 2500K) ao adquirir por um preço simbólico um i7 3770K... Sei que o boost não era enorme mas por +/- 50€ não ia dizer que não... Portanto mal o "menino" chegou a casa andei a dar uma vista de olhos pela net a ver os average scores de OC que por aí andam e mediante o que li decidi apontar para os 4.5Ghz pela relação produtividade/custo associado à voltagem/temperaturas para um sistema estável e fresco para o uso do dia-a-dia...

Comecei com as voltagens que mais se encontravam na net para esse target (1.225V) e fui ajustando mediante aquilo que o CPU necessitava, e qual o meu espanto que o "bicho" não precisa de tanta voltagem... Ainda estou em testes mas neste momento a vontagem do CPU vai em apenas 1.136V e continua estável com temps em full load inferiores a 72ºC... O Consumo do CPU em full não passa dos 65W o que é excelente sabendo que o TDP do 3770K são de 77W...

A rig é a seguinte:

i7 3770K
MSI Z77A GD65
2x4GB Crucial Ballistix Tactical 1600 CL8
R9 MSI 280X Gaming (talvez venha uma EVGA GTX 970 ACX 2.0, mas ainda em estudo)
SuperFlower Leadex Gold 650W

Daqui a pouco deixo screens do score...

WARNIG: FullHD Imagens




Aqui apenas com 1.120V

 
Última edição:
Não te fies muito no Prime, dá-lhe com o teu uso regular, se não der problemas e estiveres satisfeito deixa ficar. Com uma voltagem tão baixa eu tentava aumentar o multi para 48 (isto se quiseres continuar) e via se ele corria sub 1.3v (começavas com 1.3 e ias baixando, a 4.8 esse CPU é um monstrinho).
 
Sim @Pedro_1 1.4v já não é brincadeira para AR.

Pois è. Mas repara, 1.4v è acessível, tambem não è nenhum bicho papão. Eu acredito plenamente que com por exemplo um H105 ou H110 ou aquele de 280 da collermaster, pasta do chip trocada se consiga uma coisa suportável e não deves precisar das fans no máximo.

È discutível lá esta, por exemplo um noctua D15 VS um AIO, só que digo-te, vai ser difícil mesmo os melhores air coolers chegando a um certo ponto terem pernas para continuar a acompanhar, è simplesmente a física a funcionar, não à volta a dar. È claro que eu prefiro um loop todo xpto e tal, mas um loop desses não se faz por menos de 300 paus para ficar alguma coisa decente a questão também è essa.

È sempre discutível lá está, mas eu acredito que em alguns casos um aio pode não ser uma má solução.


Aqui fica o meu:


Experimenta no bf4. È muito, muito comum tu seres "estável" nesses testes da treta e depois no bf4 pimba. Eu gosto do bf3/4 pois são extremamente sensíveis e è super normal tu ali teres de subir qlq coisita de vcore para então poderes ficar descansado. Eu neste perfil que tenho activo também era "estável com 1.05v e acabei por ser forçado a subir um pouco o vcore.

Mas è só um exemplo que estou a dar para se crashar no bf4, não fiques admirado e è um bom sinal teres um jogo assim.


Edit.....como passas te agora para o i7, se tiveres o Windows 7 e no bf4 o jogo começar a ter stuttering, a primeira coisa que deves já checkar è se tens o OS em modo de desparkeamento fazendo o tweak habitual.

Windows 7 stock e i7´s è stutering quase certo.
 
Se isto fosse à 1 ano e meio atras ou assim, chegavas ao fórum do extreme systems por exemplo ou do overclockers uk, e metias o teu cpu à venda por 500 euros com esses prints " e um de 5ghz que espero ver desse cpu :D", garanto-te que alguém to ia comprar.

Tens ai um chip aparentemente espetacular, as indicações são excelentes. Qual è o batch do cpu?
 
Ve na caixa do cooler, a de cartão, só precisas de sacar o cooler para ver de qual das fabricas veio. Malásia, costa rica etc....O batch esta ao pe dos códigos de barras etc...Ve ai
 
Pois mas este CPU era versão tray, ou seja, veio sem caixa! :D Daí as £60 que paguei, sendo que acabei de vender o 2500K por £120 no ebay! LOL

BTW, estou em testes a 1.088v (1.100 na bios), vamos ver como se porta...
 
Back
Topo