Overclock i7 870 + Gigabyte p55ud5

Sigma

Power Member
Boa noite,

Tenho atualmente um pc com um processador ligeiramente cansado e já começo a notar isso em determinados jogos. Antes de começar a explorar um possivel overclock ao processador (iria ser a primeira vez) gostava de saber opiniões se efetivamente com o material que tenho é possível e se serão notórias as diferenças. Deixo aqui as specs:

Board: Gigabyte p55ud5
Cpu: I7 870
Gpu: Gtx 780 acx
Fonte: Corsair HX 750w
Ram: G. SKILL ripjaws 2x8gb 1600Mhz
Cooler: Artic Cooling Freezer Extreme Rev.2

Muito obrigado a quem puder dar uma ajuda malta!
 
Vai valer a pena sim, tens montes de locais a explicar como fazer, pesquisa sobre a voltagem máxima aconselhada que podes ir, vai controlando as temperaturas e não aumentes logo a bruta imagina vais ate 3.4 e testas e vais subindo
 
Vai valer a pena sim, tens montes de locais a explicar como fazer, pesquisa sobre a voltagem máxima aconselhada que podes ir, vai controlando as temperaturas e não aumentes logo a bruta imagina vais ate 3.4 e testas e vais subindo

Obrigado desde já pela resposta! Rodei o prime durante uma hora e pareceu estável, as temps andaram entre 70 e 76 graus, não sei se será muito. Consegui chegar a 3,78 Ghz, mas queria tentar manter nos 4 Ghz estável. Na vossa opinião, há algo que deva mudar? Deixo aqui as fotos da Bios.

Muito obrigado pela ajuda! Agradeço imenso.

UHzh7n.jpg


rFZquO.jpg


ZZMDU2.jpg


sAGMzY.jpg


6GCUK2.jpg
 
Tenta subir o BCLK para 190 isso com multiplicador 21 já dá perto dos 4ghz. A tensão podes trabalhar com 1.35v sem stress nesse cpu.
Caso não consigas subir tanto o BCLK aumenta o multi, acho que tens até 24x ou 22x já não tenho a certeza de qualquer das maneiras tens alguma margem. Vai controlando as temperaturas.
 
Tenta subir o BCLK para 190 isso com multiplicador 21 já dá perto dos 4ghz. A tensão podes trabalhar com 1.35v sem stress nesse cpu.
Caso não consigas subir tanto o BCLK aumenta o multi, acho que tens até 24x ou 22x já não tenho a certeza de qualquer das maneiras tens alguma margem. Vai controlando as temperaturas.

Obrigado pela resposta. Vou tentar amanhã fazer isso. Já tentei subir o BCLK e baixar o multi, para fazer 4ghz e vice versa, mas o pc crasha sempre com o blue screen. Vou tentar fazer amanhã de novo com essa tensão. É que vi malta que consegue os 4ghz, mas não utilizam esta board, e sim uma p7p55.
 
Sim a board também ajuda no OC por BLCK, provavelmente também terás que aumentar ligeiramente o qpi voltage e o cpu pll, já não me lembro é dos valores de referência para isso mas sei que eram pequenos incrementos.

O qpi link speed também tinha uma regra qualquer mas já não me lembro, tenta ler sobre isso.
 
C3 e o C6 tens desligar algumas dessas funcoes de poupanca energetica que geram instabilidade.

CPU VTT, aumenta um pouco tb 1.15 /1.2v, ro loadline tens de estar em high para evitar drops de voltagem.
 
Back
Topo