Overclock I7 8700K (nunca fiz overclock)

luckypt

Power Member
Boa tarde a todos.


Como indica o titulo sou novo nestas coisas do OC.
Fiz uma build nova à pouco tempo e gostava de ter a vossa opinião sobre overclock.
Build:
Cooler Master Storm Stryker
Corsair CX 750 M
I7 8700k + NH-D15
Asus ROG STRIX Z370-E GAMING
G.Skill TridentZ RGB 2x8 Go DDR4 3000 cas15
Asus ROG-STRIX-GTX1080TI-11G-Gaming
SSD 850 EVO 250Gb - OS
SSD MX300 525Gb - Games

1 - Até que ponto, fazer Overclock pode afectar a longevidade de um Processador?
2 - Será mesmo necessario fazer overclock? Reparei na aplicação da Asus o processador está quase sempre a 4.3 GHz (comprei a versão K pois a versão stock não estava disponivel)
3 - Não consigo perceber a aplicação da asus pois aparece 3.7 x 10, mas depois o maximo que vi o CPU é de 4.3, a voltagem tá sempre a variar... Uma vez lancei o check automatico da Asus e o PC só crashou a 5.2 GHz, pelo que estava a trabalhar sempre a 5.1. Li que fazer isso numa aplicação é mau para o CPU pois o CPU esta a levar com demasiado Volts.... fiquei perdido e para ter a certeza meti tudo por defeito. (espero eu que sim....)
4- Se não vale a pena fazer OC, o que acham de undervolt du CPU? pelo que li as MB dão sempre Volts a mais ao CPU o que pode tambem afetar negativamente o CPU.

Obrigado pela vossa ajuda e desculpem as perguntas de principiante.
 
Se usares o CPU dentro das voltagens "ditas seguras" provavelmente podes nunca vir a ter problemas na vida útil dele.

Até 1.35v julgo ser seguro. É até onde levo o meu.
 
Em primeiro lugar controla sempre as tuas temperaturas!
Apesar de teres um bom CPU cooler, esse programa que pôs o cpu a 5.2ghz pode-o ter levado a temperaturas de alerta que não são convenientes.

Faz download do HWMonitor por exemplo, para controlares esses valores.
Acho que o overclock em si não faz mal, o que provoca diminuição na longevidade são as temperaturas elevadas.
Num contexto ideal a temp maxima desse cpu não deve passar dos 75º.
 
Os CPU Intel e AMD em idle fazem downclock e downvoltage, se definires voltagens manuais penso que percas essa função (AMD aqui, o meu último Intel foi um C2Q). Podes fazer OC, mas num CPU desses é quase irrelevante, depende do refresh rate a que jogas. Se jogares a 144hz e conseguires 144FPS nos jogos, eu cagava no OC.
 
Eu no teu caso deixava isso a 5.0 GHz para teres uma ligeira margem e não média mais nisso....para teres um ideia possuo um 3770k 3.9ghz a mais de 6 anos, meto a 4.6ghz na BIOS e funciona muito bem.... Deixo tudo em automático a board faz tudo.....se consegues 5.0 axo je deves aproveitar é um número bem redondinho...ccumprimentos
 
Há 2 coisas que podem afectar a durabilidade do processador: temperatura e voltagem.

Desde que nenhum deles tenha 1 valor superior ao que o fabricante recomenda muito dificilmente deves causar danos no processador.
 
Pessoalmente sou contra OC automático pelo fabricante através da BIOS. Pelo que tenho visto a voltagem aumenta estupidamente, não criação um bom rácio de ganhos vs voltagem aplicada.

Eu pessoalmente iria experimentado manualmente. Subia 100Mhz de cada vez e baixava a voltagem até encontrar o ponto de estabilidade. A partir daí ia subindo mais 100Mhz de cada vez e ajustava a voltagem até um sistema estável com temperaturas não proibitivas.

No entanto, a não ser que desempenhes tarefas muito pesadas mesmo, não creio que haja necessidade de fazeres OC (para já).
Eu próprio tenho um 8700k e mesmo a renderizar um vídeo 4K, jogar e umas quantas abas do chrome abertas ao mesmo tempo não consegui levar o CPU aos 100%.
 
Nunca fassas overclock automático se não sabes fazer é preferível não fazeres . Por uma simples razão em todas as motherboard que tive aumenta imenso o Vcore para teres uma ideia o overclock da minha motherboard para 5.0ghz no 8700k estava a pedir um Vcore de 1.40V ou seja bastante a cima do que eles chamam seguro . Se bem que eu próprio já o levei a cima desse voltagem. Mas para testes . No meu caso uso diário mantenho a 5.0ghz com 1.285Vcore mantense sempre entre os 60 graus em full load . Por isso muito sinceramente já tive o meu a 5.3ghz em jogos não notas diferença nenhuma entre 5.0/5.3 por isso o melhor para mim e mesmo 5.0ghz . Espero ter ajudado.
 
Back
Topo