overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

Eu comecei assim... Não ando nisto á 2 dias... A questão é que o blend dava sempre erro... Agora meti o CPU a 3600Mhz e RAM a 800 com 1.8v e 1.35v para o CPU. Esteve a fazer blend durante uns 40 minutos e não deu erro...

Para ter isto a 4Ghz já não sei o que fazer. Se for limitação da Mobo agora não posso gastar dinheiro!

Cumps

Edit: Bem, estive a fazer uns testes a 3.6Ghz com as mems a 800 com 1.8v. Comecei com 1.3v no CPU e utilizando o Intel Burn Test com nivel de stress máximo deu erro de instabilidade, fui aumentando o vcore até fazer um teste de IBT estável e agora está a 3.6Ghz com 1.280v em load lidos pelo CPU-Z. Temps na ordem dos 65º em load.
Que acham?

O engraçado é que já tinha feito testes com o IBT com o CPU a 4Ghz e RAM a 900Mhz e acabou os testes com sucesso mas o Blend Test do Orthos dava erro!!!
O IBT não stressa mais o sistema?

Cumps
 
Última edição:
O teu é do mesmo stepping do meu nribeiro...
O meu já deu 4500mhz para a fotografia, já esteve bastante tempo a 4.0ghz com 1.45v, mas não passava no orthos, dava erro ao fim de 30 minutos mais ou menos, e de vez em quando dava-me uns belos bsod...
Optei por tê-lo a 3600mhz com 1.35v, está estável, não tenho bsod, e a diferença para os 4ghz só se faz notar se falarmos em GTA4, porque no resto não se nota assim tanto a diferença.Esse pessoal dos E0 nem sabe a sorte que tem :004:
 
Pois é... A revisão EO saiu muito bem! 3.6Ghz também acho suficiente e está estável, pouca voltagem, baixa temp...

Depois logo se vê um dia pois ter um CPU a 4 ou mais Ghz é bacano!
Antes este a 3.0 ou 3.6Ghz que o meu antigo E6550!!!

Cumps
 
Claro que não! Quer dizer, não é perigoso desde que não hajam fugas.
Se estiver tudo muito bem feito é uma mais valia pois desce e muito as temps dos componentes!
Eu quero ver se coloco WC no meu sistema mas talvez mude alguns componentes aos poucos. A minha gráfica está um must por enquanto mas quero mais!:004:
O meu CPU até vai aos 4Ghz mas acho que a MoBo e a falta de opções desta a nivel de alteração de voltagens do NB e afins limita o OC pois no teste Blend do Orthos dá erro mas a 3.6Ghz com as mems a 800 não dá...

As temps do meu sistema estão dentro do aceitavel já que com isto a 3.6 com 1.312v em Idle e com testes em full não vai abaixo nem chega perto dos 65º!!

A gráfica está agora mais overclockada que antes pois flashei a Bios desta com 1.45v no GPU e ainda aumentei as mems para 1100Mhz (2200 efectivos) e 1600 no shader!!!:004:

Depois tenho de ver o que compensa mais actualizar: se gráfica, MoBo, Mems ou CPU.

Cumps
 
Boas pessoal.

Vou querer dar uns retoques nas voltagens, mas tenho sérias dúvidas. Os settings são os seguintes:

CPU Voltage - Não preciso de ajuda
CPU GTL Voltage Reference (0/2) - [Auto] ? (estava a pensar algo nos 0.7V)
CPU GTL Voltage Reference (1/3) - [Auto] ? (mesma coisa)
CPU PLL Voltage - [Aut0] ? (não sei mesmo)
FSB Termination Voltage - [Auto] ?
DRAM Voltage - 2.0V
NB Voltage - [Auto] ?
NB GTL Voltage - [Auto]
SB Voltage - [Auto]
PCIE SATA Voltage - [Auto]

Tirando o CPU Voltage e o DRAM Voltage, preciso de ajuda para o resto das definições.
E ainda tenho outras dúvidas.
Como é que eu testo as voltagens? Uso um programa de stress normal? tipo IBT (é o que eu costumo utilizar para o CPU Voltage, mas não sei se serve para o resto).

Agradeço a vossa ajuda :)
 
tks

E só mais duas perguntas. Para descobrir as voltagens correctas, o melhor que tenho a fazer é testar as definições uma de cada vez certo? Primeiro o CPU GTL Voltage Reference (0/2), depois o CPU GTL Voltage Reference (1/3) e por ai fora...

Tirando o CPU Voltage, todos os restantes valores são fixos não são?

Obrigado pela ajuda :)
 
tks

E só mais duas perguntas. Para descobrir as voltagens correctas, o melhor que tenho a fazer é testar as definições uma de cada vez certo? Primeiro o CPU GTL Voltage Reference (0/2), depois o CPU GTL Voltage Reference (1/3) e por ai fora...

Tirando o CPU Voltage, todos os restantes valores são fixos não são?

Obrigado pela ajuda :)

Não, todos eles podem ser ajustados para chegar à estabilidade que nem sempre se resolve com vCore.

Há uma tabela no Clunks fórum que não encontro agora, que ajudava a definir esses valores.

Já agora:
http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=87
http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=253
http://www.ocforums.com/showthread.php?t=579385

EDIT: Esqueci-me de dizer, o GTL não é uma tensão aplicada a nada, logo, em principio não deverá ser a causa de CPUS mortos em combate.
 
Última edição:
Pessoal, andei para aqui a mexer e tenho o CPU nos mesmos 3.6Ghz mas com as mems a 1003Mhz.
A questão é que alterei o FSB strap to northbridge para 266 para conseguir isto mas agora o rated fsb está a 1600 enquanto que antes era maior mas com as rams a menos velocidade.

Qual a melhor opção a nivel de performance?

Cumps
 
strap + apertado = + performance. mas tu é que "jogas" conforme te der jeito ou precisares. ao relaxar/aumentar o strap perdes performance clock-per-clock, mas normalmente o OC ganho, desde que seja significativo, compensa largamente essa perda

por ex, eu podia perfeitamente ter as mems a 1066, mas tinha de aumentar o strap pra 333 se nao me engano
tenho-as a 1000 com strap 266, e tb com menos volts (1.8v em vez de 1.9v)
tudo isto com fsb 400
 
Última edição:
Eu reparei numa ligeira melhoria de rapidez com o OC assim mas queria mesmo ter isto a 4.0Ghz e mems a 1000 porque já vi que se aguentam mas em conjunto dá erro no Blend do Orthos e no IBT.

Acho que o problema é da Mobo e por isso pergunto que Mobo barata da Asus com possibilidade de alterar voltagem do NB, PLL, etc, posso comprar?

Cumps
 
Esta está boa para o que quero?

http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=ASUSP5QDEL

Irei puder fazer bom OC ao processador sem aumento considerável na voltagem deste? É que para ficar estável a 4.0 na minha P5K-SE precisa de muitos volts.

Cumps
 
tá mais que boa. atenção que se o cpu for mau overclocker nao vai ser uma board nova que vai fazer milagres. se forem probs de vdrop/vdroop a board nova já pode ajudar muito
 
Ajuda

olá . eu sou um pouco novo no OC e gostava que pudessem ajudar
tenho este pc (esta ai ao lado no meu sistema) .
assim como está consigo levar até 4.1GHz , mas não alterei nada de voltagens , nem timings das memorias . algum de vocês me podia dar umas dicas de como o levar um pouco mais ao limite . ficava bastante grato . um abraço , fiquem bem.
 
Última edição:
Back
Topo