Overclock ligeiro a Fx-8150

Luis Lynce

Power Member
Boas,

Gostava que me indicassem, por favor, quais as operações a realizar na bios da minha motherboard de maneira a conseguir um OC na ordem dos 4.2 Ghz, sem problemas de estabilidade. Neste momento, em velocidades stock, não passa dos 34 graus centigrados. Atingiu os 37 graus quando numa destas noites lhe atirei com 7 programas para cima ao mesmo tempo, e o proc. limitou-se a ir aos 25~30% da capacidade máxima, durante cerca de 1/2 hora. Ainda não o consegui tirar do sério, e provavelmente com a utilização que lhe dou, nunca irei conseguir:-D. O overclock tem mais a intenção de não fazer com que o processador esteja constantemente a subir e a descer a freq./multiplicador/voltagem.
Passo a listar o meu desktop.

Proc: AMD Fx-8150.
Cooler: Corsair A70, c/massa térmica Artic Silver nº 5.
MoBo: Asus Sabertooth 990Fx, c/ bios v.1102.
Ram: Corsair 4x4 Gb "Value Select" @ 1333Mhz/Cl9.
GPU: Asus GTX 560 Ti DCII.
DR: WD 2Tb caviar green c/64 megas de cache.
DVD: 1 Asus + 1 Optiarc.
PSU: Corsair Tx 850 v2.
Case: CM ATCS 840 Silver.

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
Cumprimentos,

Luis.
 
atenção temperaturas quando estas em OC. sobe o multiplicador do cpu ate 21x e desliga turbo core isso tudo na bios.faz teste com O.C.C.T V4.1.1
 
Última edição:
O overclock tem mais a intenção de não fazer com que o processador esteja constantemente a subir e a descer a freq./multiplicador/voltagem.

Não há qualquer necessidade de impedir que o processador baixe clocks e tensão quando esteja em idle, seja com overclock ou não; a não ser que tenhas um interesse especial em manter 8 cores permanentemente a 4.2GHz e à tensão máxima, o que é um disparate nesse processador.

Com o Cool N' Quiet ligado se não está à velocidade máxima, é simplesmente porque a frequência de funcionamento nesse momento não afecta a performance das threads usadas no dado momento. E toma também em conta que a velocidade/tensão dos vários cores é controlada independentemente, e sem ser através do coretemp ou do tmonitor só estarás a aceder à velocidade de uma delas.

Se quiseres overclockar, podes inicialmente desligar o CnQ para que possas testar a estabilidade a essa frequência máxima/tensão sem oscilações, e depois voltar a ligar quando estiver tudo devidamente testado. Quanto ao Turbo, a situação é diferente, poderá convir desligar permanentemente em overclock para facilitar o teste de todos os cores simultaneamente ao multiplicador máximo/tensão definidos, e de forma mais importante, impedir que seja aplicado um vcore mais alto do que o definido manualmente quando este entra em acção.

Quanto a verificar estabilidade, os FX que não estejam 100% estáveis passam facilmente testes de OCCT (imho, é um teste inútil porque que perdoa demasiado em AM3/AM3+, e as libs de linpack não são actualizadas como no IBT) e IntelBurnTest sem dar erros (mais até que os Phenom II), mas espalham-se facilmente num torture test blend em Prime95 em relativamente poucas horas (<4h). A utilidade do IBT prende-se mais a testar o IMC (cpu_nb) vs settings de memória e as temperaturas máximas atingidas em pouco tempo (para isso o OCCT também é bom), ou apenas para um primeiro teste rápido de settings, porque só berram facilmente se a instabilidade em uso 24/7 for evidente.
 
Última edição:
@Roberto1973, AlleyViper,

Obrigado pelas respostas. Como já adivinharam, foi coisa que nunca fiz, foi overclocar um proc.
Mas na bios da sabertooth existe um modo automático de fazer OC ao proc., correcto?
Pedia-vos, se não for um processo dificil de explicar, com é que se faz.

Agradeço antecipadamente a vossa disponibilidade,
Luis.
 
Back
Topo