1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock M3N78PRO + X2 7750+

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por BigJazz, 15 de Abril de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2384)

1. BigJazz

BigJazz Power Member

Tenho uma board ASUS M3N78 PRO nVIDIA 8300 SKAM2 e um processador AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 7750+ que tem o multiplicador desbloqueado.
    Por defeito o multiplicador está 13,5X200 o que dá 2700.
    Eu até nem sou muito de fazer overclock, mas como este cpu esta desbloqueado resolvi tentar aumentei de 13,5 para 14X200 o quue daria 2800, só que a board ficou apanhada e passou a ligar desligar ou seja ficou intermitente, arrancava ia abaixo arrancava ia abaixo e eu tive mesmo que desligar a alimentação e fazer reset a bios para voltar tudo ao normal.
    O meu sistema para alem do do que esta acima é composto por uma grafica da gigabite 9800GTX 1GB, quatro discos sata 2 (3 de 500GB e um de 1TB), 2x 2GB corsair dominator pc8500, uma placa de tv da Haupauge "PVR 250" dois gravadores de dvd quatro fans de 120 e uma fonte de 600W da nox.
    Tendo em conta que de 13,5 para 14 a diferença é tão pouca o pc não deveria arrancar sem problemas?
    A fonte que tenho não é suficiente?
    Se alguem puder esclarecer eu agradeço
    Obrigado

2. BigJazz

BigJazz Power Member

Troquei grafica mas... tudo na mesma

Boas
    Estive a checar no site da asus qual a fonte recomendada para o meu sistema, e com tudo o que tenho eles recomendam 750w.
    Como tenho uma grafica asus 7600gt encostada as boxes troquei a cuja dita (com esta grafica a asus recomenda 550W).
    Voltei a alterar o multiplicador para 14 mas faz exactamentte a mesma coisa.
    Obrigado

3. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Qual fonte tem e bios da mb está actualizada? Qual gráfica que usas?

4. BigJazz

BigJazz Power Member

Boas
    A grafica inicialmente foi uma gigabyte 9800gtx, que substitui depois por uma asus 7600GT (um pouco mais fraca).
    A fonte é uma nox de 600W.
    A bios é a 701, ja saiu a 801 para suporte a novos cpu's, mas o meu é suportado a partir da 504, penso por isso não adiantar actualizar.
    O que é que achas?
    Obrigado

Última edição: 15 de Abril de 2009
  5. BigJazz

BigJazz Power Member

A bios tem uma opção de percentagem overclock, e eu experimentei por ai.
    Primeiro puz 3% depois 5%, com 8 % ficou instavel mas arrancou.

Neste caso 8% o processador ficou a 2916mhz, porque é que aumentando o multiplicador de 13,5 para 14 (2800mhz) não funcionou?

Obrigado

Última edição: 17 de Abril de 2009
  6. tampinhas

tampinhas Power Member

atualiza a bios que isso muda tudo

7. kapataz

kapataz I fold therefore I AM

deve ser falta de voltagem, ou tens o cooler mal montado.....

8. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

yap, também apósto na falta de voltagem...

9. BigJazz

BigJazz Power Member

Cooler mal montado não é pois com 5% de overclock e correndo o 3dmark2006 o cpu não passa dos 55graus.
    Quanto a falta de voltagem, quando tenho acesso ao multiplicador não tenho acesso a voltagem do cpu e quando tenho acesso a voltagem do cpu não tenho acesso ao multiplicador. Quando esta em all overclocking tenho acesso a percentagem mas a nada mais.
    Se calhar escolhi mal a board.

Fiquem bem

10. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

já esperimentas-t usar o amd overdrive?

11. BigJazz

BigJazz Power Member

Ainda não... tô a sacar e vou experimentar, depois digo como foi

Obrigado

12. BigJazz

BigJazz Power Member

Boas

Saquei o amd overdrive, mas não funciona na minha board nem sequer encontra cpu compativel. Li as intruções e lá diz que so funciona em board's com chipset amd, o da minha é nvidia.

Mas o que estava a complicar era o coll n'quiet, desactivei o cujo dito na bios e passei a ter acesso a todas as opções e já puz o gajo a bumbar a 3200mhz 16 x 200, aquece um pouco mais, passou de 38 em idle para 45.

13. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Em full tem quanto graus?

14. BigJazz

BigJazz Power Member

Depois de correr o 3dmark2006 estava em 52graus.

15. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Tem que testar com prime95 ou OCCT 3.01 e ler temperatura com core temp 0.99.5 beta 2

16. apoc

apoc Power Member

boards com vga integrado não são o melhor para oc ... esse chipset então esquece lá isso ...

qq ecs baseada no 780g ou no 770 faz oc bem melhor q essa e no entanto são de gama bem mais baixa ....

17. BigJazz

BigJazz Power Member

Board's com vga integrado não são boas para oc? Então as que indicas tambem não, pois tambem elas tem vga integrado, alias quase todas a boards com chipset da amd ou nvidea tem vga integrado, mas podemos sempre usar uma grafica como deve ser.

Mas sinceramente não comprei esta por causa do oc, mas como este cpu tem o multiplicador desbloqueado resolvi experimentar e quanto a mim nem se porta nada mal pois que espetar-lhe com mais 500mhz sem aumentar o vcore, não parece nada mal.

Fiquem bem

18. andre:inlove

andre:inlove Banido

pois mas as k eles indicou se fores ao site da nvidia vais ver k sao dedicadas ao publico gamer / gamer entusiast, e as com o xip como essa sao para o publico home entertainment / game, basta reparar bem no asus fanless, k essa board tem, e nos coolers activos das nvidias 7x0, se nao fossem para oc nao irian trazer de fabrica coolers activos...

edit: nvidia 780

19. BigJazz

BigJazz Power Member

Pensei que ele se estivesse a referir as com chipset da amd.
    E sim essas da nvidia são bem melhores para oc

20. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Não concordo contigo porque uso um chipset AMD 790GX +SB750 faz bom oc.

Partilhar esta Página