Overclock memoria processador

adec_12

Power Member
Bom dia, não percebo muito disto, mas gostava que alguem mais conhecedor me desse a sua opinião:
Tenho um processador ( Intel I7-950 Quad-Core 3.06GHz 8MB LGA-1366)que tem controlador de memória integrado até 3 DDR3 de 800 MHz ou 1066 MHz . Tenho 6 pentes de memoria ram a 1600mhz (2gb), a bios teima em reconhecer apenas 1066mhz. É possivel de fazer overclock à memória integrada do processador, igualando a frequencia da ram? Já tentei o xmp; mudar a voltagem da ram(1,35 e 1,64) e nada. Suspeito que o processador me limita a ram, mas não sei sequer se é possivel.
Obrigado
 
consegues meter pic das settings da bios ? já nao me lembro a opçao mas tens que mexer num settings
elcf9y.jpg

Colquei ainda em QPI/Dram voltage 1,35v e na dram voltage 1,64v. Em Dram timing control coloquei as latencias das memorias 8-8-8-24. Para fazer overclock ao processador coloco que valor em cpu ratio settings?
 
Bem, coloquei o BCLK a 150 e o PCIE a 100, mantendo as voltagens a 1,35 e 1,64, desta forma consegui que as memorias tenham +-750mhz(1530mhz).Mas acho as temperaturas altas, só no ambiente de trabalho atingem aprox. 60ºC, e num jogo 83ºC, isto para o processador, o que acham?
 
elcf9y.jpg

Colquei ainda em QPI/Dram voltage 1,35v e na dram voltage 1,64v. Em Dram timing control coloquei as latencias das memorias 8-8-8-24. Para fazer overclock ao processador coloco que valor em cpu ratio settings?

Com esta configuração elas têm que estar a 800Mhz!

Não te metas a inventar nos timings nem nas voltagens, isso não é para mexer neste caso.

Mete print do CPU-Z onde diz que estão a 533 só para ver uma coisa, sff.
 
Com esta configuração elas têm que estar a 800Mhz!

Não te metas a inventar nos timings nem nas voltagens, isso não é para mexer neste caso.

Mete print do CPU-Z onde diz que estão a 533 só para ver uma coisa, sff.
Sim, com essa configuração elas ficam a 800mhz, o problema é que o pc não fica estável e aquece muito. Mais cedo ou mais tarde aparece um blue screen e desce para 533mhz (que é precisamente o valor colocando em auto a bios). Muito provavelmente o processador está a limitar a frequencia das memorias uma vez que a memória máxima permitida por este é 1066mhz (2x533), daí a necessidade de fazer o overclock ao processador
P.S. 533mhz 7-7-7-20
800 mhz-8-8-8-24
 
estás a confundir muita coisa e isso vai dar para o torto.
se as memorias não correm a 1600 com o resto "standard", tentar fazer OC no BCLK só vai dar barracada da grande.

Se as memorias não aguentam a 1600 normal, algo não está bem. E nem estamos a entrar no reino do OC que estás a tentar fazer sem perceber porque as memorias não aguentam a velocidade delas.
QPI deve ser o mais alto possivel, sem passar dos 4000. Acima dos 3800 já começa a pedir voltagem mas quanto mais alto for, mais fluido parece o PC.
o QPI link é que é a "ram interna do cpu" que falas no primeiro post. Ai é que reside o segredo da velocidade dessa plataforma.

Para concluir, porque sobes o BCLK ?!?
 
estás a confundir muita coisa e isso vai dar para o torto.
se as memorias não correm a 1600 com o resto "standard", tentar fazer OC no BCLK só vai dar barracada da grande.

Se as memorias não aguentam a 1600 normal, algo não está bem. E nem estamos a entrar no reino do OC que estás a tentar fazer sem perceber porque as memorias não aguentam a velocidade delas.
QPI deve ser o mais alto possivel, sem passar dos 4000. Acima dos 3800 já começa a pedir voltagem mas quanto mais alto for, mais fluido parece o PC.
o QPI link é que é a "ram interna do cpu" que falas no primeiro post. Ai é que reside o segredo da velocidade dessa plataforma.

Para concluir, porque sobes o BCLK ?!?
Estava a subir o BCLK para aumentar a frequencia do processador. Os procedimentos que fiz retirei da net, já que não tenho grandes conhecimentos na área. Talvez seja problema da board (há muitos casos relatados na net) mas nenhum com solução "confiável"; de qualquer das formas um processador com memoria ddr3 800/1066 (https://ark.intel.com/products/3715...rocessor-8M-Cache-3_06-GHz-4_80-GTs-Intel-QPI) pode ou não limitar a frequencia das memorias ram com frequencias supeiores?
 
O CPU não te vai limitar em nada, descansa. A única coisa que limitaria era se tivesses memórias de 1866Mhz (ou mais) e aí então só as podias ter a funcionar a 1600 (teoricamente, porque depois com overclock é outra conversa)

O que se está aqui a passar, quase de certeza, é que tu tens um ou mais módulos de memória que não são 1600 mas sim 1333 (ou outro inferior a 1600). Se tens TODA TODA TODA mas mesmo TODA a certeza que todos os módulos são 1600 então tens um ou vários módulos com defeito que não se revela a velocidades inferiores, especialmente se lhe espetares uma tensão superior.

Por acaso não compreste essas memórias no ebay ou usadas, por acaso?
Pergunto isto porque há tempos comprei 4x2gb de DDR2 800 da Samsung por uma pechincha, pensava eu...
Quando as fui experimentar também o PC não ficava estável a 800Mhz, mas a 667 funcionavam perfeitamente. O que mais me saltou à vista foi no CPU-Z ver que todos os 4 módulos tinham o mesmo número de série. Saquei as memórias fora e fui ver com mais atenção. Procurei pelo datasheet dos chips de memória que lá estavam e vi que afinal estes chips eram de 667Mhz e não 800 como me diziam ser. Era portanto um produto contrafeito / falsificação. A contrafação estava tão bem feita que o próprio PC pensava ter módulos de 800Mhz, mas tendo na realidadeos chips de 667.

Acabei depois por chegar a acordo com o vendedor e fiquei com as memórias. Elas aguentam bem os 733Mhz (+-) e como o CPU está em overclock acabou por casar bem com o sistema. E também não era para o meu PC e para quem era, servia
 
Última edição:
O CPU não te vai limitar em nada, descansa. A única coisa que limitaria era se tivesses memórias de 1866Mhz (ou mais) e aí então só as podias ter a funcionar a 1600 (teoricamente, porque depois com overclock é outra conversa)

O que se está aqui a passar, quase de certeza, é que tu tens um ou mais módulos de memória que não são 1600 mas sim 1333 (ou outro inferior a 1600). Se tens TODA TODA TODA mas mesmo TODA a certeza que todos os módulos são 1600 então tens um ou vários módulos com defeito que não se revela a velocidades inferiores, especialmente se lhe espetares uma tensão superior.

Por acaso não compreste essas memórias no ebay ou usadas, por acaso?
Pergunto isto porque há tempos comprei 4x2gb de DDR2 800 da Samsung por uma pechincha, pensava eu...
Quando as fui experimentar também o PC não ficava estável a 800Mhz, mas a 667 funcionavam perfeitamente. O que mais me saltou à vista foi no CPU-Z ver que todos os 4 módulos tinham o mesmo número de série. Saquei as memórias fora e fui ver com mais atenção. Procurei pelo datasheet dos chips de memória que lá estavam e vi que afinal estes chips eram de 667Mhz e não 800 como me diziam ser. Era portanto um produto contrafeito / falsificação. A contrafação estava tão bem feita que o próprio PC pensava ter módulos de 800Mhz, mas tendo na realidadeos chips de 667.

Acabei depois por chegar a acordo com o vendedor e fiquei com as memórias. Elas aguentam bem os 733Mhz (+-) e como o CPU está em overclock acabou por casar bem com o sistema. E também não era para o meu PC e para quem era, servia
Obrigado, vou verificar as questões que referes.
 
Back
Topo