Overclock no meu Intel core Duo E6300 ajuda!

yelloboy

Banido
Boas a todos, então é o seguinte já fiz overclock no meu PC algum mas acho que ficou um bocado instável.Antes de começar a explicar vou deixar a informação da minha máquina.

CPU: Intel core Duo E6300
Motherboard: XFX Nforce 680 SLI
Memórias: TeamElite 6400 DDR2 800mhz
Placa gráfica: Asus 7600 GS
Fonte: LC-POWER 550 Watts.
Disco 1: Western digital 160GB 1600AAJS SataII
Disco 2: Hitachi 160 GB Sata II

Basicamente é esta a minha máquina. Mas onde preciso de ajuda é na BiOS mais propriamente na parte de configuração. Eu tenho assim configurado.


Aqui ficam as fotos da bios, peço desculpa por algumas ficarem desfocadas.


dsc00681pkp8.jpg




dsc00682poy6.jpg




dsc00683phc5.jpg





dsc00684pzo6.jpg





dsc00685pxe8.jpg





dsc00686pxd5.jpg
 
Tens de aumentar mais o FSB (QDR) MHz.

Tens a 1100MHz/4 = 275 MHz * 7 (CPU Multiplier) = 1925 MHz

Aumenta para 1200MHz, mas atencao, nao ultrapasses mt os 800MHz na memoria. Se dizes k esta instavel talvez seja tb necessario aumentar as voltagens do CPU Core,FSB,memorias, mete mais 0.1v e ve se fica melhor, mas nao convem abusares mt nas voltagens, 0.2v ja comeca a ser demais...
 
Tens de aumentar mais o FSB (QDR) MHz.

Tens a 1100MHz/4 = 275 MHz * 7 (CPU Multiplier) = 1925 MHz

Aumenta para 1200MHz, mas atencao, nao ultrapasses mt os 800MHz na memoria. Se dizes k esta instavel talvez seja tb necessario aumentar as voltagens do CPU Core,FSB,memorias, mete mais 0.1v e ve se fica melhor, mas nao convem abusares mt nas voltagens, 0.2v ja comeca a ser demais...


Já aumentei para 1200 Mhz agora está assim 300 MHz * 7 (cpu Multiplier) = 2100 MHz e agora se quiser levar ao extremo o overclock como é deverei proceder.

Desde já o meu muito obrigado pela info.
 
Deixa as mems a 800 e continua a subir o FSB... 2.1 é muito pouco, vai subindo o vcore, tipo, a 1600 coloca o V core a 1.35V e corre o orthos para ver se está estável... se estiver continua a puxar!!!
 
Aumento o FSB para 1600 e o Vcore para 1.35 V do CPU ? Vou tentar.Só uma coisa o Orthos fiz o test e parei e ele apresentou


Beginning a continuous self-test to check your computer.
Press Stop to end this test.
Test 1, 4000 Lucas-Lehmer iterations of M19922945 using 1024K FFT length.
Torture Test ran 0 minutes 20 seconds - 0 errors, 0 warnings.
Execution halted.

Quer dizer que para já esta tudo bem ?
 
Podias activar era o CPU thermal control. Assim se ele sobre aquecer, o sistema automaticamente baixa a velocidade para não esturricar. é a vantagem de ter um intel!
 
O processador faz SEMPRE shutdown automatico se atingir temps criticas, independente dos settings k tiveres na bios.
 
Aumentei o Vcore do CPU para 1.35 V e meti o FSB o FSB a 1400 Mhz mas acho que o computador ficou mais lentou abrir aplicações etc....

O que se passará ?
 
hummm isso e esquesito, as temps continuam boas?
quanto mais fsb tiver mais rapido fica, verifica a performance antes nas comparaçoes do everest!
 
As temperaturas neste momento estão

Propriedades do sensor
Tipo de sensor Winbond W83627DHG (ISA 290h)
Tipo de Sensor GPU Driver (NV-DRV)
Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas
Processador 39 °C (102 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 43 °C (109 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 44 °C (111 °F)
Aux 30 °C (86 °F)
GPU 45 °C (113 °F)
HDT722516DLA380 33 °C (91 °F)
WDC WD1600AAJS-00PSA0 34 °C (93 °F)
Estou a beira da janela de qualquer forma.


Corri o Orthos por 2:30 Horas e não deu qualquer erro. O modo em que corri foi o seguinte: "Blend - stress CPU and RAM".

Cumpr. yelloboy
 
entao vai baixando a voltagem aos poucos, ate ficar instavel, ai voltas a por a voltagem anterior a que esta estavel!
ex:
começas 1.48v, 1.46, 1.44, se depois a 1.42v esta instavel poes a 1.44v e corres orthos!
 
entao vai baixando a voltagem aos poucos, ate ficar instavel, ai voltas a por a voltagem anterior a que esta estavel!
ex:
começas 1.48v, 1.46, 1.44, se depois a 1.42v esta instavel poes a 1.44v e corres orthos!


Eu tenho o Vcore a 1.35 V. Segundo o que percebi quanto menos vcore mais estável fica , certo ?
 
nao....so esta estavel quando tu vires que esta estavel!
se a 1.42v nao estiver estavel, tens que po-lo a 1.44v para ver se fica estavel!
tens e que ver o minimo de voltagem que ele precisa para estar estavel!
nao vale a pena ter um cpu a 1.5v quando ele esta estavel a 1.44v por exemplo!
e que tb quanto menos voltagem precisar para estar estavel, mais fresco vai tar e menos estaras tu a desgasta-lo!
 
nao....so esta estavel quando tu vires que esta estavel!
se a 1.42v nao estiver estavel, tens que po-lo a 1.44v para ver se fica estavel!
tens e que ver o minimo de voltagem que ele precisa para estar estavel!
nao vale a pena ter um cpu a 1.5v quando ele esta estavel a 1.44v por exemplo!
e que tb quanto menos voltagem precisar para estar estavel, mais fresco vai tar e menos estaras tu a desgasta-lo!


Já aumentei, e quanto ás memórias ram´s ? Deixo estar. Neste momento esta a trabalhar o Vcore do CPU a 1.40 V.

Edit: Meti o CPU vcore a 1.35 V e meti o Rated FSB a 1500 Mhz. Acham que estou a fazer bem ? E quanto ás memórias ?


overclock1no0.jpg



overclock2zr3.jpg
 
Última edição:
ainda podes aumentar mais o fsb!
e tenta deixar nessa voltagem!quando deixar de estar estavel aumentas mais um pouco a voltagem!
atenção e as temps!
as memorias podes aumentar ate 900mhz (450) ou mais!nao aumentes e muito a voltagem das memorias!
convem que tenhas a caixa bem refrigerada!
 
ainda podes aumentar mais o fsb!
e tenta deixar nessa voltagem!quando deixar de estar estavel aumentas mais um pouco a voltagem!
atenção e as temps!
as memorias podes aumentar ate 900mhz (450) ou mais!nao aumentes e muito a voltagem das memorias!
convem que tenhas a caixa bem refrigerada!


Sim a caixa esta refrigerada, tenho as temperaturas sobre controlo. Que voltagem é que me recomendas para as Memórias ?
 
Back
Topo