Overclock! O que devo fazer a seguir?

Flavio_

Power Member
Para começar vou desde já avisar que não sou nenhum expert nestas andanças. Estou agora a aprender e a experimentar.

Cheguei ao limite de overclock só a puxar pelo fsb. Uns miseros 2800mhz. (350 x 8)
As memórias 4:3 = 262.5 (x2)
Temperaturas 28º a 37º
Ainda não toquei nas voltagens.

Tendo em conta os componentes do meu pc (My System) acham que consigo ir muito mais longe?

Se sim, começo por aumentar a voltagem do cpu (0.1 a 0.1?), da ram (0.05 a 0.05?), ou os dois ao mesmo tempo.

Se eu mudar a ram vou conseguir melhores resultados (significativos). Eu já arranjei comprador pra bufallo e assim compro outra transcend para ficarem iguais, apesar de não serem nada de especial.

Para acabar, queria saber como altero o barramento de 4:3 para 1:1? E se eu fizer isso vou ter também de alterar o multiplicador para 9 ou 10 porque as memórias são 667mhz. Há alguma vantagem ou desvantagem nisso?

Peço desculpa por tanta pergunta, mas já passei algumas horas a ler cenas mas continuo a ter algumas dúvidas.
 
ja leste agora chega as duvidas é para isso que estamos cá...

as memorias realmente nao sao do melhor logo trascend mas enfim..

o cpu consegues ir mt mais longe tens um cpu melhor que o meu e olha a quanto ghz ta o meu? basta fazer bem feito que ate passas o meu :)

1º ve a voltagem das tuas memorias e importante.. o cpu ja se sabe que é 1.33v mas so das quando ele o pedir.. e vai aumentando devagar..

ah e vai vendo as temps muito important!
 
Alterei as memorias até 1.95 mas não consigo passar dos 2800mhz
Houve uma coisa que me esqueci de referir...
Quando reinicio o pc, ele desliga-se sempre.
Mesmo que eu carregue no botão reset, ele desliga-se durante uns 2 segundos e depois volta a ligar-se. Acontece o mesmo quando faço alterações na bios.
A 2130mhz isso não acontece.
Já experimentei desligar 2 ventoinhas da caixa, mas o problema continua.
Não sei qual é a marca a fonte (não diz atrás e não me apetece ir desmontá-la) mas deve ser de marca reles. Comprei-a à 2 anos na worten.
 
Boa tarde amigo no meu caso acontece a mesma coisa, ao alterar as defenições da bios o pc desliga durante esse tempo e volta a ligar, pelo que li no manual da minha board isso é normal faz isso para testar no caso de dar erro volta a por a config anterior a minah board é da gigabyte

abraços e bons oc´s
 
Boa tarde amigo no meu caso acontece a mesma coisa, ao alterar as defenições da bios o pc desliga durante esse tempo e volta a ligar, pelo que li no manual da minha board isso é normal faz isso para testar no caso de dar erro volta a por a config anterior a minah board é da gigabyte

abraços e bons oc´s
Ok.
Se fosse da fonte a solução era fácil, mas sendo assim o problema deve ser outro.
De qualquer maneira vou ver se no manual da minha mb diz a mesma coisa.
Obrigado pela ajuda!
 
Acho que já descobri de onde vem o problema.
Ontem ao alterar o pci-e frequency de auto para 100, o pc não reiniciou.
Decidi então invesigar o que se passava e parece que é a minha mb (asus p5ld2) que a partir de um certo valor de fsb começa a dar problemas com discos sata.
Só passando o pci-e para 120 é que o pc reinicia, mas depois não consegue detectar o disco.
Noutro post meu já alguém tinha dito que só conseguiu aumentar o overclock depois de trocar para um disco IDE, mas como não me apetece trocar de disco (€) resolvi ver se o problema era outro, mas pelos vistos é mesmo isso.
Vou experimentar instalar uma controladora pci para discos sata que pelo que li num site deve resolver o problema.
Depois eu digo se resultou ou não.
 
Pensando melhor, lembrei-me que tenho lá um disco IDE de 20gb guardado algures. Vou experimentar correr o pc só com esse disco e depois vou tentar puxar pelo pc para ver até quanto ele vai. Se não der pelo menos 3.1ghz acho que não vale a pena gastar mais dinheiro no pc. Fico-me pelos 2.8...
 
....Ontem ao alterar o pci-e frequency de auto para 100.....sim correcto!!
mas tb tens que meter as memorias na frequencia mais baixa,tens de render o peixe, nao vas por logo as memorias a 1000.... depois é so ir subindo o FSB do cpu e deixas as memorias acompanhar o CPU..
 
Eu penso que as memórias estão ok. Já as meti a 1.8 novamente porque continuava com o mesmo problema.
Tenho um fsb de 350x8 com um barramento de 4:3. Isso dá 262.5 (x2)
Ainda não percebi é como se altera o barramento. Quando o ponho o fsb de origem, 266, ele está a 1:1. Depois quando altero o fsb ele muda automaticamente para 4:3.

Eu tenho quase a certeza que o problema é da motherboard não estar a suportar o disco sata, porque tive a procurar e encontrei mais pessoal com o mesmo problema (e mesma mb) quando tentavam fazer o overclock.
 
Última edição:
As minhas suspeitas estavam correctas. O problema está no disco sata.
Com o disco IDE consegui chegar aos 3.1ghz :)
Tive de aumentar o vcore para 1.4 porque a 1.3 dava erro no orhos.
Como só corri o orthos 10 min não sei se o pc está 100% estável, mas pelo menos já passei a barreira dos 2.8ghz.

Ainda me falta perder mais algum tempo de volta do pc para ver até quanto ele consegue ir.

idle.jpg


load.jpg
 
Última edição:
Ok, se é do disco SATA é porque o bus do PCI não esta a ficar bloqueado nos 100mhz.

Na bios tens la opção para mudar a esta frequencia. Tira do AUTO e põe nos 101. Em principio assim conseguirar usar discos SATA normalmente.
 
Já experimentei isso. Fui aumentando o valor e o pc só reiniciou quando meti 120. De qualquer maneira não detectou o disco.

Mas já que falas nisso, ontem quando troquei para o disco IDE achei estranho o facto o pc não reiniciar quando meti 100 na frequência do pci. Voltei a meter em auto e o computador funcionou sem problemas. Eu pensava que era problema do SATA, mas afinal dá o mesmo problema com os 2 discos.
A diferença é que em auto o IDE funciona sem problemas, mas o SATA da erro (Disk failure... )
 
Mudei o valor para 101 e o pc não reiniciou. Acho que já não vou mais tentar achar solução para isto porque já encontrei destino para o disco sata.
Comprei uma LC-Power TV onde vou instalar o disco. Não fiz isto mais cedo porque a 1ª que comprei estava avariada e só levava discos ide. A que veio para substituir esta já aceita discos sata.

Enfim, não resolvo o problema da motherboard, mas se o pc funcionar bem só com discos ide não vejo razões para me preocupar mais com isso.
Já o consegui puxar até aos 3.1ghz, vou ver se ele vai até aos 3.2, mas se não for já fico bastante satisfeito com ele a 3.1. :)

Obrigado pela ajuda.
 
Back
Topo