Overclock Opteron 144

Fieldy

Power Member
Boas Tardes

Eu tenho um Opteron 144 e gostaria de lhe fazer um Overclocka tudo o que for possivel, mas não sei mesmo como fazer, porque não percebo nada disto.

O meu sistema é:

DFI LANPARTY UT NF4 ULTRA-D
AMD OPTERON 64 144 VENUS
CONNECT3D X800 GTO
Twinmos Dual-Channel 512 PC3200 / DDR400
 
Tu tens um sistema muito bom para fazer Oc, vai a BIOS e aumenta o FSB em passos curtos tipo 5mhz, e testa com uma aplicação exigente tipo orthos e deixas correr durante 2 a 4 Horas, se estiver estável e não der erros podes subir mais um pouco e assim sucessivamente.

Quando estiver instável das-lhe mais Vcore o mínimo que der para aumentar e voltas a tentar subir mais um pouco, cuidado com as temperaturas vai monitorizando as temperaturas desde que não passem dos 45º é na boa.

Mete também um divisor nas memórias quando não conseguíres subir mais.
 
Tu tens um sistema muito bom para fazer Oc, vai a BIOS e aumenta o FSB em passos curtos tipo 5mhz, e testa com uma aplicação exigente tipo orthos e deixas correr durante 2 a 4 Horas, se estiver estável e não der erros podes subir mais um pouco e assim sucessivamente.

Quando estiver instável das-lhe mais Vcore o mínimo que der para aumentar e voltas a tentar subir mais um pouco, cuidado com as temperaturas vai monitorizando as temperaturas desde que não passem dos 45º é na boa.

Mete também um divisor nas memórias quando não conseguíres subir mais.


Já fiz isso e já aumentou um pouco, mas o que é estranho é que se eu aumentar o FSB um bom bocado o pc nem arranca LOL.

Uma pergunta estupida, eu tenho visto nos outros OC o HT Link do CPU-Z, é inferior a 1000 MHz, mas no meu ficou superior, isso acontece pk ?
 
Última edição:
Já fiz isso e já aumentou um pouco, mas o que é estranho é que se eu aumentar o FSB um bom bocado o pc nem arranca LOL.

Uma pergunta estupida, eu tenho visto nos outros OC o HT Link do CPU-Z, é inferior a 1000 MHz, mas no meu ficou superior, isso acontece pk ?

Porque tens que baixar o multiplicador HT para 3 para se manter abaixo dos 1000 MHz e para teres mais estabilidade :)
 
Eu enganei-me...não é o multi do HT, mas sim do LDT!!

LDT/FSB Frequency Ratio

LDT (Lighting Data Transport) é parecido com o multiplicador do CPU, mas na prática é o multiplicador que irá gerar a velocidade total do HyperTransport.



Como o HTT de origem dos Athlon64 é a 200MHz vou-me basear nesse valor para explicar a função do LDT:

Se tiveres o LDT a 5 isso quer dizer que terás uma frequência total do HyperTransport igual a 1000MHz.

Basicamente tens os 200MHz (HTT) e multiplicas pelo LDT que neste caso é o 5.

Fazendo as contas: 200 (HTT) x 5 (LDT) = 1000 (Frequência total do HyperTransport)



Nas boards DFI LanParty nForce4 podemos escolher a opção AUTO na bios. Esta definição irá aplicar, de forma automática, os valores do multiplicador LDT, consoante as velocidades de relógio. Poderá em todo o caso defini-las manualmente, mas podemos deixar a opção em AUTO mesmo que o sistema esteja a 300MHz de HTT.

Na BIOS deves ter essa opção para alterar o multi do LDT para 3 para assim teres mais estabilidade...

Depois põe um divisor nas tuas memórias para elas não te limitarem o CPU...modifica para 166MHz (Divisor 5/06)

Depois vai aumentando o HTT (default é 200) aos poucos e vai testanto até veres que o teu sistema não está estável....quando se verificar isso da-lhe um pouco mais de vcore...mas tens que estar atento as temp's dependendo do cooling que tenhas...

Acima de tudo dá uma leitura nesses guias :) explicam-te melhor do que eu :joker:
 
O problema é que como eu não percebo um cu disto, estas a ler os guias e como um burro estar a olhar para um palacio LOL.

Já esta como disses-te, e ficou bom por agora. Vou por o Ecerest a testar isto para ver o que dá.

Muito Obrigado pela ajuda
 
Última edição:
Back
Topo