Overclock para o dia-a-dia a um Q6600

fanto

Power Member
Tou a pensar comprar um PC novo

MB Asus P5QL Pro
Core 2 Quad Q6600
2x2 GB OCZ 800MHz
Gráfica Asus Geforce 9800GTX+
Fonte Nox Urano 500W

Já vi que este processador dá para fazer um overclocking bom, mas o que eu gostaria de saber é, qual a velocidade ideal para o dia-a-dia, que não aqueça muito e a fonte aguente.
Ou seja, fazer o Overclocking e deixa-lo ficar sempre assim...
3,2Ghz ?!

Tambem queria saber os compontentes MB, Memorias e Fonte aguentam bem esse dia-a-dia.
O Ideal seria tb um bom dissipador e ventoinha, não é?
 
Boas!!

O melhor mesmo era passar por esta página e preencher o formulário que está lá, e dizer quanto pretende gastar. É muito mais fácil para quem o quiser auxiliar. ;)

Cumprimentos.
 
Boas!!

O melhor mesmo era passar por esta página e preencher o formulário que está lá, e dizer quanto pretende gastar. É muito mais fácil para quem o quiser auxiliar. ;)

Cumprimentos.

a pergunta dele era só acerca do OC, acho eu...

pelo que percebi o pc já está escolhido :)

ontopic: acho que 3.2ghz é o mais indicado e consegues atingi-los com muita facilidade ;)

Cumps
 
a pergunta dele era só acerca do OC, acho eu...

pelo que percebi o pc já está escolhido :)

ontopic: acho que 3.2ghz é o mais indicado e consegues atingi-los com muita facilidade ;)

Cumps

sim, as peças principais estão escolhidas, pelo que li ele dá pelo menos 3.6 estaveis, o que significa que 3.2 não deve "apertar" muito com ele... para um uso regular

A gastar esse dinheiro todo numa gráfica, bem que podias por uma fonte decente...

e o que me recomendas?
A placa com este GPU custa 177Euros, mas como eu quero da Asus para trabalhar com o EPU da MB, são pelo menos 220Euros.

Que fonte achas que devo comprar?
já agora digam-me uma coisa... a vossa opiniao quanto ao SLI...
Eu ia investir num sistema desses, mas logo me disseram que não vale a pena, mais valia comprar uma só placa mais potente... daí ter escolhido esta, será boa escolha?
 
Última edição pelo moderador:
sim, as peças principais estão escolhidas, pelo que li ele dá pelo menos 3.6 estaveis, o que significa que 3.2 não deve "apertar" muito com ele... para um uso regular

Peço desculpa mas interpretei mal.

Parece-me que os 3.2GHz são, à partida, acessíveis, agora os 3.6 estáveis é que já não é tão fácil, mas com sorte/unhas/bom hardware tudo é possível.


Que fonte achas que devo comprar?
já agora digam-me uma coisa... a vossa opiniao quanto ao SLI...
Eu ia investir num sistema desses, mas logo me disseram que não vale a pena, mais valia comprar uma só placa mais potente... daí ter escolhido esta, será boa escolha?

A fonte deve ser da gama de uma LC Power 550W, ou qualquer coisa do género.

Quanto ao SLI é uma questão de preferência, com a certeza no entanto de: ter de comprar uma motherboard com chipset NVIDIA e ter €´s disponíveis para comprar duas gráficas. Pessoalmente, e se é para um uso "normal", julgo que não faz sentido.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Ora bem, os jogos que quero por a correr na maquina são COD4, Crysis, Far Cry 2, Grid, Assassin's Creed.
Claro que a uma boa resolução( Sem exagerar muito) e a uns bons FPS.
Acho que a placa se vai portar bem.
Tou tb a pensar comprar um monitor TFT da samsung, não sei bem a referencia, mas é de 20", 2 ms tempo de resposta, e entrada DVI. tá baratinho... 150 euros
DVI em jogos deve ser outra qualidade, não?
 
Ora bem, os jogos que quero por a correr na maquina são COD4, Crysis, Far Cry 2, Grid, Assassin's Creed.
Claro que a uma boa resolução( Sem exagerar muito) e a uns bons FPS.
Acho que a placa se vai portar bem.
Tou tb a pensar comprar um monitor TFT da samsung, não sei bem a referencia, mas é de 20", 2 ms tempo de resposta, e entrada DVI. tá baratinho... 150 euros
DVI em jogos deve ser outra qualidade, não?


Nop... é a mesma coisa que entrada vga.
 
Peço desculpa mas interpretei mal.

Parece-me que os 3.2GHz são, à partida, acessíveis, agora os 3.6 estáveis é que já não é tão fácil, mas com sorte/unhas/bom hardware tudo é possível.




A fonte deve ser da gama de uma LC Power 550W, ou qualquer coisa do género.

Quanto ao SLI é uma questão de preferência, com a certeza no entanto de: ter de comprar uma motherboard com chipset NVIDIA e ter €´s disponíveis para comprar duas gráficas. Pessoalmente, e se é para um uso "normal", julgo que não faz sentido.


Cumprimentos.

Hoje em dia pelo menos nos Q6600 que vi e que tivesse acesso overclocka los para alem de 3.2 significa aumentar e muito as voltagens, para isso e necessário um bom sistema de watercooling, diria que 3.6 e perfeitamente acessível desde que se esteja disposto a usar a voltagem maxima que a intel recomenda
 
3.2 é fácil e sem mexer nas voltagens (no meu caso). Daí para cima é preciso mexer e por isso deixei assim.

Acho 3.2 mais do que suficiente. É claro que se tivesse 5GHz para jogar seria melhor :p
 
3.2 é fácil e sem mexer nas voltagens (no meu caso). Daí para cima é preciso mexer e por isso deixei assim.

Acho 3.2 mais do que suficiente. É claro que se tivesse 5GHz para jogar seria melhor :p

Se o teu processador e recente(2/3 meses) tiveste sorte então :D, mas regra geral, para chegar a 3.2 hoje em dia completamente estável (intelburntest, prime95) e necessário dar um pouco mais de voltagem do que os nos primeiros G0, que tal como o teu atingiam os 3.2 sem mexer nas voltagens e ai já se torna mais fácil de atingir os 3.6 a ar.

No meu caso, tenho 1.320vcore a 3.2 e noto que para ter um overclock maior e necessário um grande aumento de voltagem que não justifica a performance ganha, no meu caso mesmo a 1.5 a 3.6 o processador não fica estável, e pelo que tenho visto nestes Q6600 mais recentes apartir de 3.2 tens que subir muito a voltagem para conseguir expremer mais mhz do processador
 
Última edição:
3.2 é fácil e sem mexer nas voltagens (no meu caso). Daí para cima é preciso mexer e por isso deixei assim.

Acho 3.2 mais do que suficiente. É claro que se tivesse 5GHz para jogar seria melhor :p

Se o teu processador e recente(2/3 meses) tiveste sorte então :D, mas regra geral, para chegar a 3.2 hoje em dia completamente estável (intelburntest, prime95) e necessário dar um pouco mais de voltagem do que os nos primeiros G0, que tal como o teu atingiam os 3.2 sem mexer nas voltagens e ai já se torna mais fácil de atingir os 3.6 a ar.

No meu caso, tenho 1.320vcore a 3.2 e noto que para ter um overclock maior e necessário um grande aumento de voltagem que não justifica a performance ganha, no meu caso mesmo a 1.5 a 3.6 o processador não fica estável, e pelo que tenho visto nestes Q6600 mais recentes apartir de 3.2 tens que subir muito a voltagem para conseguir expremer mais mhz do processador

O que é que é preciso alterar para por a 3.2GHz?
Nunca fiz overclocking e só li alguns artigos, pelo que entendi seria aumentar o FSB,o multiplicador e a voltagem, correto?

PS- Já lançaram o livro "Overclocking para tótós que não querem queimar nada!!!" ?

Eu estava indeciso entre o Core 2 Duo E8400 3.0Ghz e o Core 2 Quad Q6600 "GO" 2.4GHz
mas estava mais inclinado para o 2Duo por causa dos 3.0Ghz, mas quando descobri que o
Quad podia ir até aos 3.6Ghz, pensei que se o deixasse a 3.0Ghz ou 3.2Ghz ficava mais bem servido... tendo em conta que os 2 processadores estão a um preço semelhante...

comentem por favor ;)
 
Hehe, bem é complicado queimares alguma coisa se tomares algumas precauções.
A melhor maneira é leres mais e ficares melhor informado, não existe nenhuma "receita" que eu ou alguem te diga de forma a teres imediatamente um oc estavel, visto que todo o hardware é diferente portanto reagem de maneira diferente ao overclock, fazer um oc a um Q6600 na maior parte dos casos e bem simples, o que se torna mais moroso é optimizares esse overclock de forma a não usares demasiado/ou pouco vcore.
A única maneira de fazer overclock ao Q6600 é apartir do FSB, irás ter muito provavelmente de mexer na voltagem que o processador recebe(vcore) e por isso convêm comprares um cooler razoavelmente bom.

Algumas pessoas discordarão de mim ao afirmar isto, no entanto penso que um Q6600(com oc) vale mais apena que um 8400, tudo bem que com um dual core chegas aos 4.0GHZ a ar, no entanto penso que a diferença não compensa, os 3.2ghz num Q6600 chegam muito bem até para as aplicações e jogos que apenas usem 2 cores.
 
Hehe, bem é complicado queimares alguma coisa se tomares algumas precauções.
A melhor maneira é leres mais e ficares melhor informado, não existe nenhuma "receita" que eu ou alguem te diga de forma a teres imediatamente um oc estavel, visto que todo o hardware é diferente portanto reagem de maneira diferente ao overclock, fazer um oc a um Q6600 na maior parte dos casos e bem simples, o que se torna mais moroso é optimizares esse overclock de forma a não usares demasiado/ou pouco vcore.
A única maneira de fazer overclock ao Q6600 é apartir do FSB, irás ter muito provavelmente de mexer na voltagem que o processador recebe(vcore) e por isso convêm comprares um cooler razoavelmente bom.

Algumas pessoas discordarão de mim ao afirmar isto, no entanto penso que um Q6600(com oc) vale mais apena que um 8400, tudo bem que com um dual core chegas aos 4.0GHZ a ar, no entanto penso que a diferença não compensa, os 3.2ghz num Q6600 chegam muito bem até para as aplicações e jogos que apenas usem 2 cores.

sim, tambem penso que sim. Já vi bastantes reviews do quad, e todos eles falam bem dele.
Eu não quero um "Canhão" contento-me com os 3.2Ghz. E lá está com um bom cooler, desde que mantenha o CPU "fresco", está tudo bem, não é?
e a memoria RAM? 800Mhz servem? ou 1066Mhz seria melhor?
em conta daquilo que quero gastar nas memorias, cerca de 80Euritos dá para:
2x2GB 800Mhz
ou
2x1GB 1066Mhz

o que será melhor tendo em conta que vou correr os já referidos jogos, trabalhar um pouco com video e usar o SO Windows XP?

Pelo que li, o XP só reconhece até 3GB, Mas 1 GB a mais, é melhor que 1 a menos... penso eu de que...
 
Na minha opinião é um crime instalar o xp num sistema desses:), uso o vista X64 sp1, portanto ja usa os 4 GB totais, e é tão rápido ou melhor que o xp, num sistema quadcore o melhor é usares o vista x64 e alem disso usa te a ram totalmente.
Eu diria que para um overclock a 3.2 os 800mhz chegam e sobram, imagina que usavas como eu 9x 356fsb ou seja da os 3.2ghz, a memoria convém ficar a 1:1 com o FSB, logo a memoria iria correr a 356(356x2 = 712), ou seja nem vais chegar a usar totalmente os 800mhz, podes também correr a 8x400, e ai já te vai usar os 800mhz por inteiro.
Quanto ao cooler, sim desde que tenhas o cpu em load abaixo..dos 60 graus está óptimo, o máximo que a intel aconselha e 65 logo convém estares uns graus abaixo:)
 
Última edição:
Na minha opinião é um crime instalar o xp num sistema desses:), uso o vista X64 sp1, portanto ja usa os 4 GB totais, e é tão rápido ou melhor que o xp, num sistema quadcore o melhor é usares o vista x64 e alem disso usa te a ram totalmente.
Eu diria que para um overclock a 3.2 os 800mhz chegam e sobram, imagina que usavas como eu 9x 356fsb ou seja da os 3.2ghz, a memoria convém ficar a 1:1 com o FSB, logo a memoria iria correr a 356(356x2 = 712), ou seja nem vais chegar a usar totalmente os 800mhz, podes também correr a 8x400, e ai já te vai usar os 800mhz por inteiro.
Quanto ao cooler, sim desde que tenhas o cpu em load abaixo..dos 60 graus está óptimo, o máximo que a intel aconselha e 65 logo convém estares uns graus abaixo:)


ou seja o CPU a trabalhar no max não convem estar a mais que 60Graus.
O vista... na minha opiniao ainda deixa muito a desejar...
Acho um sistema muito xato, sempre a fazer perguntas inuteis, e isso cansa-me...
Comprei um Portatil HP que vinha com o Vista Basic (uma m****) só teve 3 meses a trabalhar com o vista, meti logo o XP, e está muito melhor... Agora, essa versao que e dizes poderá ser melhor... não sei porque não experimentei, mas é uma questão depois de a experimentar.
Até experimentar um vista que me faça mudar de opinião, considero o vista um SO xato...
 
já agora, que software devo usar para depois fazer teste e testar a Estabilidade do sistema,
já tenho o:
Everest
CPUZ
GPUZ
Core Temp
3dmark 2001SE
3dmark 2006

mais algum ?
 
Bem, o vista pre instalado..deve ser tudo menos uma experiencia..digamos..agradavel, para deixar de ser chato(deves te tar a referir ao uac) basta desactivar no painel de controlo do utilizador que ele nao chateia mais, se comprares esses sistema vai por mim e instala e tira o uac, vais ver que vais ficar surpreendido:) diria que 99,9 porcento das coisas que as pessoas tem contra o vista neste momento não passam de preconceitos, no entanto eu percebo, quem foi a correr experimentar a versões RTM e as versões antes do sp1 deve ter tido "alguns" problemas.
Na minha opnião o vista gere bem melhor cpus multicore que o xp, e tens sempre o 1gb de ram extra a ser usado.
 
Teste de establidade aconcelho o prime95(procura no google o prime 95 que use 4cores), e o intelburntest.
Para veres temperaturas usa o coretemp, baseia te nas temperaturas de cada core e não na temperatura do processador.
 
Bem, o vista pre instalado..deve ser tudo menos uma experiencia..digamos..agradavel, para deixar de ser chato(deves te tar a referir ao uac) basta desactivar no painel de controlo do utilizador que ele nao chateia mais, se comprares esses sistema vai por mim e instala e tira o uac, vais ver que vais ficar surpreendido:) diria que 99,9 porcento das coisas que as pessoas tem contra o vista neste momento não passam de preconceitos, no entanto eu percebo, quem foi a correr experimentar a versões RTM e as versões antes do sp1 deve ter tido "alguns" problemas.
Na minha opnião o vista gere bem melhor cpus multicore que o xp, e tens sempre o 1gb de ram extra a ser usado.

Sim o UAC, removi na altura para instalar a placa banda larga da tmn, e já não chateou tanto.
tenho que experimentar uma versão do vista em condições e depois sim tirar as minhas conclusões, o meu primeiro impacto foi com uma versão basic, e isso se calhar tb desfavoreceu a minha avaliação perante o vista. e se ele gere melhor os 4 cores e os 4Gb de RAM, então tenho que dar uma oportunidade ao "rapaz" ;)
 
Back
Topo