1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock pela bios = Clear Cmos. Overclock pelo AsRock OC Tuner = overclock...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por sTYGIUSfALCO, 1 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 3117)

1. sTYGIUSfALCO

sTYGIUSfALCO Banido

Boas.

Acabei de comprar um E2140 e um AsRock 4core 1600Twins-P35.

Comecei por tentar fazer overclock através da bios, e... "#$&#%&*! O pc liga, e desliga-se logo, ou mantém-se ligado mas sem aparecer imagem nenhuma. Com o multiplicador a 8 e o FSB 215 já faz isso (não tentei usar um fsb menor, para aumentar 100mhz também não vale a pena dar-me ao trabalho...). Depois, lá tenho eu que fazer Clear Cmos (ou, como é extremamente difícil fazer Clear Cmos sem retirar todos os fios dos 2 discos e até mesmo a placa gráfica, retiro antes a pilha, que é muito mais fácil de fazer...).

Contudo, no cd da motherboard está um programa chamado AsRock OCTuner, que dá para fazer overclock. Através dele, levei o fsb até aos 250, o que perfaz 2000mhz. As temps até estam bastante aceitáveis (39ºC máxima em full), e não há qualquer problema de estabilidade. Contudo, não tentei mais porque não sei bem até que ponto é seguro, por causa da memória...

O que quero saber é: É seguro fazer overclock (sem ser extremo) através de um programa dentro do Windows (neste caso, o AsRock OCTuner), em vez de ser na bios? Se não, qual é o problema?

A outra questão: Tenho 2 módulos de memória Samsung 512mb DDR667. Através do OCTuner não experimentei aumentar mais o overclock porque ao aumentar o FSB também o fsb da memória aumenta (e quando tenho o cpu a 2000mhz, a memória já está a 417, ou seja, 834mhz), e parece-me que ter a memória com um fsb tão aumentado é capaz de não ser muito, hum, "saudável", muito menos para uma memória sem qualquer dissipador... E não sei como alterar o ratio FSB:ram (que está a 3:5)...

Outras informações úteis, ou talvez não: a fonte é de 600W, com PFC.
    A velocidade da memória na bios está definida manualmente, para 667mhz.
    Já tentei alterar o 5-5-5-15 para 6-6-6-15, para ter uma maior margem para aumentar o fsb sem que a memória se começasse a queixar. Resultado? Retirar a pilha da motherboard...

Pelo que tenho lido, o E2160 overclocka muito bem, ultrpassando facilmente os 100%... Eu tenho o cooler original, mas tenho um airflow na caixa muito bom, e queria um overclock razoável, mas sem ir para extremos. Estava a pensar utilizá-lo no dia-a-dia aí para os 2400mhz-2600, ou seja, um overclock de uns 40-60 e tal por cento.

BTW, alguém me consegue explicar como é que aumentando a velocidade do cpu obtenho menos fps no COD 4? Se tenho à velocidade default, os 1600mhz, obtenho, num determinado sítio, e com as opções todas no máximo e 1440x900, cerca de 38 fps. Se estiver a 2000mhz, obtenho uns 32! Contudo, no 3DMark 2005 já está tudo normal: com um aumento de 25% da frequência do cpu consigo um aumento na ordem dos 19% no score...

Última edição: 1 de Fevereiro de 2008
  2. Romani48

Romani48 Power Member

tens menos fps porque isso não está estável e deve andar a fazer o throteling

antes de mais essa fonte não parece me credivél.. é OEM?
    depois, não te esqueças da voltagem! sem aumentar um pouco a voltagem não vais a lado nenhum!

3. sTYGIUSfALCO

sTYGIUSfALCO Banido

Throteling a 39ºC??? Como é que isso é possível? Além disso, qualquer aumento que fizesse, nem que fosse só 100mhz (200 no total), o fps baixavam (embora muito pouco, claro).

A fonte, supostamente é uma Linkworld, mas não encontrei marca em lado nenhum... Ah, mas já agora, ela dá umas voltagens extremamente estáveis, só costumam diferir 1 centésima de volt.

Mas afinal já resolvi um problema. Fiz o dowmload da última bios para a minha motherboard (que, por acaso, na descrição diz "Fine-tune for FSB800 CPU" Ora, o meu cpu tem um FSB 800...), e agora já consigo fazer overclock a partir da bios, sem qualquer problema.

Mantém-se é o da memória: Como é que eu aumento o fsb (para fazer overclock ao cpu) sem aumentar o fsb da memória? Na bios não encontro nada onde fazer isso... E preocupa-me ver a memória de 667mhz a 834mhz, e só estando o cpu a 2000mhz...
    Já agora, o que acontece se a memória estiver a uma velocidade tão alta que não funcione correctamente? Queima-se, ou primeiro começa a dar sinais de corrupção? E qual é a percentagem média de aumento que as memórias fazem, sem darem problemas?

Obrigado a quem responder...

Edit: Esqueci-me de referir: tenho o Vcore a 1,337V... Até que voltagem posso ir, sem ser "fazer muito mal" ao cpu, e sem o começar a aquecer que nem uma torradeira?

Edit 2: Vou, muito em breve, comprar 2x1GB DDR2 800mhz, mas suponho que os problemas serão os mesmos, ao fazer oc... E já agora: É melhor 2GB a 800mhz, ou 3GB a 667mhz (isto é, os dois módulos de 667mhz + os dois módulos de 800mhz a funcinarem a 667mhz)?

Edit 3: Agora (isto é, fazendo OC pela bios), aumentando o clock também já aumenta os fps nos jogos...

Última edição: 1 de Fevereiro de 2008
  4. Romani48

Romani48 Power Member

throtteling devido a mal ajustamento de voltagens!

imagina que tens uma lâmpada, se nao forneceres a energia que ela precisa para estar ligada no máximo da sua luminosidade esta vai estar mais fraca!

mas ja vi que mudas te as voltagens..

a fonte linkworld é uma fonte oem que deve ter vindo com a caixa, não é a melhor para fazer OCs também..

para aumentar o FSB do cpu e não subir (tanto) o das memorias usas os divisores.. mas penso que deverás começar por ler intensamente sobre o assunto ;)

5. sTYGIUSfALCO

sTYGIUSfALCO Banido

Pois, os divisores... Mas isso é o que eu já perguntei: onde é que eles estão??? Não os encontro em lado nenhum...

Entretanto já comprei 2x1GB DDR2 800 GSkill PK (4-4-4-12). Baixei a velocidade para 667mhz e aumentei o fsb... Agora tenho o cpu a 2072MHZ, com temperatura máxima de 43ºC, e completamente estável. Ainda não me dei foi ao trabalho de puxar mais por ele...

Depois de saber que o cpu aguenta perfeitamente certa velocidade, e se tiver a velocidade default, posso aumentar logo directamente para aquela que eu sei que ele aguenta, sem passar antes por valores intermédios?

6. sTYGIUSfALCO

sTYGIUSfALCO Banido

Já puxei um bocadinho mais pelo cpu... A 2400mhz não está estável (embora as temps o estejam), nem mesmo a 1,35V (não experimentei o máximo que a motherboard deixa, 1,6v).

Mas a 2300mhz está a correr que nem um mimo, temps máximas sem nunca ter ultrapassado os 43ºC, Vcore de 1,337V.

As mem's estão a 333mhz, mas devido ao overclock, estão a 480mhz@ 5-5-5-13 (em auto. Tenho que experimentar baixar os timings). Estão a 2,02V.

Partilhar esta Página