Overclock pentium 4 3,2 prescott

tw1sted

Power Member
boas,
sou completamente noob no overclocking e nunca fiz na vida nem imagino como tal se faz=X
bom, no entanto com o contacto com o forum e isso fui ganhando vontade de iniciar no OC ao processador...tenho um p4 prescott 3,2ghz qe faz 40º em idle e 53º em full(nao gozem pq ele antes de ter o Zalman CNPS 7500 Cu fazia 80 e tal graus)..
pronto sei q tudo se baseia praticamente a volta da bios e ir controlando as temperaturas do sistema.
as minhas duvidas sao o que tenho q alterar correctamente na bios para conseguir maior velocidade do processador, isto incluindo as voltagens correctas para o processador alterar o fsb e isso, partindo do ponto em q nao percebo mesmo nada disto:S
gostaria mesmo q me dessem umas luzes para fazer um peqeno OC, uma vez q ja me fartei de pesqisar na net mas so me calham sites brasileiros e coisas mesmo incompletas!

cumprimentos, desde ja obrigado!
 
Bem, pões as voltagens todas ao minimo e 1.4 para o Cpu, depois e subir o bus e testar a estabilidade. Vê por exemplo o My sistem. A unica diferença e que o meu e d3 64bits
 
é um press'hot'. é muito quente.
começa por descobrir o fsb actual e o multiplicador do cpu. estás-me a dizer que tens o cpu a 3200. imagina que o fsb está a 300. divides os 3200 por trezentos e tens o multiplicador. vai aumentando o fsb aos poucos e faz as contas para ver a quanto fica o cpu e vai ao SO ver as temps e convem correr um orthos. se não der erros, vais aumentar mais um bocado o fsb. se alguma vez der erro no orthos, experimenta aumentar a voltagem do cpu, mas não convém abusar porque eles podem morrer. vai vendo as temperaturas. quando achares que a temp não deve subir mais é porque chegas-te ao máximo de oc que consegues fazer a ar.

atenção: muito cuidado com as temps que esses cpus sao bem quentes.
cuidado com o vcore. nunca abuses muito.
 


pa nao sei se tou a fazer bem ou mal:S na bios a unica coisa q mudei foi uma cena q dizia cpu freqency q estava a 200 e eu pus 210 ou 220 nem me lembro!=X reparei q o maximo q permitia era 400:|
aumentou ligeiramente como se pode ver e nao mexi no vcore...a temperatura a trabalhar normalmente com paginas abertas e no msn e isso permanece nos 40 graus! o q devo fazer/mudar/aumentar etc?
 
é um press'hot'. é muito quente.
começa por descobrir o fsb actual e o multiplicador do cpu. estás-me a dizer que tens o cpu a 3200. imagina que o fsb está a 300. divides os 3200 por trezentos e tens o multiplicador. vai aumentando o fsb aos poucos e faz as contas para ver a quanto fica o cpu e vai ao SO ver as temps e convem correr um orthos. se não der erros, vais aumentar mais um bocado o fsb. se alguma vez der erro no orthos, experimenta aumentar a voltagem do cpu, mas não convém abusar porque eles podem morrer. vai vendo as temperaturas. quando achares que a temp não deve subir mais é porque chegas-te ao máximo de oc que consegues fazer a ar.

atenção: muito cuidado com as temps que esses cpus sao bem quentes.
cuidado com o vcore. nunca abuses muito.
o orthos detectou me um erro:|
tenho isto configurado como esta na imagem (nao esta a 213 mas sim a 210):

tipo assim entra a 210 entra no windows e corre tudo normalmente mas se eu puser a 215 ao entrar no windows o pc desliga:S
o q devo fazer?
 
DRAM Frequency: DDR333
PCI-E Frequency: 100
PCI Clock Sync: que opções tens?
Spread Spectrum: Disabled
Memory voltage: que opções tens?
Chipset core voltage: opções?
FSB termination: opções?
 
Olha eu tenho tb um Pentium lV Prescot 3.2, que pus nuns fabolosos 3.8. Mas pra isso e preciso teres um excelente cooler. Eu comprei o melhor de todos (melhor que o Tuniq) o Scythe Ninja e excelente. o meu pc ja nos 3.8 nao ultrapassa os 39º. Mesmo quando corre o 3dMarc.
 
Olha eu tenho tb um Pentium lV Prescot 3.2, que pus nuns fabolosos 3.8. Mas pra isso e preciso teres um excelente cooler. Eu comprei o melhor de todos (melhor que o Tuniq) o Scythe Ninja e excelente. o meu pc ja nos 3.8 nao ultrapassa os 39º. Mesmo quando corre o 3dMarc.


o meu ao fazer boot desliga-se qd ponho mais de 210 de fsb:S
 
Normal, Que Cooler e que tu tens ? O cooler é mesmo muito importante, tal como secalhar ter 2 ventuinhas montadas na caixa. E clor ten qe ter em atenção o fsb e a voltagem.
 
Dados do meu CPU qe é igual ao teu para comparares:

CPU Clock: 3511
CPU FSB 219.5
Memory Bus: 292.6
Dram:FSB ratio 8:6
Memory timings: 5-5-5-15
Vcore: 1.36

A minha memoria é DDR2 533Mhz
 
DRAM Frequency: DDR333
PCI-E Frequency: 100
PCI Clock Sync: que opções tens?
Spread Spectrum: Disabled
Memory voltage: que opções tens?
Chipset core voltage: opções?
FSB termination: opções?











Neste momento está a correr assim(3,84ghz) e ja da para estar no windows a vontade sem o pc cair:


digam me o q devo mudar etc!
ps:ja corri um stress test de 10 min para ai com o everest nas condicoes da ultima imagem e nao deu problema nenhum...(ate agora=X) situando-se a temperatura em full entre os 53/54 graus, valor igual ao obtido em full sem OC

cumps
 
DRAM Frequency: exacto, tenta não passar dos 400MHz. Pelo que percebi, com o ajuste do FSB, ele calcula a nova frequência da RAM, consoante o divisor.
PCI-E freq.: 100
PCI Clock: 33.33MHz
Memory voltage: até 2.5V deviam chegar, mas terás que colocar 2.6V visto que é o mínimo.
Chipset: 1.5V (mínimo)
CPU: 1.3625V (mínimo)
FSB: 1.2V (mínimo)

SE o PC não bootar/estiver instável com estes ajustes, é muito provável que seja culpa de uma das 3 últimas tensões ("voltagens").

Caso isso aconteça, acho que deves colocar no Chipset 1.6V, no CPU 1.4V e no FSB 1.4V.

Depois testas, se estiver estável começas por diminuir as tensões do Chipset e FSB, e por último a do CPU (assim exclui-se primeiro instabilidade da mboard por falta de tensão e depois a instabilidade do CPU por falta de tensão). Se não estiver estável, o mais provável é ser o CPU a precisar de maior tensão.

Deves correr o Orthos em modo Small FFT durante umas 6~7h :P
 
Última edição:
Back
Topo