Overclock Pentium D 805

santoshd

Power Member
Tenho um PC Pentium D 805 - 2.66Ghz, mother-board Asrock 775Dual - 880Pro, 1 Gb de ram 533Mhz (Ddr2 dual channel) e placa gráfica Gecube Radeon X1600XT 256Mb. Tudo montado numa caixa ATX Foxconn bem ventilada, (vent. de extracção Silenx Ixtrema 92mm, vent. inserção foxconn 80mm e conduta de ar exterior para o vent. processador), fonte de alimentação 400W.
Numa visita por vários fóruns dedicados encontrei informação de que é possível fazer ocerclock a este processador, em alguns casos e com refeigeração a água foi possível coloca-lo a 3.8Ghz sem afectar a estabilidade do sistema e sem danificar o processador. No entanto não quero entrar em loucuras, (até porque seria a minha primeira experiência no que diz respeito a overclock).
Sem entrar na refrigeração a água, mantendo a refrig. a ar gostaria de colocar o meu processador a trabalhar entre o 2.8 e 3.2Ghz, se for viavél com refrigeração a ar. Sei que este processo vai aumentar a temperatura, e que o dissipador original poderá não ser suficiente. Acontece que gostaria de fazer isto em segurança e nos ditos fóruns não explica como fazer e são em inglês.
Se poderem gostaria que me informa-sem de como fazer em segurança e na vossa opinião qual o dissipador que deveria usar bem como as possíveis alterações que teria de fazer ao sistema.

Obrigado
Hugo Santos
 
Esse dissipador não é bom nem para trabalhar a 2.66... Portanto arranja outro...

Quanto ao overclock, espera uns 3500 SEGUROS nesse processador... Há muita gente aqui do forum com ele a 3.7 a ar...

Quanto ao cooler, compra um TT Big Thyphoon, custa cerca de 35€ e é impecável...

O que tens de fazer na práctica, (Podes começar de stock cooler e depois qd arranjares o cooler melhor deixas estar na mesma...) é subir o FSB... Vai subindo até ele ficar à velocidade k pretendes... Muda as memórias na bios de 533 para o valor abaixo (Não sei conheço essa bios logo n te posso dizer ao certo onde)
 
tb tens o novo scythe Katana Cu1000 por 33€ k me parece xelente.

KATANA-Cu-base.jpg


KATANA-Cu.jpg


KATANA-Cu-side.jpg


Fan Dimensions: 92 x 92 x 25mm
Combined Dimensions: 96 x 96 x 138mm
Fan Speed: 1200 ~ 2500rpm (±10%)
Fan Noise Level: 15.00 ~ 31.65dBA
Air flow: 23.92 ~ 50.31CFM
Weight: 590g


uma reviewzita>> http://www.pro-clockers.com/article.php?id=103&page=2


cumps
 
Última edição:
God_Lx disse:
Quanto ao overclock, espera uns 3500 SEGUROS nesse processador... Há muita gente aqui do forum com ele a 3.7 a ar...

Pois eu seguramente ainda não cheguei os 3.5.
Estou ainda a verificar a estabilidade do CPU com o vcore em default e tive de baixar até aos 3.3.
Acima disto levo com blue screens.
 
santoshd disse:
Sem entrar na refrigeração a água, mantendo a refrig. a ar gostaria de colocar o meu processador a trabalhar entre o 2.8 e 3.2Ghz, se for viavél com refrigeração a ar. Sei que este processo vai aumentar a temperatura, e que o dissipador original poderá não ser suficiente. Acontece que gostaria de fazer isto em segurança e nos ditos fóruns não explica como fazer e são em inglês.
Se poderem gostaria que me informa-sem de como fazer em segurança e na vossa opinião qual o dissipador que deveria usar bem como as possíveis alterações que teria de fazer ao sistema
Recomendo um igual ao meu, um cooler Scythe Ninja ou algum equivalente, o Katana recomendado pelo mascarilha tambem deve ser bom. Há outros modelos ligeiramente menos eficazes que sao mais faceis de instalar, sem retirar a motherboard, depende se preferes ter esse trabalho ou não. Ve reviews no SilentPCreview e outros sites do genero.

Essa fonte é que nao sei se chegará para estabilidade.. o D805 é um exagero em consumo, especialmente overclocked. Tentei duas fontes antes, uma de 350w e outra de 460w que foram uma desgraça. Esta de 500w ATX2 parece estar ok, mas ainda gostava de poder testar uma central nuclear de 650w para ver se havia alguma diferença considerável.

Quanto a fazer em segurança, se não exagerares em aumentos de voltagem nao me parece que vás danificar o processador.. alias, sem mexer na voltagem até o podes tentar meter a 4 Ghz que nao vai grelhar, pode é ser necessário um reset à bios da motherboard (nao conheço esse modelo em detalhe).

2.8 ou 3.2 com o D805 é muito facil, nem é preciso tocar nas voltagens e até o cooler intel serve.


Os meus resultados por agora são...

4.0: Não consegui POST com os vcores que tentei.

3.9: Não consegui boot XP com os vcores que tentei.

3.80:
Diria QUASE estável. Parece estável até 3.80 GHz (RAM a 730), pelo que vi é o meu limite, mas se calhar alguem com mais pratica em OC chega de facto aos 3.9-4.0 que vimos em outras reviews. Tenho tido alguns reboots só em jogos 3D que ainda não concluí serem do overclock do CPU, por isso é um numero que indico com reservas por agora. Com vcore 1.4875v, talvez demais.
Sem erros em S&M 1.7, SuperPI, MemTest86+, Lucier, etc. O problema são os reboots ocasionais em jogos 3d em XP...

3.70:
Identico aos 3.80, mas com vcore 1.475. A roçar os 100% estável mas tambem alguns reboots só em jogos 3D.

3.60/3.66:
Aparentemente sólidos há 2 dias. vcore 1.4625 e RAM a 600-720. De momento é o meu limite seguro.

3.40:
Estável sem esforço, vcore original. Muda e siga, é só ficar de olho na temperatura. Acima disto tive problemas quando aquecia demais em load e troquei o cooler intel (muito ruidoso tb) pelo Scythe Ninja.

3.0 / 3.20: Minimo dos minimos, 100% estável com o stock cooler, podia dizer Pentium D 805 3.2 GHz na caixa que nao me sentia roubado. :)


Estou algo ganancioso para estabilizar a 3.8 ou talvez 3.9, com acertos de vcore, vdimm, etc.. nao sei se valerá o tempo e paciencia, nem tenho experiencia em overclocking para optimizar o esforço... ia ter que ler tutorials, etc.

Se o meu CPU/sistema e jeitinho de mãos para OC abaixo da media servirem de exemplo, eu cá opino que este CPU dá 3.4 sem qualquer esforço e estabilidade total, com o cooler intel... pelo menos com a board asus que uso foi super simples, sem vcores, nem nada. Estável.
Acima de 3.4 só mudando o cooler (o meu intel aquecia demais e a 3.7 chegava a fazer shutdown) e no meu caso é necessario subir vcore. (Já li que noutros sistemas se deu 3.7 com vcore default).

Com coolers melhores, 3.66 parece garantido e acima disso depende do sistema e da pratica do utilizador a configurar OCs...

Esta semana vou perder algum tempo a tentar estabiliza-lo nos 3.80...se nao agradar desisto e espero pelo guia no Anandtech para ver se é do CPU ou falta de jeito minha.


Já agora, aqui ficam alguns resultados com o Everest, estes saquei há uns dias a 3.80 GHz... CPU acima do AMD 3800+

CPU
----------------------------------------
CPU Clock Motherboard Chipset Memory CL-RCD-*****-RAS Score
-----
2x Pentium D 805 3700 MHz Asus P5ND2-SLI nForce4-SLI-Intel Dual DDR2-800 5-6-6-18 3983
2x Athlon64 X2 3800+ 2000 MHz Asus A8N-E nForce4-Ultra Dual DDR400 3-3-3-8 CR1 3883
2x Pentium D 820 2800 MHz ASRock 775Dual-880Pro PT880Pro Dual DDR400 2.5-3-3-8 CR2 2998


Memory Copy
-------------------------------------
CPU CPU Clock Motherboard Chipset Memory CL-RCD-*****-RAS Move Speed
-----
P4EE 3733 MHz Abit AW8 i955X Dual DDR2-800 4-4-4-11 5589 MB/s
Athlon64 X2 3800+ 2000 MHz Asus A8N-E nForce4-Ultra Dual DDR400 3-3-3-8 CR1 4910 MB/s
Athlon64 3200+ 2000 MHz ASRock 939S56-M SiS756 Dual DDR400 2-2-3-5 CR1 4819 MB/s
P4 530 3000 MHz Intel D955XBK i955X Dual DDR2-667 5-5-5-15 4462 MB/s
Pentium D 805 3700 MHz Asus P5ND2-SLI nForce4-SLI-Intel Dual DDR2-800 5-6-6-18 4204 MB/s
Pentium D 820 2800 MHz ASRock 775Dual-880Pro PT880Pro Dual DDR400 2.5-3-3-8 CR2 3943 MB/s
Opteron 248 2200 MHz MSI K8T Master1-FAR K8T800 Dual DDR266R 2-3-3-6 CR1 3682 MB/s


Nota: Já sei que preferem screenshots.. concordo que fica nicer mas ainda nao investiguei onde é que os posso meter online, vou ver ai spots de alojamento gratis.. se alguem tiver uma boa sugestão, feel freel to PM me. :P
 
Última edição:
bom vcs nao me levem a mal mas eu acho que estes 805 nao velem mesmo uma peida... uma porcaria de um 3000+ supera isso aos pontos... isto pelo o que to a ver.... eu bem estava a pensar em voltar a intel, mas de certeza que nao vai ser nas maos do 805d
 
bseixas n sou tão radical como o carpe_diem, mas ainda n vi teste nenhum multi-threaded, e nos single-threaded não se está a safar lá muito bem...
 
God_Lx disse:
bseixas n sou tão radical como o carpe_diem, mas ainda n vi teste nenhum multi-threaded, e nos single-threaded não se está a safar lá muito bem...

Sim, mas tá longe ser tão mau como alguns "gostam" de dizer...acho que em single-threaded não esperava superioridade do 805 e em multi-threaded, bem o 3000+ é single core, mal de um dual core se não estivesse bem melhor...

Das reviews que já vi (e continuo à espera da part II da anandtech), o 805 @3800Mhz supera o X2 3800+ numa coisa ou outra, supera o 840 em tudo, fica perto em algumas coisas do 840 Extreme Edition e fica ao nivel de um 920D OC aos mesmos clocks, isto tudo por 143 € 8o

Como já tinha dito antes, são benchs e valem o que valem, o uso do PC pro dia a dia é que conta, agora que acho o 3000+@2700Mhz uma grande máquina para 128 € isso acho, e de tal maneira que ainda não me decidi (para ajudar à festa ontem vi uns portáteis que me deixaram água na boca, e eu até tirava partido da mobilidade de um portátil...)

Acho que neste momento, em low budget para gamer 3000+ e PC para o resto com um joguinho ou outro à mistura o 805 D...
 
Claro bseixas, mas é como estou a dizer, ainda n vi testes multi-threaded...

Epah uma coisa rápida k podem correr é o PCMark05 ou então mesmo os testes do Everest... Eu forneço numeros a 2550/2600 para comparação, a ideia não é dizer "a minha é maior k a tua" é mais elucidar o pessoal k vai comprar... Pq não duvido k há gente k vai a correr comprar um dual-core para jogar melhor...
 
o 805 @3800Mhz supera o X2 3800+ numa coisa ou outra, supera o 840 em tudo, fica perto em algumas coisas do 840 Extreme Edition e fica ao nivel de um 920D OC aos mesmos clocks, isto tudo por 143 €
Isso é conversa oldschool.

Os opteron single core quando sairam, qual era o lema?

untitled2ah.jpg


SÓ QUE o opteron nao tinha consumos desmedidos de energia ou um FSB com reumático :P

Até um 3000+ com OC é outra conversa, e tambem este custa 130€.

Anyway, tou curioso para ver users como voces a compararem single cores com esse 805, se calhar engasgo, ou nao...
 
God_Lx disse:
Claro bseixas, mas é como estou a dizer, ainda n vi testes multi-threaded...

Epah uma coisa rápida k podem correr é o PCMark05 ou então mesmo os testes do Everest... Eu forneço numeros a 2550/2600 para comparação, a ideia não é dizer "a minha é maior k a tua" é mais elucidar o pessoal k vai comprar... Pq não duvido k há gente k vai a correr comprar um dual-core para jogar melhor...

Concordo e acho que as comparações que estás a fazer com o ppl q tem 805 são mt uteis, pois pelo menos eu estou interessado... ;)
 
Tripnotik disse:
Isso é conversa oldschool.

Anyway, tou curioso para ver users como voces a compararem single cores com esse 805, se calhar engasgo, ou nao...

Acho o teu comentário uma nulidade (a não ser que a maioria dos users tenham oportunidade de ter os 2 um ao lado do outro, como queres comparar os CPUs?) para o que estamos aki a falar, de 3000+ e 805 e as potencialidades de OC gastando 130, 140 €...obvio se eu compro um 805, interessa-me perceber onde akilo fica +- com OC (lá por ser melhor num X2 3800+ default numa coisa ou noutra, isso não faz do 805 um melhor cpu, mas também não custa 300€...)

Se tiveres benchs entre um e outro agradeço que as mostres, pois acho que aqui já todos sabem do menor consumo do AMD e do melhor controlador de memória, superioridade em FPS etc...

Até agora em todos os tópicos que se falou disto, o ppl tem sido na generalidade tem sido bastante isento e espero que continue assim... ;)
 
Bem eu prometo que até ao fim da semana vou ter aqui screenshots com os meus resultados
de PCMark05 e 3DMark06 a várias frequencias. Pelo menos a 3.66 (a que uso agora) e 3.8 (o limite que consegui).
E talvez os de SuperPI e Everest em screenshot em vez de ascii.

Hoje talvez consiga da de 3DMark06 se resolver o problema que aquilo está a ter a arrancar... com tanto reboot em testes acho que grelhou mesmo um file qualquer...

O Anand nunca mais lança o artigo.. estou curioso...
 
Nulidade? bem ele não vai carregado de informação é verdade, mas continua válido.

O que falei é perfeitamente possivel, é só alguns users com 3000+ e uns opty 144 se xegarem a frente e correrem o mesmo software de testes que os donos dos 805, ou nao? :P

E o exemplo a mesma coisa, válido, só mostrei que o 805 nao é propriamente o primeiro CPU na história que vem barato e alcança os topos de gama, apenas os outros nao vinham capados.
 
Tripnotik n leste bem a thread certamente... Eu já meti aki resultados do meu 3000+ e até agora a diferença tem sido bastante, mas tb compreendo k eram testes single-threaded...
 
Back
Topo