1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclock PHENOM II X4 955

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por gr2, 19 de Abril de 2012. (Respostas: 61; Visualizações: 6859)

1. gr2

gr2 Power Member

Olá,

O meu sistema:

BOARD:
    Asus M4A78-HTPC AMD 780G SKAM2/AM3
    PROCESSADOR: AMD PHENOM II X4 955 BE Quad-Core 64Bits 8MB BOX SKAM3
    MEMÓRIAS: G.Skill DDR2 2x2GB PC8500 CAS5 PK
    FONTE: OCZ ModXStream Pro Power 600W
    DISCO: Samsung F3 de 1TB

Recentemente andei a ver como colocar este processador a 3.8, devido à compra de uma HD7870, preciso de umas dicas p.f.

Apenas alterei na Bios o multiplicador para x19, o vCore deixei em Auto, será boa ideia?

BIOS:

CPU-Z:

CPUID:

Meti o OCCT apenas por 6 minutos e os resultados foram estes:

O máximo de vCore que tirou foi de 1.5v, tenho de meter o vCore manual? com este pc quero jogar
    battlefield 3 mas tb serve para ver apenas filmes por exemplo (ligado à TV), eu deixei em Auto para que qdo não estou a jogar não ter de ir à Bios baixar a voltagem.. pois para ver filmes não é preciso estar em overclock.

Opiniões aceitam-se :)

2. eduardo007

eduardo007 Power Member

Nao metas em auto, experimenta ver o maximo com 1,4v..... o meu 965 faz 4,1ghz mas isso depois é sorte do chip, 1,5v e puxado-te e a longo prazo nao e bom. Quando nao estiveres a ter pouco uso do cpu ele vai consumir pouco, nao e a teres auto que vais poupar energia.

Última edição: 19 de Abril de 2012
  3. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

O máximo de Vcore que eu vejo nesse teste não é nem de perto 1.5v mas sim 1.4v... o que é óptimo para um PII X4 a 3.8 em Auto...

Agora, eu trocava era essa fonte... nem a minha antiga LC-Power tinha leituras tão más. Essa linha de 12v está para lá dos 10% máximos exigidos pela especificação ATX12v (max 12.6v)

Ve lá qto é que tens de max nos 12v. Compara com a linha azul que é valor mais "correcto" possível.

4. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Um conselho de vovózinha :D, tens uma board 4+1 nua sem qualquer cooling passivo nos mosfet (mas ao menos é rated para 140W), não uses um vcore muito superior a 1.4V se fizeres sessões de teste "a sério" a essa velocidade, sem apontar uma ventoinha para a secção de alimentação da board. Else, corres o risco de matar board e cpu junto se te mandares para os 1.5V. E btw, a AMD especifica até 1.5V stock para um 955 C2 embora venham com VIDs pelos 1.325-1.350V; chegarás ao limite da board e de estabilidade por excesso temperatura antes de entrares em tensões realmente perigosas para o CPU.
    De resto, e mesmo que não esteja perfeitamente estável, é bastante bom para um 955 C2 original chegar ao Windows com 1.4V apenas.

5. gr2

gr2 Power Member

Ups.. sim o vCore que captou de máximo foi os 1.4v.

Quanto à fonte, medi agora com um multímetro e tenho 12.7V.. parece bem..

Se ficar pelos 1.4v de vcore em Auto não há perigo.. o facto de ser melhor meter o vCore manual (1.4v) é pq em Auto ele pode passar para lá dos limites?

P.S.: Se for muito arriscado deixar o processador a 3.8 posso voltar aos valores default..

6. Sendim

Sendim Power Member

Penso que o que castra o teu sistema para um OC melhor e mais estável é mesmo a tua board. Apesar que 3.8 não tá mal.
    Era importante mencionares o teu sistema de dissipação.

Eu, pessoalmente, não sou apologista das alterações do Vcore, excepto para umas brincadeiras, para o dia-a-dia, não recomendo.
    Acho que é possível encontrar uma simbiose perfeita entre o multiplicador e o FSB sem mexer do Vcore.

Quando já não der, fica por aí.

7. gr2

gr2 Power Member

No processador tenho um Noctua NH-C12P + Pasta Térmica Artic Silver MX-3, na caixa tenho 4 ventoinhas.

8. Sendim

Sendim Power Member

Reeditei o meu post.

9. gr2

gr2 Power Member

Pois.. eu só mexi mesmo no multiplicador.. deixei tudo em Auto como se pode ver na imagem da Bios no 1º post.
    Fiz mais um teste com o OCCT (power supply), a temperatura não chegou aos 46, o vCore ficou-se pelos 1.42v, a linha de 3v ficou mais ou menos fixe a de 12v é que fica lá no topo...

Que acham que faça?
    • Deixo ficar assim como está, multiplicador x19 e o resto tudo em Auto (vcore)
    • Altero o vCore para 1.4 por exemplo
    • Meto como tinha anteriormente com os valores de fábrica (3.2Mhz)

10. AlleyViper

AlleyViper Power Member

A questão é mesmo a necessidade de airflow *directo* nos VRM da board durante testes de estabilidade longos (prime blend), para que descubras o potencial do CPU quando já estás a pensar mais perto dos 1.5V e 4.0GHz. E nisso não é a ventoinha de 12cm de trás ou lateral da caixa que safa. Tipicamente, o que se faz é pegar na fan do stock cooler e apontá-la para lá de forma criativa.

Se quiseres saber qual é o VID default do teu CPU, usa o CPU-Z e na tab about\save report(txt) aparece a lista de P-States. O valor default corresponderá aos 16x.
    É sempre preferível regular o vcore manualmente para não haver (más) surpresas.

IMHO, para um overclock fácil e "económico", usa o multiplicador apenas a 18.5X para poderes usar o Cool N' Quiet (a não ser que a board permita com mais, o que é raro), e testas qual o vcore mínimo que precisas para tal. Assim beneficias do overclock e de temperaturas/consumo em idle baixas.
    De 3.8 para 3.7 a diferença é pouca ou nenhuma, e vantagem de usar menos vcore e ainda usufruir de CnQ compensa.

11. gr2

gr2 Power Member

Ok, aparece isto:

# of P-States 4
    P-State FID 0x16 - VID 0x10 - IDD 21 (19.00x - 1.350 V)
    P-State FID 0x9 - VID 0x18 - IDD 15 (12.50x - 1.250 V)
    P-State FID 0x5 - VID 0x20 - IDD 11 (10.50x - 1.150 V)
    P-State FID 0x100 - VID 0x2E - IDD 5 (4.00x - 0.975 V)

12. AlleyViper

AlleyViper Power Member

(o meu post acima entretanto foi editado)
    Esqueci-me de dizer que a board tinha de ter tudo em Auto, mas se o vcore está ainda a 1.40V (logo aplicado por offset sobre o VID), o default corresponderá a esses 1.350V.

13. gr2

gr2 Power Member

Fui até à Bios e baixei o multiplicador para os x17.5 (3.5Mhz) e meti o vCore em manual e deixei ficar em default (+0V).

Corri novamente por 6min o OCCT e logicamente o Vcore não passou dos 1.3 pq foi o definido:

14. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Relativamente ao meu comentário acima dos 18.5X e CnQ, reparo que nessa board não se aplica (é dependente da bios). No primeiro screen que mostraste só agora notei que ainda tinhas CnQ a funcionar com um multiplicador de 19X, e sem teres que recorrer a 18.5x. Tomara eu e muita gente ter essa sorte ;).
    No entanto, o resto da ideia aplica-se na mesma, porque poderá ser o último multiplicador (3.7GHz) que ainda aguente com um vcore baixo (1.40V ou menos).

Olhando para os gráficos do OCCT dá ideia que a tua board em load dá -0.05V. Se o VID default é 1.35V, tinha a obrigação de os aplicar a +0V.

15. gr2

gr2 Power Member

Estive a jogar BF3 uns minutos e nada bloqueou.. significa que posso deixar como está? x17.5 com vcore manual a default?

16. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Se não queres arriscar umas 3-4 horas de Prime com um torture test em blend, que é tipicamente o que se faz para verificar, vai usando e logo vês se é estável no dia-a-dia. Se tiveres um bsod (tipicamente código 0124 durante teste à falta de vcore), é porque necessitas de um bumpzito de vcore para 1.375V.

17. gr2

gr2 Power Member

Pois.. se calhar faço um teste com o prime a ver no que dá :)

18. vici

vici Power Member

Com essa board e esse cpu (C2) esta muito bom 3.8GHZ com apenas 1.4v.

19. gr2

gr2 Power Member

neste momento meti a 3.5 :) vou deixar assim

20. eduardo007

eduardo007 Power Member

usa linx pra testar, prime e lixo comparado na minha opiniao, quando tinha o cpu instável nos oc o prime demorava a captar mas com lix e logo sem falar nas temps... no linx e que vais ver o cpu a "fritar".

Partilhar esta Página