Overclock PHENOM II X4 955

gr2

Power Member
Olá,

O meu sistema:

BOARD:
Asus M4A78-HTPC AMD 780G SKAM2/AM3
PROCESSADOR: AMD PHENOM II X4 955 BE Quad-Core 64Bits 8MB BOX SKAM3
MEMÓRIAS: G.Skill DDR2 2x2GB PC8500 CAS5 PK
FONTE: OCZ ModXStream Pro Power 600W
DISCO: Samsung F3 de 1TB

Recentemente andei a ver como colocar este processador a 3.8, devido à compra de uma HD7870, preciso de umas dicas p.f.

Apenas alterei na Bios o multiplicador para x19, o vCore deixei em Auto, será boa ideia?

BIOS:


CPU-Z:


CPUID:


Meti o OCCT apenas por 6 minutos e os resultados foram estes:
















O máximo de vCore que tirou foi de 1.5v, tenho de meter o vCore manual? com este pc quero jogar
battlefield 3 mas tb serve para ver apenas filmes por exemplo (ligado à TV), eu deixei em Auto para que qdo não estou a jogar não ter de ir à Bios baixar a voltagem.. pois para ver filmes não é preciso estar em overclock.

Opiniões aceitam-se :)


 
Nao metas em auto, experimenta ver o maximo com 1,4v..... o meu 965 faz 4,1ghz mas isso depois é sorte do chip, 1,5v e puxado-te e a longo prazo nao e bom. Quando nao estiveres a ter pouco uso do cpu ele vai consumir pouco, nao e a teres auto que vais poupar energia.
 
Última edição:
O máximo de Vcore que eu vejo nesse teste não é nem de perto 1.5v mas sim 1.4v... o que é óptimo para um PII X4 a 3.8 em Auto...

Agora, eu trocava era essa fonte... nem a minha antiga LC-Power tinha leituras tão más. Essa linha de 12v está para lá dos 10% máximos exigidos pela especificação ATX12v (max 12.6v)

Ve lá qto é que tens de max nos 12v. Compara com a linha azul que é valor mais "correcto" possível.
 
Última edição:
Um conselho de vovózinha :D, tens uma board 4+1 nua sem qualquer cooling passivo nos mosfet (mas ao menos é rated para 140W), não uses um vcore muito superior a 1.4V se fizeres sessões de teste "a sério" a essa velocidade, sem apontar uma ventoinha para a secção de alimentação da board. Else, corres o risco de matar board e cpu junto se te mandares para os 1.5V. E btw, a AMD especifica até 1.5V stock para um 955 C2 embora venham com VIDs pelos 1.325-1.350V; chegarás ao limite da board e de estabilidade por excesso temperatura antes de entrares em tensões realmente perigosas para o CPU.
De resto, e mesmo que não esteja perfeitamente estável, é bastante bom para um 955 C2 original chegar ao Windows com 1.4V apenas.
 
Última edição:
O máximo de Vcore que eu vejo nesse teste não é nem de perto 1.5v mas sim 1.4v... o que é óptimo para um PII X4 a 3.8 em Auto...

Agora, eu trocava era essa fonte... nem a minha antiga LC-Power tinha leituras tão más. Essa linha de 12v está para lá dos 10% máximos exigidos pela especificação ATX12v (max 12.6v)

Ve lá qto é que tens de max nos 12v. Compara com a linha azul que é valor mais "correcto" possível.

Ups.. sim o vCore que captou de máximo foi os 1.4v.

Quanto à fonte, medi agora com um multímetro e tenho 12.7V.. parece bem..

Se ficar pelos 1.4v de vcore em Auto não há perigo.. o facto de ser melhor meter o vCore manual (1.4v) é pq em Auto ele pode passar para lá dos limites?


P.S.: Se for muito arriscado deixar o processador a 3.8 posso voltar aos valores default..
 
Última edição:
Penso que o que castra o teu sistema para um OC melhor e mais estável é mesmo a tua board. Apesar que 3.8 não tá mal.
Era importante mencionares o teu sistema de dissipação.

Eu, pessoalmente, não sou apologista das alterações do Vcore, excepto para umas brincadeiras, para o dia-a-dia, não recomendo.
Acho que é possível encontrar uma simbiose perfeita entre o multiplicador e o FSB sem mexer do Vcore.

Quando já não der, fica por aí.
 
Última edição:
Penso que o que castra o teu sistema para um OC melhor e mais estável é mesmo a tua board. Apesar que 3.8 não tá mal.
Era importante mencionares o teu sistema de dissipação.

No processador tenho um Noctua NH-C12P + Pasta Térmica Artic Silver MX-3, na caixa tenho 4 ventoinhas.
 
Pois.. eu só mexi mesmo no multiplicador.. deixei tudo em Auto como se pode ver na imagem da Bios no 1º post.
Fiz mais um teste com o OCCT (power supply), a temperatura não chegou aos 46, o vCore ficou-se pelos 1.42v, a linha de 3v ficou mais ou menos fixe a de 12v é que fica lá no topo...

Que acham que faça?
  • Deixo ficar assim como está, multiplicador x19 e o resto tudo em Auto (vcore)
  • Altero o vCore para 1.4 por exemplo
  • Meto como tinha anteriormente com os valores de fábrica (3.2Mhz)
 
A questão é mesmo a necessidade de airflow *directo* nos VRM da board durante testes de estabilidade longos (prime blend), para que descubras o potencial do CPU quando já estás a pensar mais perto dos 1.5V e 4.0GHz. E nisso não é a ventoinha de 12cm de trás ou lateral da caixa que safa. Tipicamente, o que se faz é pegar na fan do stock cooler e apontá-la para lá de forma criativa.

Se quiseres saber qual é o VID default do teu CPU, usa o CPU-Z e na tab about\save report(txt) aparece a lista de P-States. O valor default corresponderá aos 16x.
É sempre preferível regular o vcore manualmente para não haver (más) surpresas.

IMHO, para um overclock fácil e "económico", usa o multiplicador apenas a 18.5X para poderes usar o Cool N' Quiet (a não ser que a board permita com mais, o que é raro), e testas qual o vcore mínimo que precisas para tal. Assim beneficias do overclock e de temperaturas/consumo em idle baixas.
De 3.8 para 3.7 a diferença é pouca ou nenhuma, e vantagem de usar menos vcore e ainda usufruir de CnQ compensa.
 
Última edição:
A questão é mesmo a necessidade de airflow *directo* nos VRM da board durante testes de estabilidade longos (prime blend), para que descubras o potencial do CPU quando já estás a pensar mais perto dos 1.5V e 4.0GHz. E nisso não é a ventoinha de 12cm de trás ou lateral da caixa que safa. Tipicamente, o que se faz é pegar na fan do stock cooler e apontá-la para lá de forma criativa.

Se quiseres saber qual é o VID default do teu CPU, usa o CPU-Z e na tab about\save report(txt) aparece a lista de P-States. O valor default corresponderá aos 16x.
É sempre preferível regular o vcore manualmente para não haver (más) surpresas.

Ok, aparece isto:

# of P-States 4
P-State FID 0x16 - VID 0x10 - IDD 21 (19.00x - 1.350 V)
P-State FID 0x9 - VID 0x18 - IDD 15 (12.50x - 1.250 V)
P-State FID 0x5 - VID 0x20 - IDD 11 (10.50x - 1.150 V)
P-State FID 0x100 - VID 0x2E - IDD 5 (4.00x - 0.975 V)
 
(o meu post acima entretanto foi editado)
Esqueci-me de dizer que a board tinha de ter tudo em Auto, mas se o vcore está ainda a 1.40V (logo aplicado por offset sobre o VID), o default corresponderá a esses 1.350V.
 
Fui até à Bios e baixei o multiplicador para os x17.5 (3.5Mhz) e meti o vCore em manual e deixei ficar em default (+0V).

Corri novamente por 6min o OCCT e logicamente o Vcore não passou dos 1.3 pq foi o definido:


 
Relativamente ao meu comentário acima dos 18.5X e CnQ, reparo que nessa board não se aplica (é dependente da bios). No primeiro screen que mostraste só agora notei que ainda tinhas CnQ a funcionar com um multiplicador de 19X, e sem teres que recorrer a 18.5x. Tomara eu e muita gente ter essa sorte ;).
No entanto, o resto da ideia aplica-se na mesma, porque poderá ser o último multiplicador (3.7GHz) que ainda aguente com um vcore baixo (1.40V ou menos).

Olhando para os gráficos do OCCT dá ideia que a tua board em load dá -0.05V. Se o VID default é 1.35V, tinha a obrigação de os aplicar a +0V.
 
Relativamente ao meu comentário acima dos 18.5X e CnQ, reparo que nessa board não se aplica (é dependente da bios). No primeiro screen que mostraste só agora notei que ainda tinhas CnQ a funcionar com um multiplicador de 19X, e sem teres que recorrer a 18.5x. Tomara eu e muita gente ter essa sorte ;).
No entanto, o resto da ideia aplica-se na mesma, porque poderá ser o último multiplicador que ainda aguente com um vcore baixo (1.40V ou menos).

Olhando para os gráficos do OCCT dá ideia que a tua board em load dá -0.05V. Se o VID default é 1.35V, tinha a obrigação de os aplicar a +0V.

Estive a jogar BF3 uns minutos e nada bloqueou.. significa que posso deixar como está? x17.5 com vcore manual a default?
 
Se não queres arriscar umas 3-4 horas de Prime com um torture test em blend, que é tipicamente o que se faz para verificar, vai usando e logo vês se é estável no dia-a-dia. Se tiveres um bsod (tipicamente código 0124 durante teste à falta de vcore), é porque necessitas de um bumpzito de vcore para 1.375V.
 
Se não queres arriscar umas 3-4 horas de Prime com um torture test em blend, que é tipicamente o que se faz para verificar, vai usando e logo vês se é estável no dia-a-dia. Se tiveres um bsod (tipicamente código 0124 durante teste à falta de vcore), é porque necessitas de um bumpzito de vcore para 1.375V.

Pois.. se calhar faço um teste com o prime a ver no que dá :)
 
usa linx pra testar, prime e lixo comparado na minha opiniao, quando tinha o cpu instável nos oc o prime demorava a captar mas com lix e logo sem falar nas temps... no linx e que vais ver o cpu a "fritar".
 
Back
Topo