Overclock PHENOM II X4 955

12.7v? Tu dizes que está bom... pra mim está elevadíssimo. As especificações ATX12v dizem que as linhas de 3.3 e 5v têm de ter regulação dentro dos 5% e os 12v, 10% no máximo. 10% equivale a 11.4v de mínimo e 12.6v de máximo. Se tu tens 12.7v, está para lá desse limite. A regulação de voltagem nessa linha é de 12%, o que não é mau... é péssimo, sobretudo para uma fonte que já deveria ter alguma qualidade e portanto estar mais "afinada". Repara que isso está bem mais próximo dos 13v do que dos 12... é bem provável que á conta disso o hardware irá durar menos do que devia.
 
usa linx pra testar, prime e lixo comparado na minha opiniao, quando tinha o cpu instável nos oc o prime demorava a captar mas com lix e logo sem falar nas temps... no linx e que vais ver o cpu a "fritar".

Testam coisas diferentes, basta que vás ao xtremesys e o prime blend continua a ser o único que conta para testar a sério AM3/AM3+. Então nos FX, OCCT e Linx são peanuts em comparação quando se passa os 4.5GHz. Tenho largas centenas de horas nos 2 programas para que possa confirmar as diferenças. O que passa um pode não passar o outro, mas um prime blend longo quase sempre tem a palavra final se não houver falta de cpu_nb vid, ou falta de mão nas temperaturas.

Com linx atinges maior temperatura, e stressa mais o IMC o que faz berrar mais fácil quando este tem falta de tensão na cpu_nb para que esteja estável à temperatura máxima. Se tiveres a testar para 24/7 com load alto e não somente para jogar, é fácil meter um AM3 a passar 1h ou até indefinidamente de linx (e OCCT nem conta) com boa refrigeração, mas a berrar em menos de 8h de prime blend numa thread ou causar um BSOD (embora as primeiras 4h contem mais para fazer o ciclo completo de testes, falhas depois disso costumam ser excesso de temperatura acumulada na caixa e nos VRMs na maioria das vezes). O prime blend é melhor que o Linx para testar (sub)timings de memória agressivos e estabilidade dos cores (falta de vcore), por muito que atinja menos temperatura. O problema vs o Linx é o tempo que demora a dar um erro, mas grande parte das vezes este acontece sem que antes ocorra no Linx, e a outra vantagem é testar realmente a propensão para erro em uso regular (em termos do balanço de cpu vs carga de imc, que no Linx é apenas constante).

Se baixares a fasquia, o Linx consegue obter resultados mais rápidos, mas não permite descobrir o cagésimo que falta, mesmo prolongando o tempo de teste para o típico em Prime blend por causa da natureza fixa do teste; não te permite por exemplo, alternar a sua grande dependência do IMC com outros testes in-place que apenas usam a cache do CPU e possam necessitar mais vcore. IMHO, um bom método quando já se está perto do "ponto", é fazer as 20 passagens de Linx (~45m) primeiro, e só depois 8 horas de Prime Blend. As correntes actualmente já são tão altas que não vale a pena fazer abusos de 12 ou até 24h como se fazia no tempo dos A64, sem arriscar degradar material. E outra vantagem que o prime blend como teste final tem, é que te permite com exactidão depois do Linx saber se ainda tens falta de cpu_nb vid ou cpu vid consoante o tipo de erro.

ps: Actualmente é preferível usar o IBT do que o Linx. As libs de linpack são constantentemente actualizadas no primeiro e bugs são reduzidos (porque os há), enquanto que o linx está parado há imenso tempo.
 
Última edição:
Já agora, o CPU é o bottleneck do sistema? Tenho sérias dúvidas... Tenho um sistema parecido com o teu, o meu CPU dá 3800Mhz, mas não me parece que em stock te cause o bottleneck na gráfica.

Testa um OC mais baixo, e verifica se há diferenças de framerate.
 
Última edição:
p4thos, o bottleneck do OP é a board uATX com uma secção de alimentação algo frágil que o limita para esticar o CPU até onde vá com segurança.
Em resposta ao teu comentário, fui à procura dum artigo já antigo que mostrava como um Deneb escala com a frequência acompanhado de uma 5970, que ainda é um dual gpu respeitável para que possa causar bottleneck sem CPU que acompanhe. Infelizmente as resoluções testadas é que acabam por limitar mais o GPU que outra coisa.
 
Sempre que testares em Linx (IBT, etc) mete para usar a memória máxima disponível, apenas com 777MB o teste é substancialmente curto (e atinge menos GFlops). Se tens 4GB deves conseguir testar com perto de 3GB livres depois dum boot -- basta carregares no botão "All".

É normal que aguentes 3.5GHz sem um bump de vcore num C2 decente, e a ajudar, não tem o VID stock mais baixo. Não te procupes com as sessões longas de prime que referi, a utilidade maior delas é mesmo para overclocks de 24/7 em máquinas que se exija tanta (ou mais) estabilidade que stock. E o tipo de erros que se procura com isso, já dificilmente aparecem em uso diário. Daí um Linx inicial de 20 passagens a ocupar toda a ram possível já seja um bom índice de estabilidade.

Se estivesses a fazer junto um overclock de cpu_nb e memória com (sub)timings agressivos, aí um prime blend poderia mais útil depois do Linpack (Linx), mas assim poderá ser uma perda de tempo. Além de que sem assegurar bom cooling nos VRMs não é de todo aconselhável aventuras de várias horas, embora estejas a puxar pouco pelo cpu e board.
Perante a situação presente, a única situação em que o prime blend testa a mais que o Linx é na eventualidade de precisares de um pouco mais Vcore em condições muito específicas, o que se traduzirá normalmente num BSOD 0124 num teste com um valor baixo de FFTs; nesses testes todo o processamento ocorre dentro da cache do CPU, algo que não ocorre no teste anterior de Linx e que pode esconder essa necessidade de mais vcore.
 
Última edição:
estava a testar jogar agora BF3 com configs gráficas em Ultra e x em x tempo a janela volta ao desktop, deixa de estar em fullscreen e tenho de maximizar novamente. Pode ser o vcore do CPU baixo?
 
Mudaste alguma coisa entretanto que afecte o BF3? Drivers, patches?
Se estava tudo 100% estável antes, e só podes apontar o overclock, provavelmente será falta de vcore se apenas estás a modificar o CPU FID (aka multiplicador do cpu lol). Se voltares a testar Linx, usa com a ram toda disponível como indiquei acima; o Linx é algo limitado para testar Vcore nalgumas circunstâncias, mas dessa forma deve queixar-se mais depressa (e sem recorreres a bem mais horas de prime para que apareça).

Sobe de pouco em pouco, tenta +0.0125V ou +0.0250V para 1.36125 ou 1.375V sobre os 1.350V do VID original. O problema poderá estar na board aplicar demasiado pouca tensão se a +0V ficas com 1.3V em vez dos 1.35V default do CPU.
 
Última edição:
tinha o power da gráfica a default e agora meti a 20% e parece que já se aguenta a jogar, no jogo anda por volta dos trinta e tal 40 FPs depende das explosões :)
 
O meu 955 esta sempre a 3.8Ghz. Só mexendo no multiplicador e FSB. Tenho multiplicador a 18 e o FSB a 212 = 3812 Mhz. Tenho para o dia a dia com um Ninja 2. Esta sempre ligado, nunca precisei de mexer em Vcores. Só mexi no Vcore uma vez para conseguir os 4000mhz.Mas a minha Board e uma 890Gx, não sei se com a tua será =.
 
eu pus a 3.8 o meu sem mexer no vcore, deixei tudo auto so pus o multiplicador a 18. agora em breve vou tentar levalo aos 4ghz estaveis
 
Pois.. eu tb tinha assim, 3.8 com vCore em auto.. mas nas respostas anteriores existe a indicação (por entendidos na matéria :)) que manual é sempre melhor. Eu meti a manual com medo que de modo automático o vCore subisse muito para valores máximos.. de qualquer forma posso meter em Auto e fazer testes com o prime e afins a ver o nível máximo que atinge de vcore.
 
Testei com x18.5 (3700MHz) e Vcore em Auto e fazendo 6min de testes no OCCT o máximo de VCore é 1.38/9... quase 1.4v
 
o CPU em testes de carga porta-se bem.. agora estava a jogar BF3 e aparece um BSOD nº 101.. pelo que li está associado ao vCore.. mas tenho o Vcore em Auto..!

a unica coisa que fiz hoje foi meter mais 4Gb de memória para experimentar jogar com 8Gb, será disto? vou jogar outra vez a ver se acontece o mesmo
 
como tem configuração na bios da ram em timing? Tem 4x2=8GB ou 2x4=8GB ?

Na BIOS tenho tudo em Auto nas mems, nem sei onde posso ver isso das memórias.

Fiz novo teste com o OCCT e nada de BSOD..:





O vCore tenho em AUTO na BIOS, neste teste o máximo é quase 1.42, será melhor meter manual e com este valor para não voltar a ocorrer o blue screen?
 
Back
Topo