Overclock PHENOM II X4 955

4 dims no total, 2 dims da Corsair (cada um de 2 GB) mais 2 da GSkill (tb cada um de 2GB).

Corsair Kit 4GB (2x2GB) DDR2 1066 Dominator

G.Skill DDR2 2x2GB PC8500 CAS5 PK

a nível de voltagem e timimg posso ver em algum software?
 
Última edição pelo moderador:
Olá, andei a trocar umas coisas e troquei o dissipador deste CPU para o meter numa outra caixa.

Meti um Thermalright Ultra Extreme 120 (aquele gigante), a diferença é que tive de meter com a ventoinha de baixo para cima, ou seja em vez de estar a tirar o ar para as ventoinhas de trás da caixa está a tirar para a fonte de alimentação.

Ontem a jogar BF3 o PC bloqueou, freeze, reiniciei fui até à BIOS e o processador estava nos 52º, mesmo na BIOS reiniciou sozinho. Fui depois para o Windows e assim que entrei fez novamente um freeze.

Acham que pode ser da temperatura? estou neste momento hà 9 minutos com o OCCT a testar e está nos 48º..

P.S.: Se calhar vou testar baixar um pouco o overclock no multiplicador.. e meter uma ventoinha na lateral da caixa. De resto tenho 5 ventoinhas na caixa..
 
Última edição:
Humm então deve ser por isso... de chegar aos 55º.. raios! é que não tenho forma de montar este dissipador nesta board de outra maneira.. vou ter de comprar 1 está visto.. pensei que a temperatura desse para ir até aos 60º ou assim.


Recomendam algum dissipador? este que tenho foi bem caro há uns anos e é enorme.. estava num Intel QuadCore que tenho e portou-se sempre bem.. mas agora meti-o aqui e não tive alternativa a nível da posição.. se calhar é por isso as temps mais elevadas. A pasta termina meti Artic Silver MX3

Se calhar meto o que ele tinha antes, o Noctua NH-C12P e compro um para o QuadCore.. este Noctua NH-C12P tem ventoinha no TOPO e não há a situação que tenho com este thermalright.
 
Última edição pelo moderador:
Estive a ver e o melhor é colocar como disse o Noctua NH-C12P neste AMD Phenom II.

Que acham do Asus Triton 85 para um Intel Core 2 Quad 9300 45nm ?

(pergunto isto pq neste momento o
Noctua NH-C12P está neste Intel e se o vou tirar preciso de outro.., pois o Thermaright não cabe na caixa onde está).


Tb estou com medo de ter este trabalho de trocar novamente os dissipadores e afins e não ser disso... pois segundo as specs deste AMD:


CPU Phenom II X4 (Denab)Critical Temperature: 62°C - 71°C


aos 52/55º não seria suposto bloquear.. começo a pensar que a board é que não é lá grande espiga não sei.







 
Última edição:
Pois.. vou mudar para o Noctua logo à noite a ver como se porta, o Thermalright é melhor mas devido à posição da ventoinha deve ser por isso que o efeito é o oposto.
 
Última edição pelo moderador:
Bom troquei o dissipador, está +/- a 40º em Idle e chegou aos 53.6º em 20minutos com o OCCT, devo preocupar-me?





 
Bolas.. já troquei novamente a pasta térmica, meti apenas um 'grão de arroz' no meio.. as temperaturas a jogar BF3 são de 54º.. acho que é muito.. pois no verão devem subir ainda mais.. que treta! não sei se é da caixa (Thermatake Xase III), se das fans (7x 80mm)... em Idle está nos 40º.. devia de estar nos trinta e tal mas não.
 
Com o processador normal, sem overclock, a jogar BF3 cheguei aos 58/60º :|

Vou mais uma vez ver a pasta térmica e fazer um teste, trocar este AMD por um Intel Quad Core Q9300, meter os 8GB de memória e ver como se porta a jogar BF3, se não tiver paragens nem nada e se as temps forem melhores substituo.
 
Última edição pelo moderador:
Bem... testei 3 massas térmicas diferentes, Artic Silver 5, AS MX3 e Thermalright, as temperaturas em Idle rondam sempre os 36ºc fora da caixa, com o processador dentro da caixa e fechada 41/42/43ºc, a jogar BF3 vai para os 54/55ºc.


Duas questões:
  • Tenho estas massas térmicas há alguns anos (~2009), será que perdem qualidade? Recomendam comprar pasta nova?
  • As temperaturas são normais para este processador usando um cooler Noctua NH-C12P ?
O processador neste momento está a 3.7 Ghz (alterei apenas o multiplicador), ontem joguei umas 2 horas BF3 e não ouve nenhum crash..
 
Pois.. eu lembro.me que ele andava por volta dos 28º há uns tempos.. agora é que tem estado assim, possivelmente da massa térmica.. não vejo outra explicação, hoje vou comprar um seringa nova de Artic Silver e testar.

A Artic Silver MX3 que meti, para o fim já estava assim ressequida.. por isso meti Artic Silver 5 e mais tarde Thermalright que estavam ainda assim normais.. no entanto podem ter perdido qualquer qualidade não sei. Vou arranjar uma AS MX-4 nova para ver.
 
Última edição pelo moderador:
Não vale apena mudar de cooler.

O que tens ainda está entre os melhores. Se perder alguma coisa é 2º ou 3º.

Cumps
 
Certo.. mas é normal estar nos 55ºC mesmo estando a 3.7Ghz? isto claro a jogar BF3

Mais uma vez acho que vou mudar a pasta térmica, desta vez a MX-4, já meti da ultima vez mas as temps ficaram na mesma. Vou meter mesmo só um bocadinho de nada.. ás vezes posso estar a meter muita.. (mas n me parece)
 
Última edição pelo moderador:
Boas!

Eu iniciei o OC ontem no meu 955 BE. Consigo atingir os 4Hgz sem stress e sem erros a 17.3*230 com os vcores em auto.
Tenho duvidas é em relação a isso. Quanto é a confort zone do meu CPU? a 4Ghz ele tava a 1.42V, é mto? Em teste no OCCT a temp máxima foi de 55º durante 30 minutos e sem erros. O cooler é um thermalright hr-2 macho.

ps: tenho uma duvida também nas minhas memórias. no cpu-z no separador de memórias tem lá a info que tão em dual channel e unganged. O que quer dizer esta ultima indicação??
ps2: actualmente n tou em casa para poder mandar ss.
 
Back
Topo