Overclock PowerColor ATI HD 6950 para HD 6970

SkillFul

Power Member
Boas!

Alguém tem algum guia de como fazer overclock de HD 6950 para HD 6970?
Podem fazer-me um caso já tenham feito?
Que programas utilizo?
Tenho que ''mexer'' dentro do PC?

Cumpz,

SkillFul
 

Obrugado ::)

Estes são os procedimentos:

1.Grab ATI Winflash from here (32 & 64-bit).
2.Download HD 6970 BIOS. The Sapphire one I linked to will work on all reference design cards from any vendor.
3.Make sure the BIOS switch on the card is set to the 1 position (pictured further down if you don't know where it is).
4.Run ATI Winflash, click Save to save your BIOS, so you have a backup in case something goes wrong.
5.Load the HD 6970 BIOS into Winflash by clicking Load Image, followed by Program.
6.Let the flashing process complete and reboot your system.
7.Check the shader count using GPU-Z, it should show 1536. Make sure you use version 0.5.0 or newer, the official 0.4.9 version does not support HD 6900 Series properly. If you see a shader count of 1600, your GPU-Z version is outdated.
8.To ensure maximized performance open Catalyst Control Center, go to the Overdrive tab and set the PowerTune slider to the +20% setting. The "Testing" section of this article has more data on that.
9.Check stability in Windows desktop applications and games.

Não percebo como se faz o ponto 3.
 
Lê o tutorial completamente,
vais ter que abrir o pc e mexer na gráfica (simples)
só tens que alterar o botão para a posição 1

biosswitch.jpg
 
10 passos do St0ned para flashar uma 6950 para 6970, tão fáceis q até alguém com sérios problemas mentais consegue seguir:

1º Fazer download deste pack.

2º Ir aqui e fazer donwload da bios da marca da vossa gráfica com os clocks mais baixos ( 880 / 1375 ).

3º Descomprimir o pack.

3º Abrir o GPU-Z e verificar que no separador que diz "shaders" estão 1400 i qq coisa.

4º Pegar na bios da qual fizeram download e colocar na pasta winflash com o nome unlock ( substituam a que lá está por aquela que fizeram download )

5º Click no lado direito no ficheiro que dis "flash to 6970" run as admin/correr como administrador

6º A dada altura ele vai pedir para fazer reboot aceitem.

7º Depois do reboot abram o GPU-Z e confirmem que têm 1500 i qq coisa shaders ( 6970 )

8º Desinstalar os drivers [painel de controlo, bla bla bla ], aconselho tb depois disso, a usarem o drive sweeper para um bom uninstall.

9º Instalar os drivers de novo, aconselho os 11.4 preview

10º Se não resultar, ex tiverem artefactos em jogos ou o pc não der imagem entrem em pânico, queimou tudo... Ok mentira, abram a tampa da caixa mudem o interruptor da bios para a outra posição ( se tiver no 1 mudem para o 2, se tiver no 2 mudem para o 1 ) e têm a vossa querida 6950 de volta. Depois venham aqui pedir mais ajuda.



Vou deixar aqui um guia ( e ver se o guardo para encontrar) pois há múltiplos posts com a mesma dúvida...

Fazer download:

-> Script do W1zzard's
-
> ATI winflash
-
> GPU-Z

1. Ligar o GPU-Z

GPUZ.png


Clickar no icon dentro do circulo a vermelho. Vai perguntar se querem guardar a Bios.

Guardar a bios como : Original.bin

Mover a BIOS para a mesma pasta onde está o script do W1zzard .

2. A pasta deve parecer-se com isto ( a modded.bin deve aparecer depois de correm ):

Wizz.png


Clickar no ficehiro .bat chamado "run", vai aparece esta janela. Carreguem duas vezes em qualquer botão.

WizzCmd.png


Agora devem ter uma bios chamada "modded.bin" na pasta ( como mostrado acima).

Movam o "modded.bin" para a pasta do ATi Winflash:

ATiFlash.png


3. Abram a consola do windows (preferencialmente como administrador).

Mudar a pasta em utilização para a do ATi Winflash:
cd desktop\nome da pasta do ATi winflash

Desbloquear a BIOS para flashar:
atiwinflash -unlockrom 0

Uma imagem para terem como referência:
FlashCMD1.png


Uma barra de progresso vai aparecer e desaparecer

Depois flashar a bios usando o seguinte comando:
atiwinflash -f -p 0 modded.bin

Aqui está uma imagem para referência:
FlashCMD2.png



A mesma barra de progresso irá aparecer, vai demorar 20-30 segundos.
Depois do flash estar concluído vai aparecer uma janela de verificação, serão questionados sobre um reboot. Façam-no!

Parabéns, está feito! Verifiquem com o GPU-Z, já devem ter os 1536 shaders.


Tradução da minha autoria, imagens e guia original em inglês do user "TheNameIsJambo" do *****, pode ser consulado aqui

Fiz double post para o guia ficar num post separado.
 
Última edição:
É provável, mas não acontece sempre ( a mim deve-me acontecido em 2/5 das vezes ), que os drivers deixei de funcionar completamente a quando do flash, porque "trocas de gráfica". Passas de uma 6950 para uma 6970.


o drive sweeper é este certo? http://www.guru3d.com/category/driversweeper/ ?

Ele desinstala os drives e depois a seguir instalo os 11.4 né? e irá funcionar certo?

Se alguma coisa correr mal é só mudar o botão da grafica certo?

Desinstala no "painel do windows" e depois corres o sweeper.

Editei umas coisas, para ficar mais noobproof.
 
Última edição:
É provável, mas não acontece sempre ( a mim deve-me acontecido em 2/5 das vezes ), que os drivers deixei de funcionar completamente a quando do flash, porque "trocas de gráfica". Passas de uma 6950 para uma 6970.




Desinstala no "painel do windows" e depois corres o sweeper.

Editei umas coisas, para ficar mais noobproof.

Obgd :) Como se chamam as drives no painel de controle?
 
Não pq ficas com duas bios sem funcionar. Se não der ligas o PC com o botao na posição que nao flashaste, quando tiveres no windows trocas o botão outra vez e aí é q flashas.
 
olá, desculpem a intromissão no tópico, comprei um sapphire 6950 2gb e tentei flasha-la seguindo todos os passos acima descritos e mais a linha de comandos em DOS/cmd do windows do techpowerup e não consigo!, o processo é dado como realizado, mas ao reiniciar e reinstalar os drivers, aparece sempre com 1408 shaders.. Agluém tem alguma sugestão?
 
olá, desculpem a intromissão no tópico, comprei um sapphire 6950 2gb e tentei flasha-la seguindo todos os passos acima descritos e mais a linha de comandos em DOS/cmd do windows do techpowerup e não consigo!, o processo é dado como realizado, mas ao reiniciar e reinstalar os drivers, aparece sempre com 1408 shaders.. Agluém tem alguma sugestão?

Segue os meus passos...
 
1º- não tenho o switch e pelo que sei não é necessário para fazer o flash
2º St0ned eu segui os teus passos á risca, a questão é que no passo 7 o gpuz mantém-se com os 1408 shaders da 6950. Segui os teus passos e segui os que encontrei na techpowerup através de comandos de DOS. Experimentei com bios da ASUS, HIS, XFX e SAPPHIRE.
Chego à conclusão que a minha placa deve ser das mais recentes que já não é possível o flash. pena. Também com a capacidade de overclock deste bicho já tenho os jogos todos no máximo para 1920*1200....
Mas se alguém mais quiser me dar algum conselho quanto ao flash, estejam à vontade, agradeço
Abraço
 
Se não tens o switch a tua placa não é reference ( este é o 1o ponto ) o segundo ponto, correste o .bat como administrador ?!? .

Linka aí a tua placa sff.
 
Back
Topo