1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OVERCLOCK Powercolor HD 4890

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Major100, 10 de Agosto de 2009. (Respostas: 70; Visualizações: 5428)

1. Boas pessoal.
    E o seguinte ,estive a ver uma review da overclockerclub da minha HD 4890 ,e eles conseguem fazer um overclock de 970/1060 e eu so consigo 870/1000 ,algume sabe porq sera?

2. Polarity

Polarity I folded Myself

Qual e o programa que estas a usar?
    Ja viste as temps?
    As graficas nao sao todas iguais, tenta baixar o core clock e aumentar o memory clock, se nao der baixa o das mem's e aumenta o do core.

3. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Ainda ando em testes [montei o sistema no sabado à noite, ontem tive pouco tempo para testar] e foi apenas no TF2... Mas..:
    1º experimentei as gráficas com core: 970 / mems: 1120 e entrou no TF2 mas ao fim de 2 minutos encravou... Depois experimentei com 930 / 1080, e apenas tive uns 15 mins no tf2 mas sem problema nenhum...

Tenho que ver se foi por ter colocado as mems a mais de 1100 ou se é a vapor-x que não tem andamento para mais de 950/+ de core. A pcs+ já vem a 950 e deve dar os 1000 de core.....
    E testei ambas com os mesmos clocks, só esta semana vou andar em testes a puxar tudo o que conseguir..

Se a tua é de cooler default.. ui.. Isso a puxar um bocado oc e em load nos jogos deve debitar uns bons décibeis..

4. Eu estou a usar o rivatuner .Quanto as temps com overcolock 890/1000 em Load fica no maximo a 70 C.E muito para a placa?

5. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu vi temps no hw monitor, em idle estão nos 61º e em load acho que foram aos 73/74º mas não tenho a certeza, logo verifico melhor.
    Mas acho que aquecem um bocado devido à caixa, a posição dos discos rigidos corta o airflow das ventoinhas frontais na direcção das gráficas...

Que temps tens em idle?
    70º para uma gráfica destas em load não é muito, é até bom... Mas o 'load' é em que jogo? [há jogos que não puxam tanto, há outros que puxam mais, tipo o Crysis..]

6. tri2bal

tri2bal Power Member

era com stock cooler? também tens de ter em consideração circulação de ar dentro da caixa

7. E alem disso no 3d mark vantage em performance ,so tira os fracos 8400 marks =X ,acho que nao e normal sera??

8. Logo quando chegar a casa meto uma foto da minha caixa,alem disso ela e pequena podera ser por isso,mas eu costumo dixar a lateral aberta para refrescar....E tenho de dixer que o meu cpu esta com overclock de 3.3Ghz

9. Polarity

Polarity I folded Myself

Baixa o core e tenta + nas mem's se der entao depois leva o core ao maximo que conseguires.
    Na HD4890 Vapor-X que tenho ca em casa eu levei-a acima do que eles puseram na review da mesma..

10. Mas a minha hd 4890 e a versão standard ,mas pelo que vi deveria dar para overclocala mais e tirar bem mais no 3d vantage.Pois se jogar grid ou gta IV com mais de 890/1000 o pc encrava =X

11. Nirvana91

Nirvana91 Banido

Tenho um Crossfire parecido ao teu, a unica diferença é que a PowerColor que tenho é a versão normal. Fizeste mal em ter metido uma Vapor-X visto que tenho uma, já testei outra (dum amigo meu) e ambas encravam acima de 920 de core :005:... Quanto às memórias o máximo que consigo é 1090.

A PowerColor dá 950/1120... Mas como a Vapor-X está a atrasá-la...

Se tens uma PCS+ deves chegar ao 1ghz no core.

É estranho pois como já disse acima, a minha vai para os 950/1120. É um facto que cada placa é uma placa mas isso parece-me muito pouco.

12. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Puderá ter a haver com o airflow da caixa, a gráfica aquecer e tal, mas se dizes que em load a gráfica está nos 70º...

Quanto ao vantage acho que é capaz de ser normal... O vantage é dependente também do resto do sistema...
    Se vires aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=456449 uma PCS+ [que tem core950/ 1050 mems] tirou no vantage 10900...
    Mas embora a test bed dessa review tivesse o cpu a 3.1 Ghz, é um phenom II quad [bem melhor que o teu], ram mais rápida,e isso somado ao clock a mais da PCS+ em relação ao que consegues [11% mais de core/6% mais nas mems... Dá logo muito mais pontuação...

Tenta duas coisas:
    - Aumentar um pouco o oc ao cpu e 'acelerar' um pouco as ram's, deves notar logo aumento no vantage...
    - Testar o 3d mark 2003.... É um teste muito menos dependente de cpu/sistema, logo aqui já deves estar mais próximo do 'normal' das 4890..

Acho que a nível de pontuação no vantage deve ser mesmo do teu cpu... Mesmo tendo OC, o cpu limita-te a gráfica, se tivesses um E7400/E7500 [para não dizer E8xxx..] de certeza que terias pontuação mais próxima no Vantage daquilo que costumas ver das 4890...

A forma de teres mais score [e perfomance nos jogos] é mesmo... com outro cpu... [se gostas GTA4 um quad de preferência]..

Quanto ao encravar com 890/1000 isso é estranho se ela está mesmo a 70º da temp não deve ser.. Não sei se será da gráfica começar a puxar demais da fonte com o OC e a fonte não aguentar [não dar energia suficiente]..

Pois, mas o stock cooler da 4890 a trabalhar é um 'avião' a debitar décibeis...

A vapor x deu uns 930 de core penso eu, para os 950 a diferença não é muito e jogo com muito mais silencio... :D...
    A PCS+ é para chegar ao 1 Ghz sim.. :D... Embora o cooler a 'puxar' já não seja tão silencioso como o da Vapor-X...
    Mas assim consigo ter duas opções: em jogos 'fracos'/pouco exigentes [e quando a maria estiver no seu sims3..] dá para ter o crossfire desligado e apenas a vapor-x nos 900/1050 calma e silenciosamente a bombar, quando for jogos pesados a sério, meto o cross a bombar com a vapor-x nos 930/1080 e PCS+ a 1000 Mhz/1100 Mhz..

13. Polarity

Polarity I folded Myself

A minha HD4890 Vapor-X que tenho no PC que dei ao meu irmao, da 975/1195, com temps de 71C em Load e 40C em idle.

14. [CyGnus]

[CyGnus] Suspenso

Depende da VGA mas a 4890 tem as mems underclocked elas são 1000MHz mas estão a 975MHz o core já é outra história eu tenho a versão normal de 850MHz core faz os 950MHz sem problema nenhum isto pelo CCC Auto Tune vou ver se conssigo por aqui um result de 3Dmark 2K6/2K3 a 1GHz/1060MHz para tirar as teimas. Mas tu tens 2 e diferentes uma PCS+ e uma Vapor X o problema está mm ai não são iguais, logo uma está a limitar a outra. vou testar isto. Chers

PS: Reparei que tens clocks diferentes em cada VGA em crossfire, isso n devia ser igual?

Última edição: 10 de Agosto de 2009
  15. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Pois eu digo que a minha dá 930, mas até pode dar mais, só testei 930/1080 e 970/1120. Com mems nos 1080/1100, talvez dê para puxar um pouco mais pelo core...

Já as temps.. Isso é em que caixa..? HAF?

As minhas em idle, segundo o HW monitor em idle estavam a uns 60º.. :(.. Os discos tapam o airflow das ventoinhas da frente da caixa na direcção das gráficas..

Tenho que meter uma ventoinha na lateral da caixa a soprar directamente nas gráficas..

Eu não tenho problemas com as gráficas, com a excepção de achar as temps em idle altas.. Quem tem problemas na pontuação dos mark's é quem criou o tópico...;)

Acho que as gráficas não se limitam se ambas estiverem aos mesmos clock's [aos mesmos clock's, são gráficas que apenas diferem..nos coolers] com a excepção que com duas PCS+ ambas iam garantidamente ao 1 Ghz... Mas assim perdia muito conforto ao nível dos ouvidos... ;) 2 PCS+ a bombar já deve fazer valente zumbido..
    Eu por enquanto apenas testei ambas com clock's iguais, foi tipo apenas curiosidade e nada de testes 'a sério', mas penso que dê para ter clocks diferentes, no CCC quando marco o OC numa, ele não assume os mesmos valores automaticamente para a outra, dá para ter valores diferentes pelo menos no CCC, logo testo ingame o resultado de ter diferentes valores ingame..

Última edição: 10 de Agosto de 2009
  16. Polarity

Polarity I folded Myself

Nop a caixa e a TA-M1 da Asus. Mas fiz-lhe mod para lhe meter mais 2 ventoinhas :)

17. Mk Pt

Mk Pt Power Member

e pelo menos uma delas sobre a gráfica.. não?

18. Polarity

Polarity I folded Myself

Exacto, so para ela, de maneira a que fique com menor temperatura possivel, ja tu tens duas que estao muito proximas logo o calor e bastante mais, devias mesmo por uma ou duas fans la.

19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Vou ver se arranjo isso, meter duas ventoinhas 12/14 cm na direcção das gráficas.. A board ainda tem dois controladores de ventoinhas de 3 pinos disponiveis, é à medida.. :D

Partilhar esta Página