OVERCLOCK Powercolor HD 4890

Aqui tenho uma Antec Tree Hundred, curiosamente isto da-me um erro de direct x no teste 4 lol, vou baixar o core a ver se é daí, lá se vai a minha teoria do Core parece ke os 980 não quer.
Entretanto reformulei outra teoria se as 4890 normais derem o mesmo que as pcs+ para que 2 versões? Resumindo as PCs+ devem ter melhores cores que as normais.
 
[CyGnus];5100120 disse:
Aqui tenho uma Antec Tree Hundred, curiosamente isto da-me um erro de direct x no teste 4 lol, vou baixar o core a ver se é daí, lá se vai a minha teoria do Core parece ke os 980 não quer.
Entretanto reformulei outra teoria se as 4890 normais derem o mesmo que as pcs+ para que 2 versões? Resumindo as PCs+ devem ter melhores cores que as normais.

Os cores no fundo são precisamente os mesmos..;)
O que pode diferir é a voltagem que podem receber [e isto faz diferença quando se puxa muitos Mhz do core], componentes de alimentação diferentes para receber mais energia e ser mais estável com voltagem mais alta... Ou seja, os cores são os mesmos, os componentes à volta ou alguns settings [clock's, voltagens, etc] é que podem ser diferentes..
Resumindo com mesmos clocks = igual à mesma perfomance..


E um cooler diferente é sempre melhor, o da PCS+ não faz extracção para fora da caixa mas arrefece melhor que o cooler da 4890 standart... E o da Vapor-x, além de ser mais eficiente [a arrefecer] também faz extracção do ar da caixa e é bem silencioso..

E voltage tweaks tambem..
Tanto a PCS+ como a Toxic [ambas nos 950/960 de core] devem ter mais voltagem que as 4890 'normais', a XXX então garantidamente que tem mais voltagem... Só que a XXX=+clock's, mais voltagem, cooler standart= obrigação de jogar com fones para não ouvir barulho..
 
Última edição:
Aqui fica umj result da 4890 em 2K6, os drivers são os 9.8beta dai ter dado uns probs a validar. 970/1135 o Core não quer mesmo mais a 980 dá-me erro agora as mems não sei se estarão no limite seja como for muito boa grafica, para o dia a dia não uso OC nela





valerá apena a remoçao do cooler para mudar a pasta tipo para artic silver 5? Ou é apenas estar a inventar?
 
Última edição pelo moderador:
Bem o que posso dizer é que tive oportunidade de trocar a minha 4870PCs+ 512Mb pela 4890 1GB dando a diferença claro, optei por faze-lo e não me arrependo nada vale bem os 50e a mais melhor em tudo a nivel de barulho ficando a 30% é a mesma coisa que o cooler da PCS e ainda por estranho que pareça tenho menos 3graus idle nesta que na 4870. Boa Gráfica sem duvida.
 
Bem quanto ao jogar em crossfire com as gráficas com diferentes clock's parece que não é bem possivel, colocando a diferentes clocks não chega a entrar no jogo jogado, quando começa a receber info's do server empanca...


Com clock's iguais entra no jogo e corre tudo bem.. a 960/1090.. Vamos ver se a vapor-x ainda dá mais um pouco.. :D


Isto testado apenas com TF2..
 
Pondo OC nas palcas ganhas o que? 2 3 fps? Não vale o stress que elas levam apra correrem em OC, digo eu tens aí muito bom sistema quando faz isso em 2006? 24k/25k? A quanto tens o i7?
 
[CyGnus];5101029 disse:
Pondo OC nas palcas ganhas o que? 2 3 fps? Não vale o stress que elas levam apra correrem em OC, digo eu tens aí muito bom sistema quando faz isso em 2006? 24k/25k? A quanto tens o i7?


Ainda não testei o 3d mark 2006... Mas gráficas não se vêm pelos marks mas sim pelos fps nos jogos pesados... ;)
Mas sim, não é necessário forçar os clocks todos que conseguir.. Na verdade acho que em muitos jogos é necessário ligar v-sync para não haver fps a mais..
E reduzindo os clocks sempre as gráficas trabalham mais frescas..

O i7 dele e c0 :S

:'(... Nem me digas nada...

Mas por ser um c0.. não é um inválido... Deve dar para pelo menos 3.4/3.6 Ghz....
Mas ando a testar e com 3.1 Ghz ele precisa de 1.20vcore e eu devo ter colocado mal a pasta térmica, em stress no prime e no modo mais stressante do IBT chega aos 80º, o que não é normal mesmo sendo c0... Amanha ou no dia a seguir vou mudar a pasta térmica a ver se resolve..

Ainda assim a 3 Ghz o i7 é 30% mais rápido que o q6600 também a 3 Ghz a correr superpi e a fazer 5 loops no IBT... ;)
 
ver se testas isso apra comparar com o E8400, ver se vale a pena o upgrade e ter uma ideia de quantos MHz de i7 serão precisos para igualar o meu a 4600MHz julgo que talvez 3.4 seja ela por ela super pi fasso 10s
 
Última edição:
[CyGnus];5102373 disse:
ver se testas isso apra comparar com o E8400, ver se vale a pena o upgrade e ter uma ideia de quantos MHz de i7 serão precisos para igualar o meu a 4500MHz julgo que talvez 3.4 seja ela por ela super pi fasso 10s

Para ver o verdadeiro potencial do cpu no superpi, e tratando-se do i7, só com a versão que puxa por todos os cores..
Eu só experimentei a versão mais simples [que puxa apenas por um dos cores] e no superpi 2M fez 30 segundos a 3 Ghz..

[quanto fazes a 4.5 Ghz e a 3 Ghz?]


O i7 é nova arquitectura, em certas tarefas o 920 stock [2.66 Ghz] papa bem o QX9775 [3.2 Ghz]. Nestas mesmas tarefas qualquer i7 nos 3.2 Ghz é simplesmente o cpu mais rápido que há no mercado, independentemente se é comparado com QX9775 stock ou com o oc todo que que ele tiver para dar..
Mas atenção, nos jogos [em grande parte deles] a evolução que a nova arquitectura permite não é tão grande...


O que quero dizer com isto é que tu com o E8400 com belo OC e uma 4890...:
- Se apenas jogas [e não usas programas pesados] não há necessidade de evoluires já para esta plataforma i, nem para os actuais i7 nem para os futuros i5/i7 que estão para vir num futuro próximo..
Aguarda praí 1 ano/ ano e meio, se for apenas para jogar, parece-me muito melhor opção.. Até lá o teu sistema corre com facilidade qualquer jogo.. E depois compras i7 ou i9 a bom preço e com melhor perfomance que os actuais..

- Se jogas, mas também fazes renderizações e/ou enconding de video ou outros programas pesados multi-core.. Acho que basta umas pesquisas pela net para perceberes que compensa e muito mudares para i7.....



Eu mudei de plataforma porque de vez quando faço renderizações [vray@sketchup] e cad, poupo um belo tempo da minha vida, e também porque... A minha board ficou 'queimada', achei que não valia apena investir em board 775 para o q6600 [que ainda por cima era o B3] nesta altura... Caso a board não tivesse ficado lixada, ainda me tinha aguentado mais um ano a ver se havia i9 [6 cores->12 threads] a preços decentes....
 
Última edição:
Scythe Ninja 2, sem problema a 4600MHz Full load está nos 69/70º e so vejo para testes dia a dia uso a 4300MHz DDR a 1150MHz baixa logo para 54º full
 
Bem eu testes às gráficas só quando estabilizar o cpu com algum oc a temps aceitáveis..



E as 4890 em idle fora da caixa o hw monitor indica 60/61º graus à mesma... :wow: .. Mas indo ao CCC indica 60º na gráfica principal [vapor-x] e 40º na segunda [PCS+] ... Acho que o hwmonitor anda a dar temps estranhas, até porque ao nível do cpu também marca sempre mais 2º/3º em cada core do que o coretemp...



ps: e i7 @ 3.3 Ghz: superpi 1 M ->12 seg; superpi 2M -> 28 seg
 
Ok fico aguardar isso entao se puderes faz só com uma 4890 pa ter uma ideia do poder do I7 thanks.
Em relação as temperaturas, isso está muito esquesito a minha com o stock cooler ventoinha a 36% ( não chateia o barulho) está idle 37º
 
Última edição:
A PCS+ mais fresca que a Vapor-X? O.o

Mais fresca provavelmente porque é a 'segunda' gráfica do sistema e provavelmente em idle [que foi como verifiquei as temps] a PCS+ deve estar mesmo parada e quem faz o 2d é vapor-x...
Isto digo eu...


E a PCS+ tem um cooler muito bom, não é tão silencioso como o da vapor-x [mas penso que é mais silencioso que o da 4890 standart], mas a nível de eficiência a arrefecer também é excelente..
;)

edit:

Ontem instalei o 3d mark 2003 e o 2006...
Fiz um primeiro teste no 3d mark 2003 em crossfx [com as gráficas a 900 core/1000mems] com o i7 a 3.5 Ghz, rams a 1550 Mhz CL7 e... 88700 pontos, mais coisa menos coisa...
Hoje não sei se terei tempo para fazer testes, mas amanha à noite ou sabado de manha já testo a fundo as potencialidades da(s) gráfica(s)
 
Última edição:
Back
Topo